Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre Vitória Coelho: De Paulista.
Notas sobre Clara Maria de Jesus: Registro de batismo: “Aos três dias do mês de Setembro de mil oito centos e hum anos na Fazenda das Carnaíbas termo desta Freguezia de Nossa Senhora da Victória da Cidade de Oeiras do Piauhy Bispado de S. Luis do Maranhão em Desobriga fiz as preces da Igreja e pus os Santos Oleos a parvola Clara filha legítima de Joze Rodrigues Coelho e D. Christina Maria de Jezus, nascida a onze de fevereiro do mesmo anno moradores nesta Freguezia batizada em perigo de vida por Manoel Rodrigues Coelho homem instruído, do q para constar mandei fazer este assento que assigno. Mathias Pereira da Costa – Coadjutor”.
Registro de óbito: “Aos vinte e um dias do mês de novembro de mil oitocentos e sessenta e cinco, faleceu da vida presente Clara Maria de Jesus, casada que foi com Francisco José Rodrigues. Foi sepultada na Capella do Paulista desta Freguesia, do que para constar mandei fazer este assento em que assigno. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Hermenegilda Maria da Conceição: Faleceu 12 horas depois do nascimento do terceiro filho.
Notas sobre Oretides da Conceição: Arapuá, Dormentes-PE.
Notas sobre Angelina Erotildes Maria da Conceição: Deixou 7 filhos.
Notas sobre Josefa Maria de Jesus: Testemunhas do casamento: Valério de Sousa Coelho e Raimundo Rodrigues do Nascimento.
Notas sobre Antônia Francisca Maria de Jesus: Testemunhas do casamento: Joaquim José Rodrigues e Cassimiro Rodrigues de Miranda.
Notas sobre Domiciana Maria da Conceição: Testemunhas do casamento: Cassimiro Rodrigues de Miranda e Joaquim José Rodrigues.
Notas sobre Clara Maria de Jesus: Foram testemunhas do casamento, ocorrido em desobriga na fazenda Bom Jardim: José Dias Gomes Ferreira e Cândido José da Silva.
Notas sobre Antônio Rodrigues da Costa: Quando casou com Cristina, era viúvo por falecimento de Ângela, irmã de seu primeiro esposo.
Notas sobre Joaquina Mendes de Sousa: Batizada em desobriga na fazenda Fortaleza.
Falecida conforme o seguinte registro:
“Aos vinte e três dias do mês de dezembro de mil oitocentos e sessenta e seis, faleceu da vida presente Joaquina filha legítima de Manuel Rodrigues Coelho, e Domiciana Mendes, foi sepultada na Capella do Paulista desta Freguesia, do que para constar mandei fazer este assento em que assigno. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Jesuína Mendes de Sousa: Batizada em desobriga na Fazenda Fortaleza, tendo como padrinhos Marcos Rodrigues de Sousa e Mariana Mendes de Sousa.
Notas sobre Bertolino Rodrigues Coelho: Foi batizado em desobriga na fazenda Fortaleza, sendo padrinhos, Marcos Rodrigues de Sousa e Mariana Mendes de Sousa.
Notas sobre Maria Carolina Rodrigues: (segunda).
Notas sobre Teresa Mendes Coelho: Não teve filhos.
Notas sobre Basília Teresa de Jesus: Roça de Baixo.
Notas sobre Maria Luíza de Jesus: Não deixou filhos.
Notas sobre Manoel Rodrigues de Sousa: Conforme o censo de 1920, era proprietário de terras no lugar Roça de Baixo, no então município de Paulista – PI.
Notas sobre Maria Luíza de Jesus: Veja família de Tn.3.1.3.1.4
Notas sobre Francisco: Faleceu com três meses de idade.
Notas sobre Júlio Raimundo Rodrigues: Residente no lugar Encruzilhada.
Notas sobre Francisca Maria de Jesus: Roça de Baixo, Fazenda Juazeiro. Paulistana – PI.
Notas sobre Maria de Jesus: O casamento foi realizado “em segredo de justiça”, por ainda serem menores.
Notas sobre Mário Coelho Sobrinho: Arroz - Queimada Nova, PI.
Notas sobre Jubelino Coelho Rodrigues: Batizado em desobriga na fazenda Fortaleza, sendo padrinhos, Manoel Mariano de Sousa e Ângela Maria da Conceição.
Notas sobre Maria Florinda de Sousa: Registro do assento de batismo: "Aos vinte e cinco de outubro de mil oitocentos eoitenta e dous, na Capella de Paulista desta freguesia, o Reverendo Antônio Thomaz D’Aquino, baptizou solenemente a Maria, nascida a oito de junho deste anno, filha legítima de Elias José Rodrigues e Henriqueta Mendes de Sousa; forão padrinhos, Manoel Tolentino Rodrigues e Maria Mendes de Sousa; e para constar mandei abrir esre assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Sousa".
Notas sobre Antônio Rodrigues Coelho: Nasceu em 1875 conforme o seguinte registro: “Aos vinte e seis de outubro de mil oitocentos e setenta e cinco, em desobriga na fazenda Fortaleza, desta freguesia de Jaicós, baptizei solenemente a Antônio, nascido a doze de março deste anno, filho legítimo de Manoel Rodrigues Coelho e Domiciana Mendes de Sousa; forão padrinhos, Raimundo Francisco Rodrigues e Domiciana Mendes de Jesus; e para constar mandei fazer este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Afonso Josino Rodrigues: Veja família de Tn.3.1.8.7.2
Notas sobre Raimundo Rodrigues de Macedo: De Recanto, Curral Novo, Paulistana - PI.
Notas sobre Narciso Rodrigues de Macedo: De Juazeiro - BA.
Notas sobre Maria Resende de Oliveira Macedo: De Juazeiro - BA.
Notas sobre Lucia Rodrigues de Macedo: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Pedro Rodrigues de Macedo: Acauã-PI.
Notas sobre Afonso Josino Rodrigues: Paulistana/PI.
Notas sobre Raimunda Elisa Coelho: Cipoal, São Francisco de Assis do Piauí – PI.
Notas sobre Venâncio Abel Tolentino: Roça Nova, São Francisco de AssiS - PI.
Notas sobre Manoel Rodrigues Coelho: Tanque, São Francisco de Assis, PI.
Notas sobre José Licino Coelho: Tanque, São Francisco de Assis, PI.
Notas sobre Artur Elias de Sousa: Suicidou-se por enforcamento.
Notas sobre Martinha Mendes de Sousa: Nasceu em 1883, conforme o seguinte assento de batismo:
“No primeiro de junho de mil oitocentos e oitenta e três, na Capella do Paulista desta freguesia, o Reverendo Antônio Thomaz D’Aquino baptizou solenemente a Martinha, nascida a dezesseis de janeiro deste anno, filha legítima de Manoel Rodrigues Coelho e Domiciana Mendes de Sousa; forão padrinhos, Bertolino Rodrigues Coelho e Martinha Mendes de Sousa; e para constar mandei abrir este assemto em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre José Geraldo de Souza: De Ilha da Pedra, Acauan, Paulistana - PI.
Notas sobre Brígida Maria do Espírito Santo: De Ilha da Pedra, Acauan, Paulistana - PI.
Notas sobre Francisco Geraldo de Souza: De Acauan, Paulistana - PI.
Notas sobre Perpétua Josefa de Souza: De Acauan, Paulistana - PI.
Notas sobre Cirilo Mariano de Souza: De Paulistana - PI.
Notas sobre Eva Maria de Souza: De Paulistana - PI.
Notas sobre Olavo José Rodrigues: Olavo e Sinobilina casaram-se no dia 16/08/1911 na Casa de Audiências do Distrito de São Gonçalo, (na época pertencia ao munícipio de Ouricuri-PE), na presença do Juiz Distrital Custódio de Andrade Arraes, do Escrivão de Registro Oficial Joaquim José Modesto e das testemunhas: Antônio José Coelho, Manoel Ferreira Sampaio, Francisco Correia Jaques Filho e José Pereira Lima.
Fonte: Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Araripina-PE, Livro de Matrimônios jul/1896_dez/1911, páginas 39 e 39-verso.
Notas sobre Matilde Laurinda de Souza: Veja família de Tn.3.2.2.1.1
Notas sobre José Rodrigues de Souza: Casou 3 vezes.
A primeira vez com Vitória Francisca de Souza, que faleceu.
A segunda vez com Teresinha Maria de Jesus, que faleceu.
A terceira vez com Antônia Tranquilino de Souza, e desta ele está divorciado.
Notas sobre Vitória Francisca de Sousa: Veja família de Tn.3.2.1.6.3
Notas sobre Teresinha Maria de Jesus: Teresinha e José Rodrigues se casaram no Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no dia 15/02/1980, na presença do Juiz Dr. Josias Horácio da Silva e das testemunhas Luiz Simão de Souza e Lisete Araújo.
Notas sobre Antônia Tranquilino de Souza: Antônia e José Rodrigues casaram no Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no dia 14/09/1987, na presença do Juiz Dr. Armando Tavares de Lira e das testemunhas Arilúcia de Souza Alencar e Maria Teodória Lopes Elói Oliveira.
Antônia e José Rodrigues divorciaram em 22/05/2003.
Notas sobre Boaventura Coelho Galvão: Foi registrada no Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no dia 30/04/1953. Esse registro foi feito com petição Judicial.
Notas sobre Jovilino Barros Galvão: Jovilino e Boaventura casaram no Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no dia 16/05/1953 na presença do Juiz Edson Pereira Lima e do Escrivão Oficial Décio Rodrigues da Silva.
Notas sobre Filomeno Rodrigues de Souza: Foi registrada no Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no dia 09/06/1964. Esse registro foi feito com petição Judicial.
Notas sobre Helena Francisca Coelho: Veja família de Tn.3.2.1.6.5
Notas sobre Manoel Aureliano Rodrigues: Manoel e Ana casaram no Cartório de Registro Civil de Paulistana-PI no dia 26/10/1923, na presença do Juiz Distrital Francisco Raimundo Rodrigues e do Tabelião Oficial Francisco de Carvalho.
Notas sobre Maria Francisca Jesus: O Casamento foi realizado na Sala de Audiências do Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, pelo Dr. Américo Gregório Torres - Juiz de Direito da Comarca, e na presença do Escrivão de Casamentos Décio Rodrigues da Silva, e das testemunhas: José Severo Coelho, Leônidas Belarmino de Carvalho, Sebastião Antônio Batista e Gilberto Lacerda Rodrigues.
Maria Francisca e Clarindo já eram casados religiosamente e moravam na Fazenda Jatobá, em Araripina-PE.
As informações encontra-se no Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, no Livro de Matrimônios set/1947-jul/1954 vol. 13, folhas 172-verso, 173 e 173-verso, sob o lançamento de n°. 400).
O seu falecimento foi informado Cartório de Registro Civil de Araripina-PE no dia 23/04/1955.
Notas sobre Clarindo Riolino Lima: Clarindo se casou com a cunhada Inêz, após o falecimento da primeira esposa.
Ele faleceu às 10:00 do dia 17/05/1997 na Clínica Farias e Batista Ltda. em Araripina-PE.
O seu falecimento foi informado em 20/05/1997 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos Set- 1996, Set-1998, volume 6, folha 31-verso, sob o lançamento de n° 3352.
Notas sobre Pedro José Rodrigues: Pedro Odilon e Maria Joaquina casaram-se na residência de Trajano Lacerda Paixão em Araripina-PE, às quatorze horas do dia 06/11/1941 na presença do Juiz de Direito da Comarca, Dr. Antonio Joaquim Pereira de Oliveira, e do Escrivão de Casamentos, Décio Rodrigues da Silva.
Foram testemunhas: Pedro Barreto de Alencar e Pedro Jacó de Souza.
Essa informação consta no Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais em Araripina-PE, no Livro de Matrimônios Vol. 11, (Jul-1938 a Mai-1942) nas páginas 87, 87-verso e 88, sob o lançamento nº 6.
Observação: Quando solteira, Maria Joaquina tinha o sobrenome da Silva.
Notas sobre Vitória Francisca de Sousa: Foi batizada pelo Padre Luiz Gonzaga em 06/02/1927. O Registro encontra-se no Livro de Batismo 04, 1926_1927 na página 85, sob o nº 66. Seus padrinhos foram Francisco Correia Jaques e Porfira Maria de Santana.
O seu falecimento foi informado em 20-09-1973 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos Jan-1970, Mai-1976, vol. 7, folha 252-verso, sob o lançamento de n°. 3123. Esse lançamento foi autorizado através de Petição Judicial.
O sepultamento foi no Cemitério do Sítio Tanque Novo, zona rural de Araripina-PE.
Notas sobre José Rodrigues de Souza: Veja família de Tn.3.2.1.4.2
Notas sobre Messias Aureliano Rodrigues: Foi batizado pelo Padre Luiz Gonzaga em 17/03/1931. O Registro encontra-se no Livro de Batismo 06, 1928-1931 na página 149, sob o nº 138. Seus padrinhos foram Bernardino Alves Coelho e Izabel Benicia Coelho.
Notas sobre Helena Francisca Coelho: Seus padrinhos foram Avelino Fernandes e Maria Jaques.
Notas sobre Maria Boaventura de Jesus: Foi batizado em Araripina-PE, pelo padre Luiz Gonzaga, no dia 18/01/1936. Foram padrinhos: João Severo Alves e Luisa Benicio Coelho.
Notas sobre Inêz Francisca de Jesus: Foi batizada pelo Padre Luiz Gonzaga, na Fazenda Mulungu, em 15/05/1937 e o Registro encontra-se no Livro de Batismo 08, 1935-1937 na página 182-verso, sob o nº 235. Seus padrinhos foram Geraldo Rodrigues Coelho e Isabel Rodrigues de Santana.
Notas sobre Clarindo Riolino Lima: Clarindo se casou com a cunhada Inêz, após o falecimento da primeira esposa.
Ele faleceu às 10:00 do dia 17/05/1997 na Clínica Farias e Batista Ltda. em Araripina-PE.
O seu falecimento foi informado em 20/05/1997 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos Set- 1996, Set-1998, volume 6, folha 31-verso, sob o lançamento de n° 3352.
Notas sobre Maria Socorro da Silva: Seus padrinhos foram Jose Rodrigues do Bonfim e Maria Boaventura da Conceição.
Notas sobre Geraldo Rodrigues Coelho: O seu falecimento foi informado em 18-11-1975 ao Cartório de Registro Civil de Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos Jan-1970, Mai-1976, vol. 7, folha 378, sob o lançamento de n° 3374.
Notas sobre Antonio Rodrigues Coelho: Foi batizado pelo Padre Luiz Gonzaga em 25/09/1927. O Registro encontra-se no Livro de Batismo 05, 1927-1928 na página 37, sob o nº 480. Seus padrinhos foram Minervino Rodrigues Coelho e Leopoldina Rodrigues de Santana.
Não deixou descendentes.
Notas sobre Maria de Jesus Rodrigues Coelho: Ela casou-se com Seninha em 06/01/1951 em Araripina-PE, e estava separada quando faleceu.
O seu falecimento foi informado em 31-05-2016 ao Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais em Araripina-PE, e consta no Livro Óbitos C-16, folha 185, sob o lançamento de n°. 8827.
O sepultamento foi no Cemitério do Sítio Tanque Novo em Araripina-PE.
Notas sobre Francisca de Assis Coelho: Foi batizada pelo Padre Luiz Gonzaga em 11/12/1932 e o Registro encontra-se no Livro de Batismo 07, 1931-1935 na página 64, sob o nº 608. Seus padrinhos foram Raimundo Rodrigues de Macedo e Carmozina Rodrigues Coelho.
Notas sobre Joventino da Silveira Machado: Jove e Francisca de Assis casaram-se em 24/08/1959 no Cartório de Registro Civil no Distrito de Nascente, Araripina-PE.
Notas sobre Ana Rodrigues Coelho: Foi batizada pelo Padre Luiz Gonzaga em 25/08/1935 e o Registro encontra-se no Livro de Batismo 08, 1935-1937 na página 34-verso, sob o nº 482. Seus padrinhos foram Ursulino Rodrigues de Macedo e Francina Rodrigues Coelho.
Notas sobre Maria de Jesus Coelho: Foi batizada pelo Padre Luiz Gonzaga em 02/03/1941. O Registro encontra-se no Livro de Batismo 10, 1939-1942 na página 106, sob o nº 170. Seus padrinhos foram Adonias Rodrigues Coelho e Amélia Maria Rodrigues.
Seu falecimento foi informado ao Cartório de Registro Civil do Distrito de Nascente, Araripina-PE em 09/05/1964. O sepultamento foi no Cemitério Público de Nascente, Araripina-PE.
Notas sobre Benjamim Silveira Machado: Foi o próprio Benjamim que compareceu ao Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no 26-05-1951 para fazer o seu registro de nascimento.
Notas sobre Matilde Laurinda de Souza: Matilde (que tinha o sobrenome Nascimento quando solteira) e João Berto casaram-se no Cartório de Araripina-PE no dia 21/06/1947. Foram testemunhas: José Rodrigues de Souza e Antônio Izac da Silva.
Notas sobre Conrado Rodrigues Coelho: O seu falecimento foi informado no dia 10/09/1949 ao Cartório de Registro Civil de Araripina.
Notas sobre Benvinda Maria da Conceição: Benvinda era tetraneta do Português Valério Coelho Rodrigues por parte do seus filhos Lourenço Coelho Rodrigues e José Rodrigues.
Ela e Conrado casaram-se em Vila Olho D’agua, Ouricuri-PE no dia 18/09/1937. As testemunhas foram Adonias Rodrigues Coelho, Manoel Gomes Ferreira, Targino Barros da Silva, Avelino Benício Coelho e Antonio Rodrigues Coelho.
Essa informação consta no Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais (3º Distrito-Nascente) em Araripina-PE, no Livro de Matrimônios Vol. 2, (Out-1936 a Dez-1954) nas páginas 35-verso e 36.
Notas sobre Francisco Conrado Coelho: Francisco Conrado compareceu ao Cartório de Registros Civis de Araripina-PE em 11/04/1959 para efetuar o seu próprio Registro de Nascimento.
Notas sobre José Rodrigues Coelho: José Rodrigues e Izabel Elza, que já eram casados na Igreja Católica, casaram no Cartório de Registro Civil de Araripina-PE no dia 07/04/1973, na presença do Juiz Dr. Lavanério de Queiroz Duarte e da Escrivã Substituta Izaulina Lacerda Rodrigues.
Notas sobre Izabel Elza Coelho: Foi batizada pelo Padre Luiz Gonzaga em 13/10/1946 e o Registro encontra-se no Livro de Batismo 14, 1946-1947 na página 29, sob o nº 1236. Seus padrinhos foram Epifânio José Rodrigues e Izaltina Rodrigues Coelho.
Notas sobre Manoel Coelho de Carvalho: O seu falecimento foi informado no dia 27/10/1949 ao Cartório de Registro Civil de Araripina. O sepultamento foi no Cemitério de Araripina-PE.
Notas sobre Joaquim Coelho de Carvalho: Joaquim e Ana Genésia, casaram-se no dia 13/10/1951 em Araripina-PE, na presença do Juiz Américo Grigório Torres e do Escrivão de Casamentos Décio Rodrigues da Silva.
Notas sobre José Coelho de Carvalho: Foi registrado com Petição Judicial, no Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no dia 03/04/1950.
Notas sobre Sebastião Coelho de Carvalho: Foi registrado com Petição Judicial, no Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no dia 03/04/1950.
Notas sobre Nelson Rodrigues Coelho: Nelson e Ana Masfalda, casaram-se no dia 03/03/1951 em Araripina-PE, na presença do Juiz Expedito Muniz Falcão e do Escrivão de Casamentos Décio Rodrigues da Silva.
Notas sobre José Francisco Rodrigues: Casou-se com Maria Madalena durante uma desobriga.
Notas sobre Henrique Francisco de Sousa: Casou em desobriga na fazenda Jardim.
Notas sobre Higina Maria dos Anjos: Foram testemunhas do casamento: Manoel Dias Gomes e Francisco José Gomes. Arroz, Queimada Nova - PI.
Notas sobre José Rodrigues dos Santos: José e Laurinda casaram durante uma desobriga, na Fazenda Cachoeira, Jaicós-PI.
Notas sobre Henrique Rodrigues dos Santos: Ficou viúvo de Felisbela, quando ela tinha apenas 25 anos de idade, casando-se, em seguida, com sua irmã, Juvência. Arroz, Queimada Nova/PI.
Notas sobre Felisbela Mendes de Sousa: Faleceu com 25 anos de idade.
Notas sobre Henrique Rodrigues Coelho: Residentes no lugar Cabeceiras da fazenda Juazeiro. Casa Nova, Data Peixe, Queimada Nova - PI.
Notas sobre Engrácio Rodrigues Coelho: Poção, Queimada Nova - PI.
Notas sobre Felipe Rodrigues Coelho: Era divorciado de Nomeriana. Poço do Arroz, Data Peixe, Queimada Nova - PI.
Notas sobre Jacinto Rodrigues Coelho: Separou-se de Júlia. Campo Limpo, Data Brejo, Queimada Nova - PI.
Notas sobre Maria Raimunda dos Humildes: Arroz, Queimada Nova-PI.
Notas sobre Josias Elias Neto: Barra Bonita, São Francisco de Assis-PI.
Notas sobre Vitor Elias Neto: Barra Bonita, São Francisco de Assis-PI.
Notas sobre Ana Florência Maria dos Anjos: Veja família de B.6.7.1
Notas sobre Raimundo Gomes dos Santos: Após ficar viúvo, casou com Isabel.
Notas sobre Abel Tolentino de Sousa: Veja família de Tn.6.7.3.2.9
Notas sobre Sebastiana Francisca dos Reis: Lagoa do Juá.
Notas sobre Francisco Raimundo Gomes: Malhada da Argola.
Notas sobre Francisco Manoel Gomes: Malhada da Argola, São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Amélia Maria Gomes: Batateira, São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Félix Manoel Gomes: Cipoal - São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Nomeriana: Angical, São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Maria Brígida de Sousa: Batateira, São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Paulo Gerônimo Gomes: Realdade, São Francisco de Assis – PI.
Notas sobre Maria Sebastiana Coelho: Angical, São Francisco de Assis – PI.
Notas sobre Paulina Coelho Rodrigues: Realdade, São Francisco de Assis – PI.
Notas sobre José Felipe: Riacho do Arapuá, Acauã – PI.
Notas sobre Maria Neta dos Santos: Petrolina – PE.
Notas sobre Belfort Rodrigues da Cruz: Viúvo, casou-se em segundas núpcias, com Josefa Ana.
Notas sobre João Francisco de Sousa: Foram testemunhas do casamento: Henrique de Sousa Rodrigues e Manoel Dias Gomes.
Notas sobre Maria: Foi batizada 20/11/1863, em desobriga na fazenda Peixe. Foram padrinhos o Capitão Felipe Benício Rodrigues e Maria Mendes de Sousa.
Notas sobre Ana Maria da Conceição: Foram Testemunhas do casamento: Henrique de Sousa Rodrigues (Henrique dos Patos) e Manoel Dias Gomes.
Notas sobre José: Padrinhos, Matias Ferreira Gomes e Izabel Maria da Conceição.
Notas sobre Francisco Antônio de Sousa: Faleceu tragicamente, conforme o seguinte registro: “Aos vinte e quatro dias do mês de dezembro de mil oitocentos e noventa e sete, nesta cidade de Jaicós, estado do Piauí, em meu cartório compareceu Ana Maria da Conceição, que declarou que no dia dezesseis do corrente mês, não pode dizer as horas, no lugar Faveiro, no Baixio denominado Coivara, faleceu seu filho de nome Francisco Antônio de Sousa, com vinte anos e quatro meses, solteiro, lavrador, natural deste estado, falecido assassinado por seu primo (dele falecido) José Antônio do Nascimento, de cacete e queimado em uma enorme fogueira, conforme foi encontrado pelo Subdelegado do terceiro distrito, filho legítimo de Antônio Francisco de Sousa, falecido e dela declarante e foi sepultado no cemitério particular da povoação S. Julião; do que para constar fiz este assento do que dou fé. Themístocles Theódulo da Silva”.
Notas sobre Joaquim Clementino dos Reis: Foram testemunhas do casamento: Henrique Francisco de Sousa e Norberto Rodrigues de Sousa.
Notas sobre Ana Florência Maria dos Anjos: Foi batizada em 23 de novembro de 1863. Foram padrinhos, Malaquias Rodrigues Coelho e Cristina Maria de Jesus.
Notas sobre Raimundo Clementino dos Reis: Registro de batismo: "Aos dezessete de novembro de mil oitocentos sessenta e cinco, em desobriga na fazenda Barra desta freguesia de Jaicós, o Reverendo Coadjutor Ricardo Francisco de Lemos, batizou solenemente a Raimundo, filho de Joaquim Clementino dos Reis e Brígida Maria dos Anjos, nascido a dezessete de dezembro do ano passado; foram padrinhos José Rodrigues dos Santos e Higina Maria dos Anjos, por procuração; para constar, mandei fazer este assento que assino. O Vigário Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Laurinda Mendes de Sousa: Malhada da Argola, São Francisco de Assis - PI.
Notas sobre Euclides Tolentino de Sousa: Casou na casa do Conselho Municipal da Vila Paulista com sua prima Henriqueta Mendes de Sousa. Foram testemunhas Andrelino de Sousa Marques e Romuldo Sepúlveda Filho.
Notas sobre Abel Tolentino de Sousa: Faleceu vítima de uma hérnia.
Notas sobre Raimundo Gomes dos Santos: Veja família de T.6.2.2.1
Notas sobre Antônia Mendes de Sousa: Roçado, Acauã - PI.
Notas sobre Marcelino Elísio Rodrigues: Sem descendentes - Dormentes/PE.
Notas sobre Abel Elísio Rodrigues: Dormentes/PE.
Notas sobre Luis Francisco de Macedo: Viúvo de Adelaide, casou com a irmã dela, Laurinda.
Notas sobre Luis Francisco de Macedo: Viúvo de Adelaide, casou com a irmã dela, Laurinda.
Notas sobre Maria Brígida dos Anjos: Batizada durante uma desobriga na fazenda Brejo. Foram padrinhos: Alexandre Ferreira Gomes e Laurinda Maria dos Anjos.
Notas sobre Manoel Urbano de Sousa: Paulistana – PI.
Notas sobre Frutuosa Rodrigues do Ó: Paulistana/PI.
Notas sobre Patrício Urbano de Sousa: Paulistana – PI.
Notas sobre Ana Antônia Maria dos Anjos: Solteira.
Notas sobre Egídio Elias Neto: Barra Bonita, São Francisco de Assis-PI.
Notas sobre José Moreira dos Santos: Fundador da cidade São Francisco de Assis do Piauí/PI.
Notas sobre Libório Andrelino de Souza: Faleceu em decorrência de um câncer de pulmão.
Notas sobre Heitor Gomes Ferreira: Iniciou sua carreira política em 1988, quando foi eleito vereador pelo partido PFL, no município de Conceição do Canindé-PI. Já no ano de 1996 foi candidato a prefeito de São Francisco de Assis do Piauí pelo PTB.
Quatro anos depois se candidatou a prefeito pelo PP, sendo derrotado pela segunda vez.. No ano 2004 se lançou candidato novamente pelo partido progressista sendo eleito prefeito de São Francisco de Assis do Piauí.
Em 2008 foi reeleito com 1.594 votos. Ficou dois anos no mandato sendo cassado em 2010.
Notas sobre Raimundo Gomes dos Santos: Veja família de T.6.2.2.1
Notas sobre Marcos Rodrigues Filho: Viúvo, casou com Zulmira.
Notas sobre Maria de Sousa: Faleceu de “estupor”, no lugar Retiro.
Notas sobre Maria Rosa dos Anjos: Faleceu depois de 1917, queimada enquanto acendia um fogo. O fogo pegou na barra da sua saia.
Notas sobre Angelina do Espírito Santo: Casou-se em 1950 na Igreja Católica.
Notas sobre Josefa Hornelina dos Anjos: Registro de batismo: "Aos vinte e seis de outubro de mil oitocentos e setenta e seis, na fazenda Peixe, desta freguesia o Reverendo Francisco Casimiro de Souza, baptizou solenemente a Ornelina, nascida a vinte e cinco de fevereiro deste ano, filha legítima de Joaquim Clementino dos Reis e Brígida Maria dos Anjos: forão padrinhos, Manoel Mariano de Sousa e Mariana Mendes de Sousa; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Noêmia Idalina de Jesus: Faleceu de parto.
Notas sobre Blandina Rodrigues Marques: Faleceu de parto.
Notas sobre Claudete de Sousa Reis: Faleceu de coqueluche. Em virtude de a época ser de grandes enchentes e isolamento, não foi possível levá-la ao médico.
Notas sobre Joaquim Coelho Neto: Médico, atuou em Petrolina e na Região Norte do País.
Notas sobre Alexandre Rodrigues de Sousa: Casou-se durante uma desobriga na Fazenda Juazeiro.
Notas sobre Manoel Barbosa Neto: Possuía terras na Data Terra Nova.
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 6 | 6 | 0 |
Netos | 15 | 14 | 0 |
Bisnetos | 29 | 25 | 1 |
Trinetos | 133 | 115 | 21 |
Tetranetos | 490 | 282 | 42 |
Pentanetos | 812 | - | - |
Totais | 1485 | 442 | 64 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...