Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre Modesto Lopes dos Reis: Registro de nascimento: "Aos três de setembro de mil oitocentos e oitenta e um, em desobriga na fazenda Queimada Grande desta freguesia, baptizei solenemente a Modesto, nascido a quinze de junho deste anno, filho legítimo de Izidoro Lopes dos Reis e Francelina da Siva Martins: forão padrinhos, Luís Lopes dos Reis e Joaquina Maria do Espírito Santo; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Izidro Lopes dos Reis: No seguinte registro, foi citado como padrinho: : "Aos vinte e seis de novembro de mil oitocentos e setenta e cinco, em desobriga na fazenda Simões, baptizei solenemente a Raimundo, nascido a seis de setembro deste anno, filho legítimo de Francisco Athanásio Serio e Maria Josefa de Jesus: forão padrinhos, Isidro Lopes dos Reis e Jesuína Maria de Jesus; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Rufino Lopes dos Reis: Foi o 1º Prefeito eleito pelo voto popular no município de Simões-PI. A eleição aconteceu em 15-11-1954 e a posse, no dia 01-02-1955. Mas como o município já tinha sido criado, o Governador do Piauí a época, Pedro de Almendra Freitas, nomeou no dia 14-12-1954 para comandar Simões-PI, Luiz Lopes dos Reis, permanecendo no cargo até o dia 31-01-1955. Sendo assim, Rufino foi o 2º Prefeito de Simões, e o seu pai o 1º (apesar de por apenas 48 dias).
Notas sobre Joaquim José de Carvalho: Veja família de Tn.4.2.1.6.1
Notas sobre Alzira Lopes dos Reis: Simões - PI.
Notas sobre José Leonel Lopes: Batizado em 25 de maio de 1867, em desobriga no Caldeirãozinho, freguesia de Jaicós, sendo padrinhos, José Manoel dos Reis e Ana Maria de Jesus.
Notas sobre Raimundo Lopes dos Reis: Foi identificado em outubro de 2023, na Lista de Eleitores de Jaicós – 1876, onde aparece os nomes dos pais.
Notas sobre João Lopes dos Reis: Faleceu de uma picada de cobra. Foi sepultado no cemitério do Povoado Simões, da fazenda Caldeirão. Simões - PI.
Notas sobre Josefa Ângela de Jesus: Teor do Registro de Batismo: "Aos sete de setembro de mil oitocentos e oitenta e um, em desobriga na fazenda Caldeirão, desta freguesia, baptizei solenemente a Josefa, nascida a trinta e um de outubro do ano passado, filha legítima de Arnaldo Lopes dos Reis e Ângela Maria de Jesus: forão padrinhos, Martinho José de Moraes e sua mulher Higina Maria de Jesus; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Augusto José dos Reis: Baixa Verde, Simões – PI.
Notas sobre Emília Joaquina dos Humildes: De Cavalo Morto, Ingá, Paulistana - PI.
Notas sobre Ana Joaquina de Carvalho: Registro de batismo:
“Aos dezenove de outubro de mil oitocentos e sessenta e cinco, em desobriga na fazenda Caldeirãozinho desta freguesia de Jaicós o Reverendo Coadjutor Ricardo Francisco de Lemos baptizou solemnemente a Anna, filha natural de Fulgêncio Lopes dos Reis e de Maria do Carmo e Silva, nascida a dezenove de setembro deste anno, foram padrinhos Martinho José de Moraes e Maria Higina de Jesus, e para constar mandei fazer este assento em que assigno. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Oscar Rodrigues Coelho: Elma e Oscar, divorciaram em 23-12-1998.
Notas sobre Rufino Lopes dos Reis: Veja família de T.1.4.2.5
Notas sobre José Batista de Carvalho Modesto: Foram seus Padrinhos: José Batista Modesto e Deocleciana Jaques Modesto.
Notas sobre Maria de Lourdes Batista Jacó: Teve a Separação Judicial com Francisco Cleto decretada em 28-04-1986 e o Divórcio em 06-03-1997.
Notas sobre José Lopes dos Reis: Foram testemunhas de seu casamento: Henrique Lopes dos Reis e Joaquim Lopes dos Reis.
Notas sobre Raimunda Maria de Jesus: (segundo).
Notas sobre Carmina de Jesus Lopes: Faleceu solteira.
Notas sobre Raimundo José Lopes: Faleceu solteiro.
Notas sobre Wilson Barbosa Coelho: Foi eleito vereador por Bela Vista do Piauí-PI em 2008, 2012, 2016 e 2020.
Notas sobre Neuma Reis da Silva Mauriz: Era Suplente de Vereadora em Bela Vista do Piauí em 2004. Após a morte do Vereador Raul Alcides dos Reis em fevereiro de 2006, assumiu a cadeira deixada por ele.
Notas sobre Jarbas Costa Araújo: Graduado em Pedagogia e especialista em Educação Ambiental.
Notas sobre Floripe Izabel Reis Costa: Autora do livro “Bela Vista do Piauí”, editado em 2013. Trata-se de um município do Sudeste do Piauí, que teve origem na Fazenda Jatobá, situada por volta de 1830 e adquirida em 1841, por José Marques de Sousa Coelho, filho de Inácio e neto de Valério Coelho, que passou a morar nesse lugar, com alguns de seus filhos. Atualmente, quase todos os naturais do município, que tem aproximadamente quatro mil habitantes, são descendentes de Valério Coelho. A obra traz o nome dessas pessoas, proporcionando subsídios para a atualizações nesse Site.
Notas sobre Ademar Marques Fialho: Foi eleito vereador em Bela Vista do Piauí em 2004 e 2008. Em 2016 era suplente, e com a morte em junho desse ano do vereador Milton Francisco Barbosa, assumiu a cadeira deixada por ele na Câmara de Vereadores.
Notas sobre João Fulgêncio dos Reis: Era viúvo quando casou-se com Ana Raimunda.
Notas sobre Ana Raimunda da Conceição: Faleceu no parto de sua filha Ana Raimunda.
Notas sobre João Rodrigues dos Reis: Foram seus padrinhos: Elias Fialho dos Reis e Ana Rodrigues do Nascimento.
Notas sobre Enéias de Carvalho Reis: Não tiveram filhos.
Notas sobre Heli Marques de Carvalho: Foi eleito prefeito de Santa Rita-PI em 2020.
Notas sobre Francisco Rodrigues de Sousa: Veja família de Tn.2.13.4.7.5
Notas sobre Francisco Rodrigues de Sousa: Foi eleito Vereado por Bela Vista do Piauí-PI em 2020.
Notas sobre Mário de Sousa Mauriz: Foi eleito vereador por Bela Vista do Piauí-PI em 1997 e 2000.
Notas sobre Marlane Barbosa Coelho: Foi eleita vereadora por Bela Vista do Piauí-PI em 2004.
Notas sobre Fernando Rodrigues dos Reis: Tanque, Simões – PI.
Notas sobre João Alfredo dos Reis: Foi vereador em Bela Vista do Piauí (1997 - 2000).
Notas sobre Maria Zumildes dos Reis Moraes: Gêmea c/ Alzenir.
Notas sobre Maria Alzenir dos Reis Moraes: Gêmea c/ Zumildes.
Notas sobre Ana Raimunda dos Reis: Casou-se no religioso a 05-03-1960, em Teresina, Piauí, Brasil.
Notas sobre Florêncio Lopes dos Reis: Foi identificado por meio da Lista de Eleitores de Jaicós – 1876, onde está como filho de Joaquim Lopes dos Reis e “Ana Florência”, residente no lugar Ararype.
Notas sobre Inah: Faleceu solteira.
Notas sobre Nelson Fialho dos Reis: Magistrado em Pernambuco.
Notas sobre Márcia: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Augusto Fialho dos Reis: Mudou-se ainda jovem para Simplício Mendes – PI, onde casou-se com sua prima Maria Benício Fialho dos Reis.
Comerciante e telegrafista, exerceu por pouco mais de dois meses o cargo de prefeito nomeado daquela cidade. Após sua aposentadoria retornou para Petrolina, onde faleceu.
Notas sobre Ney Madeira Moura Fé: Comerciante e político, exerceu por dois mandatos: o cargo de prefeito de Simplício Mendes (1963-1967 e 1973-1977) e um mandato como vice-prefeito (1989-1992).
Notas sobre Marlene Costa Reis: Gêmea c/ Miriam.
Notas sobre Rui Costa Reis: Exerceu o cargo de prefeito municipal de sua cidade natal, no período de 01-01-1993 a 31-12-1996.
Notas sobre Ana Rodrigues do Nascimento: Faleceu pouco tempo depois de casada. Teve uma filha.
Notas sobre Maria Benício Costa: Simplício Mendes - PI.
Notas sobre Abdias Benício dos Reis: Residia em São Paulo – SP.
Notas sobre José Amorim Fialho dos Reis: Residia em Curitiba.
Notas sobre Walter Benício dos Reis: Em 1956, chegou em Petrolina-PE com a esposa e mais dez filhos. Trabalhou com comércio e representação comercial e era o proprietário do Bazar Útil, uma das primeiras lojas de utilidades da cidade. Além de ter recebido o título de Cidadão Petrolinense, foi homenageado na antiga Av. 1, no bairro Jardim São Paulo, na mesma cidade.
Notas sobre Elias Moura Reis: Chegou em Petrolina-PE em 1958.
Cursou o Primário no grupo Escolar Dom Malan, depois ingressou no Ginásio Dom Bosco, quando era Diretor o Padre Manoel de Paiva Neto, e Vice-Diretor o Senhor Honório de Queiroz Rocha. Foi aluno saudoso Padre Bernardino Padilha Luz e Padre Félix Rolim.
Foi coroinha na Igreja Catedral de Petrolina, quando o Bispo era Dom Antônio Campelo de Aragão, e ajudou em muitas missas celebradas por Monsenhor Ângelo Sampaio, Padre José de Castro e outros.
Aos 20 anos, criou um curso preparatório para Exame de Admissão ao Ginásio; aos 21 anos, tornou-se o primeiro docente do sexo masculino do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora. Lecionou no Colégio Evangélico Polivalente e no Colégio Estadual de Petrolina. Doutor em Agroecologia, Sociologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Professor do Curso de Mestrado em Extensão Rural Profissional na UNIVASF e Supervisor da área de transferência de Tecnologia da EMBRAPA Semiárido. Em 09 de dezembro próximo passado (2023), completou 50 anos como engenheiro agrônomo. Fora da linha da docência, foi jogador de futebol e defendeu os clubes América Lítero Esportivo, Palmeiras Esporte Clube, Náutico Esporte Clube e Ferroviária Esporte Clube. Jogou por 10 anos na seleção Petrolinense de Voleibol, e atuou como comentarista esportivo nas Rádios Grande Rio e Emissora Rural, em Petrolina.
Notas sobre Augusto Fialho dos Reis: Veja família de T.4.1.1.5
Notas sobre José Romualdo Fialho Cronemberger: Trabalhou durante 45 anos na cidade de Carmo do Rio Claro - MG, onde também exerceu os cargos de Vereador e Prefeito Municipal (1993 - 1997).
Notas sobre Pedro de Alcântara Cronemberger: Considerado um dos mais ilustres filhos de Floriano-PI, embora tenha consolidado carreira na medicina fora de município. Faleceu por complicações pulmonares em São Paulo, onde estava internado.
A biografia desse médico anestesiologista está no livro Florianenses Volume 3 e revela uma carreira de muito sucesso e reconhecimento nacional, inclusive com homenagens e premiações, ao longo de sua vida. Iniciou seus estudos em Floriano e em Baturité-Ceará, depois cursou o ginasial em São Raimundo Nonato, o científico em Belo Horizonte, MG e se formou em 08-12-1961, em medicina, pela Universidade Federal de Recife, PE e no ano seguinte fez residência em São Paulo.
Como anestesista, participou das duas primeiras cirurgias de transplante de coração do Brasil, realizadas no Hospital das Clínicas (FMUSP), em São Paulo, em 1968, integrante da equipe do professor doutor Euríclides de Jesus Zerbini. Nesta mesma equipe, conta o livro Florianenses, Dr. Pedro atuou como médico anestesista em cirurgia cardiopulmonares e de congênitos, no período de 1964 a 1985. Ele ainda se especializou como médico acupunturista, no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Notas sobre Teresinha Fialho dos Reis: Mudou-se para Petrolina. Trabalhou na Fundação SESP.
Notas sobre Adalberto Costa dos Reis: Mudou-se ainda jovem para São Paulo.
Notas sobre Maria José Fialho dos Reis: Professora do Grupo Escolar Álvaro Mendes, em Simplício Mendes – PI. Mudou-se para Petrolina –PE, onde se casou e continuou lecionando. Depois de aposentada foi morar em Recife.
Notas sobre Amaro Amadeu de Carvalho: Foi Vice-Prefeito por Marcolândia, PI no período 1993-1996. Em seguida foi eleito prefeito também por Marcolândia, no período 1997-2004.
Notas sobre Joaquim José de Carvalho: Foi eleito por 5 vezes Prefeito de Simões, PI (1972, 1982, 1992, 2000, 2004) .
Notas sobre Antônio Eugenio Marinho: Antonio e Etelvina, casaram-se no Distrito de São Gonçalo, atual município de Araripina, no dia 22/02/1930, na presença do Juiz Antônio de Barros Muniz.
Notas sobre Rodrigo Eugenio Sobrinho: Seus padrinhos: João Eugenio Marinho e Maria Joaquina da Conceição.
Notas sobre Otília Maria Fernandes Eugênio: Seu registro de nascimento foi feito no dia 11-11-1957 no Cartório de Guararapes-SP conforme informações da própria Otília.
Notas sobre Cecília dos Reis Modesto: Foi batizada pelo Padre Luiz Gonzaga em 01/01/1931. O Registro encontra-se no Livro de Batismo 06, 1928-1931 na página 135-verso, sob o nº 08. Seus padrinhos foram João Eugenio Marinho e Maria Joaquina da Conceição.
Notas sobre José Eugênio Sobrinho: Seus padrinhos são: Miguel Brás da Silva e Felisbela Maria da Conceição.
Notas sobre Luiz Eugênio Sobrinho: Foram seus padrinhos: João Tavares dos Reis e Âguida Maria de Oliveira.
Notas sobre Rosa Tavares dos Reis: Foi a própria Rosa que compareceu ao Cartório de Registros Civis de Araripina-PE no 19-07-1951 para fazer o seu registro de nascimento.
Notas sobre Conrado Lopes dos Reis: Faleceu de tuberculose. Não teve filhos.
Notas sobre Amélia Dias dos Reis: Batizada em 14 de agosto de 1904.
Notas sobre José Amâncio Lopes: Sítio Sossego, Simões - PI .
Notas sobre Amélia Dias dos Reis: Veja família de B.4.3.9
Notas sobre Modesto Lopes dos Reis: Veja família de B.1.2.1
Notas sobre Joaquim Lopes dos Reis: (segundo).
Notas sobre Manoel Clementino Rodrigues de Sousa: Jaicós – PI. Seu casamento com Ana Florência foi realizado em um desobriga na fazenda Arapuá.
Notas sobre Joaquim Lopes de Carvalho: Crahiba, Jaicós – PI.
Notas sobre Ana Safié Ramos de Carvalho: Casou-se com Joaquim em desobriga na fazenda Arapuá.
Notas sobre Antônio Lopes de Carvalho: Foram testemunhas Joaquim Antão de Carvalho Filho e Manoel Lopes de Carvalho. Sobradinho, Jaicós – PI. O casamento ocorreu em uma desobriga.
Notas sobre José Lopes de Carvalho: Foi batizado em desobriga na fazenda Caxoeira.
Notas sobre Martinha Mendes de Sousa: Batizada na Fazenda Fortaleza, sendo padrinhos Francisco Rodrigues de Sousa e Raimunda Maria da Vera Cruz.
Fazenda Peixe, Jaicós – PI.
Notas sobre José Antônio Lopes: Veja família de T.5.7.4.2
Notas sobre Ana Maria de Jesus: Não deixou filhos.
Notas sobre Manoel Lopes de Carvalho: Em 19-05-1856, na fazenda Poço do Boi, declarou ser possuidor de uma posse de terra na Fazenda Moreira, conforme consta no livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras.
Notas sobre José Antônio Lopes: Foi prefeito de Simões – PI, de 1963 a 1967.
Notas sobre Anna: Assento de óbito: “Aos quatorze de janeiro de mil oitocentos e setenta e dois, faleceu da vida presente Anna, com um anno de idade, filha legítima de Joaquim Lopes dos Reis e Carolina de tal, moradores na fazenda Canabrava desta freguesia, sendo sepultada no cemitério público desta Villa; e para constar mandei fazer este assento em que me assigno. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Manoel Clementino Rodrigues de Sousa: Jaicós – PI. Seu casamento com Ana Florência foi realizado em um desobriga na fazenda Arapuá.
Notas sobre Clementino Lopes dos Reis: Em 1854, tinha posse de terra na fazenda Tanque, conforme o Registro Paroquial de Terras de Jaicós, onde também consta que, em 12/05/1856, declarou, “como administrador de seus filhos Joaquim, Felipe, Josefa, Angelina, Antônia, Ana, Izabel e Maria”, que cada um deles possuía uma posse de terra na fazenda Curralinho.
Notas sobre Francisco Clementino de Sousa: Tabuleiro, Paulistana/PI.
Notas sobre Manoel Urbano de Sousa: Paulistana – PI.
Notas sobre Frutuosa Rodrigues do Ó: Paulistana/PI.
Notas sobre Patrício Urbano de Sousa: Paulistana – PI.
Notas sobre Ana Antônia Maria dos Anjos: Solteira.
Notas sobre Egídio Elias Neto: Barra Bonita, São Francisco de Assis-PI.
Notas sobre Felipe Tomás de Sousa: Paulistana – PI.
Notas sobre Valério José de Sousa: Foi batizado em desobriga na Fazenda Riacho do Meio. Foram padrinhos: Felipe Rodrigues de Sousa e Theresa Maria de Jesus.
Notas sobre Felipe Lopes dos Reis: Consta na Lista de Eleitores de Jaicós – 1876, com 37 anos de idade.
Notas sobre Luís Lopes dos Reis: Batizado em desobriga na fazenda Simões.
Notas sobre Manoel Clementino de Carvalho: Assento de batismo: “Aos dous de setembro de mil oitocentos e oitenta e dous, em desobriga na fazenda Varzinha desta freguesia, baptizei solenemente a Manoel, nascido a vinte e três de março deste anno, filho legítimo de Felipe Lopes dos Reis e Josefa Maria de Carvalho: forão padrinhos, Joaquim Luís de Carvalho e Dionísia Úrsula de Carvalho; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cõnego Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre João Francisco de Sousa: Foram testemunhas do casamento: Henrique de Sousa Rodrigues e Manoel Dias Gomes.
Notas sobre Maria: Foi batizada 20/11/1863, em desobriga na fazenda Peixe. Foram padrinhos o Capitão Felipe Benício Rodrigues e Maria Mendes de Sousa.
Notas sobre Joaquim Clementino dos Reis: Foram testemunhas do casamento: Henrique Francisco de Sousa e Norberto Rodrigues de Sousa.
Notas sobre Ana Florência Maria dos Anjos: Foi batizada em 23 de novembro de 1863. Foram padrinhos, Malaquias Rodrigues Coelho e Cristina Maria de Jesus.
Notas sobre Raimundo Gomes dos Santos: Após ficar viúvo, casou com Isabel.
Notas sobre Abel Tolentino de Sousa: Veja família de Tn.6.4.3.2.9
Notas sobre Sebastiana Francisca dos Reis: Lagoa do Juá.
Notas sobre Francisco Raimundo Gomes: Malhada da Argola.
Notas sobre Francisco Manoel Gomes: Malhada da Argola, São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Amélia Maria Gomes: Batateira, São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Félix Manoel Gomes: Cipoal - São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Nomeriana: Angical, São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Maria Brígida de Sousa: Batateira, São Francisco de Assis/PI.
Notas sobre Paulo Gerônimo Gomes: Realdade, São Francisco de Assis – PI.
Notas sobre Maria Sebastiana Coelho: Angical, São Francisco de Assis – PI.
Notas sobre Paulina Coelho Rodrigues: Realdade, São Francisco de Assis – PI.
Notas sobre José Felipe: Riacho do Arapuá, Acauã – PI.
Notas sobre Maria Neta dos Santos: Petrolina – PE.
Notas sobre Belfort Rodrigues da Cruz: Viúvo, casou-se em segundas núpcias, com Josefa Ana.
Notas sobre Raimundo Clementino dos Reis: Registro de batismo: "Aos dezessete de novembro de mil oitocentos sessenta e cinco, em desobriga na fazenda Barra desta freguesia de Jaicós, o Reverendo Coadjutor Ricardo Francisco de Lemos, batizou solenemente a Raimundo, filho de Joaquim Clementino dos Reis e Brígida Maria dos Anjos, nascido a dezessete de dezembro do ano passado; foram padrinhos José Rodrigues dos Santos e Higina Maria dos Anjos, por procuração; para constar, mandei fazer este assento que assino. O Vigário Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Laurinda Mendes de Sousa: Malhada da Argola, São Francisco de Assis - PI.
Notas sobre Euclides Tolentino de Sousa: Casou na casa do Conselho Municipal da Vila Paulista com sua prima Henriqueta Mendes de Sousa. Foram testemunhas Andrelino de Sousa Marques e Romuldo Sepúlveda Filho.
Notas sobre Abel Tolentino de Sousa: Faleceu vítima de uma hérnia.
Notas sobre Raimundo Gomes dos Santos: Veja família de T.6.4.1.1
Notas sobre Antônia Mendes de Sousa: Roçado, Acauã - PI.
Notas sobre Marcelino Elísio Rodrigues: Sem descendentes - Dormentes/PE.
Notas sobre Abel Elísio Rodrigues: Dormentes/PE.
Notas sobre Luis Francisco de Macedo: Viúvo de Adelaide, casou com a irmã dela, Laurinda.
Notas sobre Luis Francisco de Macedo: Viúvo de Adelaide, casou com a irmã dela, Laurinda.
Notas sobre Maria Brígida dos Anjos: Batizada durante uma desobriga na fazenda Brejo. Foram padrinhos: Alexandre Ferreira Gomes e Laurinda Maria dos Anjos.
Notas sobre José Moreira dos Santos: Fundador da cidade São Francisco de Assis do Piauí/PI.
Notas sobre Libório Andrelino de Souza: Faleceu em decorrência de um câncer de pulmão.
Notas sobre Heitor Gomes Ferreira: Iniciou sua carreira política em 1988, quando foi eleito vereador pelo partido PFL, no município de Conceição do Canindé-PI. Já no ano de 1996 foi candidato a prefeito de São Francisco de Assis do Piauí pelo PTB.
Quatro anos depois se candidatou a prefeito pelo PP, sendo derrotado pela segunda vez.. No ano 2004 se lançou candidato novamente pelo partido progressista sendo eleito prefeito de São Francisco de Assis do Piauí.
Em 2008 foi reeleito com 1.594 votos. Ficou dois anos no mandato sendo cassado em 2010.
Notas sobre Raimundo Gomes dos Santos: Veja família de T.6.4.1.1
Notas sobre Marcos Rodrigues Filho: Viúvo, casou com Zulmira.
Notas sobre Maria de Sousa: Faleceu de “estupor”, no lugar Retiro.
Notas sobre Maria Rosa dos Anjos: Faleceu depois de 1917, queimada enquanto acendia um fogo. O fogo pegou na barra da sua saia.
Notas sobre Angelina do Espírito Santo: Casou-se em 1950 na Igreja Católica.
Notas sobre Josefa Hornelina dos Anjos: Registro de batismo: "Aos vinte e seis de outubro de mil oitocentos e setenta e seis, na fazenda Peixe, desta freguesia o Reverendo Francisco Casimiro de Souza, baptizou solenemente a Ornelina, nascida a vinte e cinco de fevereiro deste ano, filha legítima de Joaquim Clementino dos Reis e Brígida Maria dos Anjos: forão padrinhos, Manoel Mariano de Sousa e Mariana Mendes de Sousa; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Noêmia Idalina de Jesus: Faleceu de parto.
Notas sobre Blandina Rodrigues Marques: Faleceu de parto.
Notas sobre Artur Elias de Sousa: Suicidou-se por enforcamento.
Notas sobre Claudete de Sousa Reis: Faleceu de coqueluche. Em virtude de a época ser de grandes enchentes e isolamento, não foi possível levá-la ao médico.
Notas sobre Joaquim Coelho Neto: Médico, atuou em Petrolina e na Região Norte do País.
Notas sobre Alexandre Rodrigues de Sousa: Casou-se durante uma desobriga na Fazenda Juazeiro.
Notas sobre Manoel Barbosa Neto: Possuía terras na Data Terra Nova.
Notas sobre José Leonel Lopes: Veja família de B.1.8.1
Notas sobre Ana Maria da Conceição: Foram Testemunhas do casamento: Henrique de Sousa Rodrigues (Henrique dos Patos) e Manoel Dias Gomes.
Notas sobre José: Padrinhos, Matias Ferreira Gomes e Izabel Maria da Conceição.
Notas sobre Francisco Antônio de Sousa: Faleceu tragicamente, conforme o seguinte registro: “Aos vinte e quatro dias do mês de dezembro de mil oitocentos e noventa e sete, nesta cidade de Jaicós, estado do Piauí, em meu cartório compareceu Ana Maria da Conceição, que declarou que no dia dezesseis do corrente mês, não pode dizer as horas, no lugar Faveiro, no Baixio denominado Coivara, faleceu seu filho de nome Francisco Antônio de Sousa, com vinte anos e quatro meses, solteiro, lavrador, natural deste estado, falecido assassinado por seu primo (dele falecido) José Antônio do Nascimento, de cacete e queimado em uma enorme fogueira, conforme foi encontrado pelo Subdelegado do terceiro distrito, filho legítimo de Antônio Francisco de Sousa, falecido e dela declarante e foi sepultado no cemitério particular da povoação S. Julião; do que para constar fiz este assento do que dou fé. Themístocles Theódulo da Silva”.
Notas sobre Alexandre Rodrigues de Sousa: Casou-se durante uma desobriga na Fazenda Juazeiro.
Notas sobre Maria Higina de Jesus: Foram testemunhas do seu casamento, Fulgêncio Lopes dos Reis e José Rodrigues da Paixão. Na ocasião, os pais de Higina já haviam falecido.
Notas sobre Manoel Lopes de Carvalho: Veja família de N.5.7
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 7 | 8 | 0 |
Netos | 55 | 56 | 5 |
Bisnetos | 169 | 132 | 18 |
Trinetos | 409 | 261 | 28 |
Tetranetos | 855 | 359 | 29 |
Pentanetos | 734 | - | - |
Totais | 2229 | 816 | 80 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...