Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre João José de Amorim: Era viúvo quando se casou com Maria Júlia. Era padrinho de Joaninha e de quem Francisco de Souza Loura fora vaqueiro.
Notas sobre Bernardino Crispiniano Coelho Brandão: Major do Comando Superior da Guarda Nacional, no município de Petrolina, de acordo com o Decreto Presidencial, de 26 Nov 1897.
Notas sobre Maria Coelho de Amorim: Faleceu solteira.
Notas sobre Júlia de Amorim Coelho Brandão: Era sobrinha de Maria Geraldina - Iaiá, esposa de Colimério.
Notas sobre Geraldina Maria de Amorim: Veja família de B.1.2.2
Notas sobre Antônio Rodrigues Coelho: De Formosa, Cristália, Petrolina - PE.
Notas sobre Joaquim de Amorim Coelho: De Porteiras, Cristália, Petrolina - PE.
Notas sobre Guiomar de Amorim Coelho: De Porteiras, Cristália, Petrolina - PE.
Notas sobre José Crispiniano Coelho: Foi eleito vereador em Petrolina-PE por cinco mandatos consecutivos, entre 1992 a 2012.
Notas sobre Maria Anália de Macedo Coelho: Tauá, Dormentes - PE.
Notas sobre Valdeí de Amorim Coelho Júnior: Divorciado de Carolina.
Notas sobre Valderico de Amorim Coelho: Ouricuri - PE.
Notas sobre Geraldina Maria de Amorim: Moravam na Fazenda Primazia, Petrolina-PE, mas na década de 190 foram morar em Minas Gerais, próximo a Almenara.
Notas sobre Ana Geraldina Amorim: Sofria desde cedo das faculdades mentais. Alguns diziam que era porque um dia uma cobra preta caiu em sua cama, a assustando profundamente e como
consequência, afetando as suas faculdades mentais; outros atestavam que foi porque ela ficou muito desgostosa por ter se apaixonado por um homem negro e a família não permitiu o namoro. A verdade é que a sua doença foi agravada após as mortes do seu pai Colimério e a do seu irmão João Neto. Ela vivia sempre enclausurada num quarto na casa do Miradouro. Viveu assim, por mais de 80 anos, sendo cuidada pela sua irmã Anísia.
Notas sobre Anísia Geraldina Amorim: Com a morte do seu irmão João Neto, assumiu o comando de tudo o que dizia respeito à Fazenda Miradouro; a princípio dividiu essa responsabilidade com a sua mãe Dona Iaiá, mas com o passar do tempo, e com o envelhecimento e morte da mãe e o casamento e consequente saída dos irmãos mais novos, toda a responsabilidade recaiu sobre os seus ombros, inclusive a de cuidar da sua irmã Doninha, até à morte. O que impressionava a todos era a coragem e determinação de Anísia, que foram as suas marcas; não se deixou se abalar com as mortes prematuras do Pai e do irmão, nem pela doença crônica da irmã, tomou conta de tudo e até os 90 anos, ainda andava a cavalo.
Notas sobre Colimério Ferreira de Amorim Filho: Sempre se destacou nos estudos, e o pai e os professores percebendo logo essa vocação do menino, o estimulava a estudar cada vez mais, pois sonhavam em fazê-lo doutor médico. Quando chegou a idade de adolescente, foi encaminhado para estudar em Salvador-BA. Com a morte prematura do pai, pensou em desistir dos estudos, mas graças aos estímulos da mãe Iaiá e o apoio do irmão João Neto, não desistiu do seu projeto de ser doutor médico, sonho antigo dos pais e dos irmãos. A trágica morte do irmão João Neto fez com que pensasse novamente em desistir de tudo e voltar para a Fazenda; ideia mais uma vez demolida pela sua Mãe Iaiá, a sua irmã Anísia e os outros dois irmãos e alguns familiares. Continuou os estudos com muita dificuldade, pois o que recebia da família era insuficiente para custear as suas despesas ordinárias e com a faculdade e livros. Então foi obrigado a trabalhar e conciliar as suas obrigações profissionais com os estudos. Venceu todas essas dificuldades e conseguiu se formar em meados da década de 1930.
Casou-se em Salvador, Bahia, Brasil com Maria de Lourdes Cerqueira Lima e foram morar em Minas Gerais, indo trabalhar inicialmente nas cidades de Santo Antônio de Jacinto e Santa Maria do Salto - MG, sendo o primeiro médico dessas cidades, onde permaneceu por cerca de 10 anos e posteriormente se transferiu para Almenara (onde trabalhou até se aposentar, com idade já avançada). Algumas fazendas foram adquiridas nesses municípios e levou inicialmente o seu cunhado José de Amorim Coelho (Cazuzinha) e a irmã Seanem e posteriormente o seu irmão Benjamim Ferreira de Amorim, para administrar as suas propriedades.
O casal adotou como filho Jáder Antunes Bahia.
Notas sobre Colimério de Souza Amorim: Solteiro. Não deixou descendentes.
Notas sobre Antonio Ferreira de Amorim Filho: Faleceu na década de oitenta na Baixa Funda. Não teve filhos.
Notas sobre Zuldina de Souza Amorim: Não teve filhos.
Notas sobre Joaquim de Souza Amorim: Faleceu na década de 80 do século passado. Não teve filhos.
Notas sobre Floriana Loura de Amorim: Casou-se no religioso no dia 02-09-1941 com Benjamin Ferreira de Amorim na região de Petrolina, próximo a Casa Nova.
Notas sobre Alair Amorim: Não tem filhos.
Notas sobre João Amorim: Registrado em Casa Nova dia 28/10/1943. Residentes em Almenara, MG.
Notas sobre João Amorim Filho: Reside em Livramente de Nossa Senhora, BA.
Notas sobre Felipe Teixeira Amorim: Reside em Belo Horizonte, MG.
Notas sobre Gabriel Teixeira Amorim: Reside temporariamente em Londres, Reino Unido.
Notas sobre Geraldina Amorim: Mora em Almenara.
Notas sobre Vicente Amorim: Morava em Montes Claro - MG.
Notas sobre Alfredo Viana de Amorim: Viveram no Paraná.
Notas sobre Luiza: Gêmea com Luiz.
Notas sobre João José de Amorim: Com o falecimento da esposa Ana, casou-se com a cunhada Beliza.
Notas sobre Beliza Alves de Amorim: Ficando viúva, Beliza casou-se a 2a vez com Domingo Alves dos Santos.
Notas sobre João Rabello de Amorim: Foi Delegado em Casa Nova-BA.
Notas sobre Augusto de Souza Coelho: Formou-se em Medicina pela FMURECIFE (Faculdade de Medicina da Universidade do Recife).
Eleito vereador de Petrolina em 1973/1977.
Notas sobre Rafael Araújo de Souza Coelho: Nasceu em Salvador (BA), mas foi criado em Petrolina, onde iniciou seus estudos no Colégio Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora. Aos 14 anos mudou-se para São Paulo para dar continuidade a seus estudos do ensino médio. Em 1989 formou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Em 1990 retornou para Petrolina e em 1991 começou a trabalhar no Curtume Moderno como Diretor Superintendente, cargo que ocupava até o falecimento.
1º vice-presidente na FIEPE – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco período 2020-2024. Antes, foi diretor superintendente do Curtume Moderno, em Petrolina e atuou como conselheiro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).
Dentre os reconhecimentos que recebeu ao longo da vida, Rafael Coelho foi, em junho de 2022, agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial. A homenagem é a mais alta comenda da indústria brasileira, concedida pela Confederação Nacional da Indústria a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira e do país.
Notas sobre Manuel Francisco Coelho: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Ana Carolina de Amorim: De Tanque Novo, Casa Nova - BA.
Notas sobre João de Amorim Coelho: De Tanque Novo, Casa Nova - BA.
Notas sobre Maria Rabelo de Amorim: De Tigre, Pau Ferro, Petrolina - PE.
Notas sobre Manoel Alfredo de Amorim: De Tigre, Pau Ferro, Petrolina - PE.
Notas sobre Ermelinda de Amorim Martins: Ficando viúva, casou-se com Deocleciano.
Notas sobre Paulo Castriciano Coelho: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Edilson: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Eliana Coelho: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Joventina Jovem de Amorim: De Manteiga, Rajada.
Notas sobre Antonio Cícero de Amorim: De Xique-xique, Rajada.
Notas sobre Geraldo Antonio de Amorim: De Xique-xique, Rajada.
Notas sobre Geralda Maria de Amorim: De Rajada - PE.
Notas sobre Gercino Rodrigues Amorim: Veja família de T.3.4.5.1
Notas sobre Paulo Robério Rafael Marques: Pesquisador e autor do Cordel "Valério Coelho Rodrigues Patriarca do Sertão", editado em 2013, por ocasião da festa do tricentenário.
Notas sobre Plínio José de Amorim: O Senhor Plínio José de Amorim Nasceu em Rajada, ainda quando fazenda de propriedade de seus pais. Durante a sua vida economicamente ativa, eram muitas as limitações que cerceavam o desenvolvimento de todas as pessoas do interior de Petrolina.
Ele também padecia das mesmas dificuldades da época. O que mais o diferenciava dos seus conterrâneos interioranos era a coragem de enfrentar situações novas, o espírito de solidariedade humana, sua capacidade de reivindicar ações governamentais para sua comunidade, sua capacidade de semear a harmonia entre as pessoas, sua sensibilidade de justiça, sua vontade de servir em qualquer dificuldade.
Buscava com criatividade solução para qualquer tipo de problema, desde os mais simples até os mais complexos que lhe fossem colocados. Por estas características foi inevitável sua transformação em um líder comunitário, sentindo-se obrigado a atender com seus préstimos pessoais em todas as aflições que abatia toda aquela gente.
Esta necessidade o levou a se desdobrar cada vez mais para atender a todos. Ele sentia a sensação de que, abaixo de DEUS, somente nele era que as pessoas depositavam suas esperanças para terem resolvidas suas dificuldades. Ninguém mais na região de Rajada se apresentava com tamanho desprendimento e boa vontade em ajudar.
Em 1930, quando foi nomeado prefeito de Petrolina, Dr. Pacífico da Luz (médico) identificou nele como um grande agente de saúde, por tudo que ele já fizera, até então. O primeiro pacto entre os dois: nenhuma mulher morreria mais, de parto, naquele interior. Lamentavelmente, a grande maioria das mulheres não tinha como chegar a tempo, por conta do difícil acesso e da distância até a cidade.
O Senhor Plínio Amorim sempre batalhou pela transferência destas mulheres para a cidade, tão logo se aproximasse o dia do parto. A ideia se tornava mais difícil porque também havia a resistência das próprias parturientes em se afastarem de suas residências nas fazendas.
Somente com a criação do chamado Posto de Puericultura de Rajada foi possível a ideia de se ter as Parturientes, egressas das fazendas, alojadas próximo ao serviço mais técnico de maternidade.
De qualquer sorte o Senhor Plínio Amorim juntamente com sua esposa, D. Lili Amorim, passou a fazer um verdadeiro cadastro e acompanhamento das mulheres grávidas para assistirem a elas em qualquer complicação, da gestação ao parto.
Neste campo das tantas situações a ele recorrido, destaca-se um caso de prolápso uterino que deixou a parteira desorientada e sem ação. Não restava outra saída que não recorrer à capacidade criativa do Senhor Plínio Amorim, ele foi solicitado a resolver o caso e resolveu.
Não precisou mais do que seis horas de muita paciência e jeito para se ter a criança salva e a parturiente com o útero retornado ao seu ventre, mantendo-se numa vida normal por mais 40 anos, e que teve depois outra gestação com parto normal e sem maiores complicações.
Foram centenas de casos mais simples em que, não se tinha outro a quem recorrer. Por esta razão, como dizia ele, pelas suas mãos Deus operou verdadeiros milagres. Perna, braços, fraturas expostas, cabeça quebradas, doenças outras e até epidemias tiveram que recuar diante do entrincheiramento estabelecido através do Senhor Plínio Amorim.
Na mesma era de trinta, o Senhor Plínio Amorim e sua esposa por um período de 60 dias viajaram a cavalo, administrando remédio recomendado pelo Dr. Adolpho Viana de Juazeiro e financiado pelo o Cel. Quelê, no combate ao chamado impaludismo que atingiu grande parte da população do interior de Petrolina.
Dona Lili Amorim atendeu nas fazendas mais próximas de Rajada, a cavalo, e o Senhor Plínio Amorim também a cavalo, visitou as Fazendas mais distantes e alcançou até a região de Lagoas e Cristália.
Em 1946 veio a primeira eleição para prefeito e vereadores. O Senhor Plínio não teve como fugir da candidatura, tornando-se vereador de Petrolina. Com sucessivas renovações de mandatos durante 26 anos, seguido do seu Filho mais velho, Joaquim durante quatro anos, até aí no ano de 1972 não havia remuneração para vereadores, só a partir de 1976 é que passaram a receber. Em seguida, seu filho Juarez Amorim por 16 anos foi vereador. Depois o seu sobrinho Odacy, por forte incentivo dele ainda de menor idade, foi lançado para ser o presidente da associação comunitária de Rajada, e depois com apenas 20 anos foi eleito vereador, onde ficou por 12 anos.
Ele era apaixonado por política, fazia por amor, por isso era considerado o maior líder político do interior do município de Petrolina, respeitado por todos políticos.
Sempre acompanhou o grupo dos Coelhos, desde seu Quelê até Fernando Bezerra Coelho. Durante os últimos cinco anos de sua vida, mesmo postado sobre uma cama, pediu e foi levado para exercer o seu direito de voto.
Não há a menor dúvida de que o Senhor Plínio Amorim com sua modestíssima escolaridade de apenas seis meses, ministrada por professor leigo, estava à frente do seu tempo.
Ele realizou, incansavelmente, tudo o que era possível, e em todas as áreas de ação, em prol de vida mais digna para seus contemporâneos.
E para que se perenize tão grande exemplo de luta e de desprendimento pela saúde pública, nada mais justo e inspirador às gerações futuras do que se avivar a memória deste grande homem, numa justa homenagem foi dado o seu nome a AME de Rajada
A outra homenagem que foi feita, para que essa nova geração de políticos tenha conhecimento, que em Petrolina já teve um vereador que por 26 anos trabalhou muito ajudando o seu povo, especialmente a população do interior, sem ganhar nenhum centavo.
Eu tenho 23 anos que trabalho na câmara de vereadores, e todos os dias quando eu vou trabalhar que chego em frente ao prédio da câmara municipal, e olho para o busto do senhor Plínio Amorim, eu sinto orgulho , porque o nome que foi dado ao prédio, o seu nome foi a maior homenagem que se poderia conceder a uma pessoa, que FOI VEREADOR POR AMOR PARA AJUDAR O PRÓXIMO, SEM ESPERAR NADA EM TROCA.
Fonte: https://araripina.com.br
Notas sobre Maria Coelho de Amorim: De Rajada.
Notas sobre Maria Moreira Coelho de Andrade: Não deixou descendentes do segundo casamento.
Notas sobre Joaquim Coelho de Amorim: Ex-vereador de Petrolina, assim como o pai, Plínio Amorim e o irmão, também ex-vereador, Juarez Amorim.
Notas sobre Rosa Bezerra de Amorim: De Petrolina - PE.
Notas sobre Isabel Coelho de Amorim: Rajada.
Notas sobre Valdeci: Foi batizado pelo Padre Osmar de Novanlim, e foram seus padrinhos: Antônio Cícero de Amorim e Bernardina Coelho de Amorim.
Notas sobre Sebastião Bento de Amorim: Foi batizado pelo Padre Sizenando de Sá Barreto, e foram seus padrinhos: Joaquim Nunes Coelho e Joventina Josefa de Amorim.
Notas sobre Joaquim Bento de Amorim: Foi batizado pelo Padre José de Castro, e foram seus padrinhos: Valério Rodrigues Coelho e Maria Joventina de Amorim.
Notas sobre Benedita Rodrigues de Amorim: De Rajada - PE.
Notas sobre Alberto Bento de Amorim: Foi batizado pelo Padre Sizenando de Sá Barreto, e foram seus padrinhos: Narcizo José de Amorim e Helena Coelho de Amorim.
Notas sobre Isabel Amorim Gomes: De Campo Limpo, Rajada - PE.
Notas sobre Rufino José Gomes: De Campo Limpo, Rajada - PE.
Notas sobre Raimundo Gomes de Amorim: De Rajada - PE.
Notas sobre Lina Maria de Souza: De Rajada - PE.
Notas sobre Marcos Maciel de Amorim: Em 2020 foi eleito vereador por Petrolina-PE. Em 2024 foi reeleito.
Notas sobre Odacy Amorim de Souza: Residiu por muitos anos no distrito de Rajada, em Petrolina, onde, ainda muito jovem, começou a defender os interesses do seu povo na presidência da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Rajada. Pela sua desenvoltura no cargo que lhe foi confiado promoveu melhorias na qualidade de vida da sua comunidade. Por isso, foi convocado por amigos e correligionários a disputar uma vaga no poder legislativo municipal, sendo eleito pelo PSB no pleito de 1992, fato que mereceu destaque por ter sido o mais jovem vereador da história daquele município.
Reelegeu-se nos dois pleitos seguintes 1996 e 2000. Em meados desse último mandato assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura na gestão do então prefeito Fernando Bezerra Coelho. Foi também presidente da Comissão de Defesa Civil do município de Petrolina, onde teve destacada atuação durante as cheias de 2004.
Nesse mesmo ano foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada por Fernando Bezerra Coelho. Em 29/12/2006 assumiu o comando da Prefeitura Municipal, em virtude da renúncia de FBC que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco. Teve um mandato curto, apenas 2 anos, mas conseguiu dar continuidade às ações implantadas e viabilizar a implementação de outras, a exemplo de pavimentação asfáltica, construção de moradias populares, construção, ampliação e reforma de escolas, implantação da primeira escola de ensino integral do interior do Estado, saneamento básico, instalação do sistema de vigilância eletrônica, locação de viaturas novas (carros e motos) para a Polícia Militar, contratação de presidiários em regime semiaberto para cuidar da limpeza da cidade, inauguração do Hospital de Urgências e Traumas - HUT, remodelação da administração do Hospital Dom Malan (HDM) através do IMIP, entre tantas outras ações relevantes para a comunidade petrolinense.
Pela sua atuação à frente da Prefeitura Municipal de Petrolina, recebeu condecorações e prêmios relevantes para a sua biografia política, a exemplo do "Prefeito de Expressão 2008" concedido pela Amupe e o Diário de Pernambuco; "Inovação em Gestão Educacional" do Ministério da Educação, pelo desenvolvimento de experiências inovadoras na área educacional; "Diploma de Destaque Nacional em Saneamento Ambiental", concedido pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental e pelo Instituto Biosfera, pelas obras executadas com vistas a zerar a poluição do município no rio São Francisco.
Após o mandato de prefeito, encerrado em 31/12/2008, Odacy Amorim foi nomeado assessor especial do governador Eduardo Campos, incumbido de cuidar das obras da Transposição do rio São Francisco e da Transnordestina.
Em março de 2010 deixou o cargo no governo estadual para se candidatar a uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sendo eleito com 43.104 votos, dos quais, 29.533 foram obtidos em Petrolina, fato que o fez majoritário no município e o único candidato eleito de Petrolina nesse pleito.
Reeleito para seu segundo mandato consecutivo, em 2014, com 61.772 votos. Em 2018, candidatou-se ao cargo de Deputado Federal, obtendo 40.050 votos, totalizando assim, 0.92% dos votos válidos, ficando com 1º suplente.
Em 2019, é nomeado presidente do IPA (Instituto Agrônomo de Pernambuco), pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara e em junho de 2020 se desligou do cargo para concorrer como candidato à prefeitura de Petrolina.
Notas sobre Maria Dulcicleide Macedo Coelho Amorim: Foi eleita Deputada Estadual por Pernambuco com mandato para o período 2019-2022.
Notas sobre Joaquina Bertolina de Amorim: De Angico, Rajada - PE.
Notas sobre José Rodrigues de Souza Filho: De Angico, Rajada - PE.
Notas sobre Sebastião Bento de Amorim: Veja família de T.3.1.5.3
Notas sobre Arlinda Joaquina de Amorim: De Boa Vista, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Antonio Eduardo de Amorim: Fazenda Tigre, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Miguel Antonio de Amorim: De Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Albérica Damascena de Amorim: De Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Esmelinda Joaquina de Amorim: De Engano, Rajada - PE.
Notas sobre José Rodrigues de Amorim: Veja família de B.3.4.2
Notas sobre Espedito José de Amorim: De Engano, Rajada - PE.
Notas sobre Iraci: De Engano, Rajada - PE.
Notas sobre Manoel José de Amorim: De Engano, Rajada - PE.
Notas sobre Engracia Coelho de Amorim: De Engano, Rajada - PE.
Notas sobre João Marques de Amorim: De Tabatinga, Rajada - PE.
Notas sobre Hermínia Jovem de Amorim: De Tabatinga, Rajada - PE.
Notas sobre Francisco Marques de Amorim: De Tabatinga, Rajada - PE.
Notas sobre Ana Deolina de Amorim: De Tabatinga, Rajada - PE.
Notas sobre Pedro Marques de Amorim: De Petrolina - PE.
Notas sobre Isabel Maria de Amorim: De Petrolina - PE.
Notas sobre José Rodrigues de Amorim: De Engano, Rajada - PE.
Notas sobre Esmelinda Joaquina de Amorim: Veja família de B.3.3.7
Notas sobre Antonio de Amorim Coelho: De Lagoa Grande, Boa Vista - PE.
Notas sobre Erme de Amorim Coelho: De Lagoa Grande, Boa Vista - PE.
Notas sobre Maria Jovem de Amorim: De Sítio do Meio, Rajada.
Notas sobre Odonel Pedro de Amorim: De Rajada.
Notas sobre João Rodrigues de Amorim: De Tabatinga, Rajada - PE.
Notas sobre Maria Adélia de Amorim: De Tabatinga, Rajada, Petrolina - PE.
Notas sobre Gercino Rodrigues Amorim: De Rajada - PE.
Notas sobre Geralda Maria de Amorim: Veja família de Tn.3.1.1.4.2
Notas sobre José Cypriano de Amorim: Santa Maria da Boa Vista - PE.
Notas sobre Raimunda Freire de Sá Amorim: Residente em Petrolina, Pernambuco.
Notas sobre Theresinha de Amorim Cavalcanti: De Petrolina - PE.
Notas sobre Raimundo Cavalcante: De Petrolina - PE.
Notas sobre Francisco Cypriano Rodrigues Coelho: (Segundo).
Notas sobre Jonas Coelho Amorim Brandão: Curaçá - BA.
Notas sobre Noé Gomes de Barros: Foi eleito prefeito de Santa Maria da Boa Vista-PE por dois mandatos (1977-1982 e 1989-1992).
Notas sobre Maria: Foram seus padrinhos: José Thomaz Rodrigues e Romanolina Maria do Espírito Santo.
Notas sobre Joaquim Coelho Amorim Brandão: Foi vereador em Petrolina – PE, representando o distrito de Rajada.
Notas sobre Juarez Coelho Amorim Brandão: Foi vereador em Petrolina – PE, representando o distrito de Rajada.
Notas sobre Joaquim Ramos Coelho: Foi eleito vereador por Lagoa Grande-PE em 2008 e 2012.
Notas sobre Iara Evangelista Coelho: Foi eleita vereadora por Lagoa Grande-PE em 2016.
Notas sobre Maria Raimunda Coelho de Amorim: Faleceu solteira.
Notas sobre Eva Maria Coelho de Amorim Leal: Foi por muitos anos professora em Petrolina-PE. Foi também Secretária de Cultura de Petrolina na gestão de Fernando Bezerra Coelho.
Notas sobre Maria Coelho de Aquino: Após 1 ano e 15 dias de casada, faleceu em consequência de parto.
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 4 | 5 | 0 |
Netos | 18 | 18 | 1 |
Bisnetos | 85 | 67 | 7 |
Trinetos | 206 | 110 | 6 |
Tetranetos | 253 | 87 | 2 |
Pentanetos | 112 | - | - |
Totais | 678 | 287 | 16 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...