Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre Joaquim de Santana Ferreira: É afilhado dos seus avós Valério e Domiciana. Adiante a transcrição de seu Assento de Batismo: "Aos vinte e oito dias do mês de agosto de mil setecentos e setenta e nove anos, em desobriga, o padre Custódio Vieira de Carvalho, de minha licença, na Capela de Nossa Senhora dos Humildes, batizou solenemente e pôs os santos óleos a Joaquim, Foram seus padrinhos, Valério Coelho Rodrigues e Domiciana Vieira, todos desta Freguesia, e para constar mandei fazer este Assento que assino. O Vigário Dionísio José de Aguiar".
Foi membro da junta de governo da capitania em 1813 e fez parte do primeiro Conselho do Governo da Província do Piauí, criado por decreto de 20 de outubro de 1823, e que funcionou de 16 de agosto de 1825 até 13 de fevereiro de 1829. Malhadinha - Simplício Mendes-PI. Proprietário das fazendas Santiago, Palmeira e Ipueira (1820).
Notas sobre Joaquina Ferreira de Macedo: Nascida em setembro de 1833, conforme o seguinte registro de batismo: "Aos quatro dias do mez de agosto de mil oito centos trinta e quatro, nesta Freguezia de Nossa Senhora da Victoria da Cidade de Oeiras Bispado do Maranhão, batizei solenemente e pus os Santos Óleos a Joaquina, Branca, com dez mezes de nascida, filha legítima de José Ferreira de Carvalho e de Maria Rodrigues de Carvalho, forão Padrinhos , o Capitão Manoel Rodrigues de Carvalho e Benedicta Ferreira de Carvalho, e para constar mandei fazer este Termo em que assigno. O Vigário Encomendado Francisco de Paula da Silva".
Oeiras, Piauí.
Notas sobre José Sérvio Ferreira: Médico, formado em 1846, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Exerceu, entre outros, os cargos de médico do Hospital da Caridade e das Enfermarias Militares, de lente de aritmética e geometria do Liceu, de delegado de polícia, de suplente de juiz municipal e de órfãos e de deputado, tudo na Província do Piauí. Foi agraciado com o hábito da Ordem da Rosa.
Notas sobre Matilde Damasceno Ferreira: Malhadinha, Simplício Mendes-PI.
Notas sobre Oswaldo Mendes de Oliveira: Empresário no ramo de transportes públicos de passageiros, fundou a empresa Dois Irmãos, com atuação em Teresina e Timon, e foi proprietário de fazendas em Simplício Mendes e em Timon e Matões, no Maranhão.
Notas sobre Isaac Sérvio Ferreira: Bacharel em Direito pela Faculdade do Recife; dirigiu, no princípio do século XX, o Colégio Santo Afonso de Ligório, na cidade de Oeiras, em cujo foro exerceu a advocacia. Foi membro da magistratura piauiense. Em 1898, possuía terras na Fazenda Ipoeira, conforme registro do ITERPI.
Notas sobre Ruth de Vasconcelos Sérvio: Faleceu solteira.
Notas sobre Sara de Vasconcelos Sérvio: Faleceu solteira.
Notas sobre Jehú Sérvio Ferreira: Funcionário dos Correios e Telégrafos, de cuja repartição foi diretor regional no Piauí. Teresina - PI.
Notas sobre Noeme de Vasconcelos Sérvio Ferreira: Faleceu solteira.
Notas sobre Judith de Vasconcelos Sérvio: Faleceu solteira.
Notas sobre Abraão Maria de Carvalho: Veja família de N.1.9
Notas sobre Job Sérvio Ferreira: Job e Leopoldina residiam no Rio de Janeiro, onde faleceram.
Em 1898, possuía terras na Fazenda Ipoeira, conforme registro do ITERPI.
Em 1920, a Ipueira e Santiago, já estavam em nome de sua mulher, Leopoldina de Andrade Sérvio.
Notas sobre Natan Sérvio: Faleceu solteiro.
Notas sobre Pio Sérvio Ferreira: Em 1898, possuía terras na Fazenda Ipoeira, conforme registro do ITERPI.
Notas sobre José Atanásio Santana: Veja família de T.1.6.2.3
Notas sobre José Maria Anchieta Santana: Feira de Santana-BA.
Notas sobre Samuel Sérvio Ferreira: Faleceu solteiro.
Notas sobre Aureliano Ferreira de Carvalho: Foi Deputado Provincial e Geral pelo Piauí. Faleceu solteiro.
Notas sobre Joaquim Newton Ferreira de Carvalho: Nasceu em novembro de 1841, conforme o seguinte registro: "Aos nove dias do mês de agosto do anno de mil oito centos quarenta e dous, em Desobriga na fazenda Malhada nesta freguesia de Nossa Senhora da Vitória do Piauhi Bispado de São Luis do Maranhão, baptizei solemnemente e pus os santos óleos ao inocente Newton, branco com nove meses de nascido, filho legítimo do Capitão José Ferreira de Carvalho e de sua mulher Dona Maria Ferreira de Macedo, foram padrinhos Benedicto Ferreira de Carvalho, e Dona Jesuína Clementina de Carvalho. E para constar mandei fazer este termo que assino. João de Sousa Martins - Vigário Collado".
Bacharel em Direito, foi Juiz Municipal nas comarcas de São Raimundo Nonato e São João do Piauí. Foi também, deputado provincial.
Notas sobre Benedito Ferreira de Carvalho: Nasceu em março de 1843, conforme o seguinte Assento de Batismo: "Aos dezessete dias do mês de julho de mil oitocentos quarenta e três, em desobriga na Capella de Nossa Senhora dos Humildes no Paulista termo desta cidade de Oeiras do Piauhi, Bispado do Maranhão, com licença minha, o Reverendo Frei Dorothêo Missionário batizou solenemente e pois os santos óleos a Benedicto branco com quatro meses, filho legítimo de José Ferreira de Carvalho e de sua mulher D. Maria Ferreira de Macedo, foram Padrinhos José Inácio de Jesus Madeira e sua mulher Christina Rodrigues de Macedo; e para constar mandei fazer este Assento que assino. João de Sousa Martins - Vigário Collado".
Faleceu solteiro. Rio de Janeiro.
Notas sobre Manoel Rodrigues de Carvalho: Tomou parte, como voluntário, na campanha contra o Paraguai. Formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, chegou a manter, com recursos próprios, uma enfermaria na fazenda Fortaleza, de sua propriedade, no município de Simplício Mendes -PI, para o atendimento aos pobres da região. Foi deputado provincial e dirigiu um colégio em Oeiras.
Notas sobre Florêncio de Sousa Moura: Pós-Graduação Lato Sensu em Saúde Pública.
Notas sobre Paulo de Sousa Moura: Bancário aposentado do Banco do Brasil.
Notas sobre Raimundo Reis Lopes: Sem descendentes.
Notas sobre Constantino Pereira de Sousa: Nasceu na localidade Zimbro, na época interior do município de São João do Piauí, hoje pertencente ao município de Pedro Laurentino.
Em 1920 veio em companhia de seus pais residir na sede do município, onde frequentou as primeiras escolas, ministradas por professores particulares.
Ingressou em 1930 no internato do seminário Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, onde concluiu o curso ginasial. Em 1935 transferiu-se para o seminário de Fortaleza, matriculando-se no curso de filosofia. Nesse ano abandonou os estudos e regressou a São João do Piauí, onde criou a escola Félix Pacheco, que preparava alunos para o ginásio.
Casou-se em 1937 com Azeneth de Carvalho Reis e Sousa, da cidade de Simplício Mendes. Desse casamento teve 12 filhos.
Em 1938 desistiu da escola e ingressou no comércio, em sociedade com seu pai, na firma Pedro Laurentino & Filho.
Em 1940, sensibilizado com o apelo do governo brasileiro, ingressou com seu pai na batalha de produção de borracha da maniçoba, para fornecimento aos aliados em luta contra as forças nazifascistas do eixo totalitário.
Atendendo à solicitação dos dirigentes do Partido Social Democrático, PSD, participou da campanha em favor da candidatura do Marechal Dutra para Presidente da República, em 1945.
Em 1946 foi nomeado Prefeito de São João do Piauí pelo Interventor Major Vitorino Correia. No ano seguinte, candidatou-se e foi eleito Deputado à Assembleia Legislativa, onde tomou posse no mesmo ano. A partir desse ano passa a residir com a família em Teresina. Nesse mesmo ano integrou a Comissão Especial encarregada de elaborar o projeto de Constituição que foi promulgada em 22 de agosto de 1947.
Depois de promulgada a Constituição, a Assembleia Constituinte transformou-se em Legislativa, tendo sido nessa ocasião Presidente da primeira Comissão de Constituição e Justiça.
Candidatou-se mais três vezes consecutivas e outras tantas se elegeu. Durante sua participação na Assembleia foi líder do PSD e do Governo Gaioso e Almendra, 1° Secretário da mesa, bem como presidente de várias comissões permanentes, atuando sempre com muito destaque e altivez.
Depois do quarto mandato, candidatou-se a governador do Estado, em 1962, contra Petrônio Portela, não logrando êxito.
Em 1966 voltou à Assembleia como deputado e participou dos trabalhos de elaboração e votação da Constituição promulgada em 12 de maio de 1967.
Em toda a longa vida partidária, pertenceu apenas a dois partidos: o PSD, de 1945 a 1967, quando foi extinto por ato da ditadura militar, e o MDB - transformado mais tarde em PMDB - para o qual foi eleito presidente Regional em 1968.
Além de político e comerciante, exerceu a profissão de advogado, na cidade de São João do Piauí, para onde retornou com a mulher em 1977, onde exerceu o cargo de Presidente do Diretório Municipal do PMDB. Trabalhou diariamente em seu comércio na cidade e cuidou de suas fazendas Guarani e Pau Ferrado, a primeira localizada no município de Santa Rita, e a segunda no município de Pedro Laurentino.
Notas sobre José Reis Pereira: Licenciado em Letras com Mestrado em Língua Portuguesa. Professor da Universidade Federal do Piauí, foi eleito deputado estadual pelo PMDB em 1986. Ao longo do mandato filiou-se ao PSDB e depois foi Secretário Municipal de Educação em Teresina e presidente da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
Foi suplente de deputado estadual em 1982 e 1990.
Notas sobre Pedro Laurentino Reis Pereira: Foi vereador em duas capitais de Estado. Em 1982, ele se elegeu vereador pelo MDB em Recife, capital de Pernambuco.
Antes de entrar na política partidária, Laurentino foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e ganhou visibilidade pela forte militância nos movimentos estudantis da capital pernambucana.
De volta a Teresina, ele ainda viria a ser vereador na capital do Piauí. Em 2000, filiado ao PDT, Laurentino foi o quarto vereador mais bem votado, com 4.995 votos. Na eleição seguinte, em 2004, tentou um novo mandato, mas teve apenas 2.590 votos e não conseguiu êxito.
Notas sobre Arnaldo Ferreira de Carvalho: Foi administrador das “Fazendas Nacionais”. Exerceu dois mandatos de vereador em Simplício Mendes-PI e exerceu, por três períodos, o cargo de prefeito do citado município.
Notas sobre José Ubirajara de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Antônio Ubiratan de Carvalho: Formou-se na Faculdade de Direito do Piauí, trabalhou nos Correios e foi, temporariamente, Assessor Parlamentar, na Câmara dos Deputados. Foi Diretor do Ginásio Isaias Coelho.
Notas sobre Luís Ubiraci de Carvalho: Licenciado em Língua Portuguesa e Bacharel em Direito, residia em Teresina, onde foi professo do Colégio São Francisco de Sales (Colégio Diocesano), Presidente da Fundação Monsenhor Chaves, Secretário Municipal de Administração e Secretário Estadual de Educação. Exerceu ainda o mandato de Deputado Estadual.
Notas sobre Sérgio Ferreira de Carvalho: Santo Lenho, Simplício Mendes-PI.
Notas sobre Sérgio Ferreira de Carvalho: Santo Lenho, Simplício Mendes-PI.
Notas sobre Silvio Mendes de Oliveira: Teresina, PI.
Notas sobre Jonas Santana Ferreira: Tem consultório em Fortaleza-CE.
Notas sobre Delfim Soares de Andrade: João Pessoa – PB.
Notas sobre Maria Augusta Santana: Veja família de Tn.1.6.3.2.1
Notas sobre Francisco Assis Rosado de Carvalho: Faleceu afogado, no Rio Piauí.
Notas sobre José Valmir de Aquino Fialho: Fortaleza-CE.
Notas sobre Raul Santana Sobrinho: Funcionário aposentado do Banco do Estado do Minas Gerais, do qual foi Gerente Regional em Pernambuco. Também foi diretor do Banco do Estado de Alagoas. Maceió-AL.
Notas sobre Rômulo Rodrigues de Sousa: Teresina-PI.
Notas sobre Aderson Ferreira Lima: São Paulo – SP.
Notas sobre José Atanásio Santana: Professor em Simplício Mendes, onde viveu e morreu.
Notas sobre Sérgio Ferreira de Carvalho: Santo Lenho, Simplício Mendes-PI.
Notas sobre Maria Augusta Santana: Fortaleza-CE.
Notas sobre Afonso Santana Ferreira: Foi coletor federal em São Paulo, onde faleceu.
Notas sobre Paulo Sérgio de Barros Ferreira: São Paulo - SP.
Notas sobre Celina de Barros Ferreira: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Maria do Carmo Osório de Santana: Solteira.
Notas sobre Celina Osório de Santana: Solteira.
Notas sobre Ana Osório de Santana: Faleceu solteira.
Notas sobre Michaela Ferreira de Carvalho: São João, Piauí.
Notas sobre Benedito Ferreira de Carvalho Filho: Veja família de N.2.1
Notas sobre Joaquim Carvalho Lustosa: Faleceu solteiro.
Notas sobre Paulo Afonso Martins de Oliveira: Foi secretário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Notas sobre Judith Ferreira de Carvalho: Religiosa do Sagrado Coração de Jesus.
Notas sobre Maria Ferreira de Carvalho: São João, Piauí.
Notas sobre Abraão Maria de Carvalho: Malhada, Piauí.
Notas sobre José Matias de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Maria Dolores: Faleceu solteira.
Notas sobre Idosp Freire Perdigão: Maranhão.
Notas sobre Salomão Ferreira de Carvalho: Foi alto comerciante e rico proprietário e fazendeiro, tendo sido um forte baluarte do progresso de sua cidade natal, onde faleceu.
Notas sobre Luís Gonzaga de Carvalho: Fazendeiro e industrial, foi prefeito de São João do Piauí-PI, em dois períodos.
Notas sobre Selemérico Newton de Carvalho: Farmacêutico prático e professor. Oeiras-PI.
Notas sobre Eunice Carvalho: Teresina-PI.
Notas sobre Maria Stela de Carvalho: Teresina-PI.
Notas sobre Enói Carvalho: Teresina-PI.
Notas sobre Beatriz Carvalho: Teresina-PI.
Notas sobre José Epifânio de Carvalho: Médico, formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro; clinicou com alta proficiência nos estados do Ceará e Piauí, tornando-se um notável oftalmologista.
Notas sobre Carlos Alfredo Teixeira Mendes de Carvalho: Fortaleza - CE.
Notas sobre Paulo Sérgio Melo de Carvalho: foi o primeiro lugar da turma de 1978, da Academia Militar das Agulhas Negras, com a maior média geral até então obtida naquele Estabelecimento Militar. Alcançou o posto de General de Divisão.
Notas sobre José Afonso Ligório de Carvalho: Salvador – BA.
Notas sobre Benedito Ferreira de Carvalho: Bugio, São João, Piauí.
Notas sobre Benedito Ferreira de Carvalho Filho: São João, Piauí.
Notas sobre Michaela Ferreira de Carvalho: Veja família de N.1.7
Notas sobre Saturnino Ferreira de Carvalho: Faleceu solteiro no Rio de Janeiro.
Notas sobre Manoel Clementino de Carvalho: São João, Piauí. Faleceu solteiro.
Notas sobre José Ferreira de Carvalho Sobrinho: São João, Piauí.
Notas sobre Casimiro Clementino de Sousa Martins: Foi batizado pelo Padre Florêncio dos Santos, sendo padrinhos Benedito Ferreira de Carvalho e Idalina Clementino de Sousa Martins, foi deputado à Assembléia Legislativa do Piauí.
Notas sobre Godofredo Clementino Ferreira de Carvalho: Foi comerciante em Petrolina, Picos e Oeiras e proprietário nos municípios de Oeiras e Picos.
Notas sobre Casimiro Martins de Carvalho: Faleceu ainda criança.
Notas sobre José Luís Martins de Carvalho: Graduado pela Faculdade de Direito do Piauí em 1960. É portador do Curso de Oficial de Reserva do Exército. Nomeado em 1960, para o cargo de Tabelião de Notas e Oficial do Registro de Imóveis, em Cartório da Comarca de Oeiras. Foi nomeado Juiz de Direito Adjunto na Comarca Campo Maior em 1964. Posteriormente, foi Juiz de Direito das Comarcas de São Miguel do Tapuio, Luzilândia, Simplício Mendes, União, Floriano e Teresina. Eleito, integrou o Tribunal Regional Eleitoral durante dois biênios consecutivos, de 1979 a 1983. Membro do Instituto Histórico de Oeiras. Foi Professor de Português no Ginásio Luzilandense - Luzilândia (PI). Professor de EMC no Ginásio Filinto do Rego Monteiro, em União (PI) e Professor de EMC, Português e Direito Usual na Escola Comercial Marcos Parente em União (PI). Secretário da Associação dos Magistrados Piauienses em 80/81; 2º Vice-presidente em 86/87 e Vice-presidente em 1988. Acessado ao cargo de Desembargador em 1988, na vaga do desembargador Walter de Carvalho Miranda, sendo empossado em 07 de abril de 1988. Representou o Tribunal de Justiça do Estado na Comissão para implantação da Assistência Judiciária. Membro da Comissão Permanente de Organização Judiciária do Regimento Interno e de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí. Exerceu a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral em 1992/1993. Vice-presidente e Corregedor Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral em 1994/1995. Foi Vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado em 1990/1991. Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Piauí em 1996/1998. Corregedor Geral da Justiça no período de 02 de fevereiro de 2000 a 30 de maio de 2000. Foi agraciado com as seguintes condecorações: Ordem Estadual do Mérito Renascença no grau Grã-Cruz, Medalha Conselheiro Coelho Rodrigues (AMAPI), Medalha do Mérito Legislativo (Assembléia do Estado), Heróis do Jenipapo (Prefeitura Municipal de Campo Maior), Polícia Militar do Estado, Conselheiro José Antônio Saraiva no Grau de Grande Oficial (Prefeitura Municipal de Teresina), Medalha Visconde da Parnaíba, Colar do Mérito Judiciário (Tribunal de Justiça do Estado do Piauí). Cidadão Honorário de Oeiras e Bocaina, Teresina, Santa Cruz do Piauí, São Miguel do Tapuio e União. Aposentou-se a 22 de julho 2005. Patrono do Fórum da Comarca de Bocaina.
Fonte: Tribunal de Justiça do Piauí
Notas sobre Edy Martins de Carvalho Holanda: Picos-PI.
Notas sobre Isabel Clementino de Carvalho Martins: Faleceu solteira.
Notas sobre Antônio Gentil de Sousa Mendes: Perdeu seu pai aos 03 anos de idade e sua mãe aos 15.
Fez o curso primário em Oeiras, órfão de pai e mãe, recebeu o convite de uma tia materna para residir em Teresina a fim de dar continuidade aos seus estudos. Na capital piauiense concluiu os antigos cursos Ginasial e Científico. Prosseguiu seus estudos em Fortaleza-CE graduando-se em Odontologia pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, em 13 de dezembro de 1941.
Proprietário da Casa “Solar das 12 Janelas” em Oeiras, Piauí, onde morou e exerceu a profissão de dentista por quase 40 anos. Também exerceu a profissão de Odontólogo na Colônia Agrícola Nacional do Piauí (CNPI), hoje Colônia do Piauí.
Notas sobre Pedro de Sousa Mendes: Teresina - PI.
Notas sobre Ana Clementino Martins Mendes: Teresina - PI.
Notas sobre Irmina Clementino Martins Mendes: Nasceu e viveu na Casa “Solar das 12 Janelas”, Praça de Vitória em Oeiras, Piauí.
Notas sobre José Gutemberg Ferreira Soares: Graduado pela Escola de Medicina da Fundação Ciências Médicas de Pernambuco, turma 1975, com pós-graduação em Psiquiatria pela Universidade de Madri. Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Piauí. Sócio fundador do Instituto Histórico de Oeiras. Cronista do jornal “O Dia” em Teresina.
Notas sobre Edvaldo Martins de Carvalho Neiva: Picos-PI.
Notas sobre Ismael Monteiro: Brasília-DF.
Notas sobre Furtunata Coelho de Macedo: Funcionária da SEFAZ – PI.
Notas sobre Isabel Maria Martins Neiva: Picos-PI.
Notas sobre Maria do Socorro Martins Neiva: Teresina-PI.
Notas sobre Irene Santos Martins: Teresina-PI.
Notas sobre José Casimiro Santos Martins: Picos-PI.
Notas sobre Jonas Santana Ferreira: Veja família de Tn.1.6.2.2.1
Notas sobre Juremir Braga de Lima: Fortaleza-CE.
Notas sobre Heliane Leite de Sousa: Fortaleza-CE.
Notas sobre Sérgio Henrique de Carvalho Ferreira: Fortaleza – CE.
Notas sobre Liduína Moreira Marques: Fortaleza – CE.
Notas sobre Eugênio César de Carvalho Ferreira: Fortaleza-CE.
Notas sobre Maria Clementino de Carvalho: Faleceu solteira.
Notas sobre Jesuína Clementina de Carvalho: Faleceu solteira.
Notas sobre Izabel Ferreira de Carvalho: Teresina, Piauí.
Notas sobre Raimundo Borges da Silva: Foi prefeito de Floriano, vice-governador do Piauí e deputado à Assembleia Legislativa do mesmo Estado, da qual foi presidente.
Notas sobre Sebastião Ferreira de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Eliseu Clementino de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Maria Madalena Campinho Clementino: Formada em Pedagogia. Salvador-BA.
Notas sobre Maria Clementino de Carvalho: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Fernando Marques Drumond de Carvalho: Veja família de B.3.2.6
Notas sobre Aristarco Clementino de Carvalho Martins: Funcionário aposentado da Prefeitura de Brasília.
Notas sobre Fernando Drumond de Carvalho Martins: Faleceu solteiro.
Notas sobre Maria Drumond de Carvalho Martins: Faleceu solteira.
Notas sobre Raquel Clementina de Carvalho: Faleceu solteira.
Notas sobre Ana Clementina de Carvalho: Faleceu solteira.
Notas sobre Joaquina Clementina de Carvalho: Teresina, Piauí.
Notas sobre Manoel Clementino de Sousa Martins II: Foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.
Notas sobre Benjamim Clementino de Sousa Martins: Faleceu solteiro.
Notas sobre Águeda de Sousa Passos: Ingressou na magistratura em 24 de abril de 1961, como juíza na Comarca de Várzea Alegre. Também foi titular nas Comarcas de Barbalha e Juazeiro do Norte e respondeu, ainda, pelas Comarcas de Missão Velha, Assaré, Potengi, Caririaçu, Crato, Santana do Cariri e Araripe.
Foi nomeada desembargadora pelo critério de merecimento em fevereiro de 1986, como a segunda mulher a integrar o Tribunal de Justiça do Ceará. Exerceu as funções de corregedora eleitoral no ano de 1989 e de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) em 1990. Em 3 de fevereiro de 1997, assumiu a cadeira de vice-presidente do TJCE e diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua. Foi presidente do Tribunal de Justiça no biênio 1999-2001 e, em 1º de fevereiro de 2001, assumiu o cargo de corregedora-geral da Justiça. Ela se aposentou em 26 de março de 2004.
Notas sobre Clementino Gentil da Silva Moura: (segundo).
Notas sobre Neomísia: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Susana: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Raimundo Marques dos Reis: Foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.
Seu nome constava, neste trabalho, como Raimundo Marques Ferreira de Carvalho, entretanto, foi citado com a sua irmã, no seguinte batismo, ocorrido na Fazenda Palmeira, em 20 de novembro de 1840: “... Baptizei solenemente e pus os Santos Oleos ao Innocente Mariano, com um ano de nascido, filho natural de Anna Micaela, forão Padrinhos Raimundo Marques dos Reis, e Dona Ana Maria de Carvalho. ...”
Notas sobre Alberto Marques Drumond de Carvalho: Foi tabelião e vereador em Floriano e deputado estadual no Piauí.
Notas sobre Cosme Alves de Oliveira: Comerciante em Teresina-PI.
Notas sobre Enio Braga de Araújo: Minas Gerais.
Notas sobre Solon Augusto da Costa e Silva: Em 1898, Solon era possuidor de terras na Fazenda Palmeira.
Notas sobre Augmar Drumond Ramos: Fortaleza – CE.
Notas sobre Maria Augusta Drumond Ramos: Teresina – PI.
Notas sobre Ana Drumond Ramos: Brasília – DF.
Notas sobre Áurea Drumond Ramos: Fortaleza – CE.
Notas sobre Belisa Drumond Ramos: Fortaleza – CE.
Notas sobre Celso Marques Drumond de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Dâmaso Marques Drumond de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Solon Augusto da Costa e Silva: Em 1898, Solon era possuidor de terras na Fazenda Palmeira.
Notas sobre Raimundo Marques Drumond de Carvalho e Silva: Em 1898, possuía terras na Fazenda Palmeira.
Notas sobre Fernando Marques Drumond de Carvalho: Em 1898, conforme registro no ITERPI, possuía terras na Fazenda Palmeira, estando o seu nome lá citado como Fernando Marques Hernandes de Carvalho.
Notas sobre Gabriel Marques Drumond de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Hugo Marques Drumond de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Jaime Marques Drumond de Carvalho: Em 1898, conforme registro no ITERPI, tinha uma posse de terra na Fazenda Palmeira, estando o seu nome citado como Jaime Marques Hernandes de Carvalho.
Notas sobre Levi Marques Drumond de Carvalho: Faleceu solteiro.
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 3 | 6 | 0 |
Netos | 34 | 19 | 2 |
Bisnetos | 74 | 43 | 4 |
Trinetos | 144 | 70 | 5 |
Tetranetos | 212 | 132 | 8 |
Pentanetos | 259 | - | - |
Totais | 726 | 270 | 19 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...