Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre Herbert de Marathaoan Castelo Branco: Advogado formado em Fortaleza em 1939. Promotor público em Piripiri. Juiz de direito em Amarante, Altos e Luzilândia, no Piauí. Juiz de direito em Santa Quitéria, Assaré, Lavras de Mangabeira e Sobral, no Ceará. Desembargador no Ceará. Secretário de Segurança do estado do Piauí. Autor de Confesso que nasci quando tudo ainda estava por acontecer [2010], obra póstuma organizada por seu filho Homero Castelo Branco.
Notas sobre Homero Ferreira Castelo Branco Neto: O que sabe de saber, seu pai lhe ensinou. O que sabe fazer, o Piauí lhe ensinou. Na universidade aprendeu a verdade. No interior piauiense, viu a injustiça. Sempre esteve sob a égide da ação e da defesa de novas ideias, desde universitário. Estudou Economia na Universidade Federal do Ceará, onde participou ativamente de movimento estudantil na década de 60, sendo presidente do Diretório Acadêmico “Nogueira de Paula” da Faculdade de Ciências Econômicas; Presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará; membro do Conselho Universitário por dois anos, representando os estudantes universitários; membro da Comissão Central de Pesquisa; da Comissão Central de Ensino e da Comissão de Assuntos Econômicos para Estudo da Universidade Federal do Ceará. Por determinação do Conselho Universitário participou da comissão de Ampliação da Universidade Federal do Ceará (1966/1967). Estagiário da Superintendência do Desenvolvimento Econômico Cultural – SUDEC/Ceará; estagiário do ETENE – Banco do Nordeste do Brasil e do Departamento Estadual de Estatística DEE/Ceará. Tem Curso Intensivo de Cálculo e Estatística Geral Superintendência do Desenvolvimento Econômico e Cultural – SUDEC/Ceará; curso sobre Profissão de Administração Staff, Consultoria e Projeto – Universidade Federal do Ceará e Instituto de Pesquisa Rodoviária; especialização em Desenvolvimento Industrial (duração de 360 horas), no The Geórgia Institute of Technology – E.U.A. Administração Municipal Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, Nova Leon no México; concluiu o Ciclo de Extensão da Escola Superior de Guerra do Estado Maior das Forças Armadas – Rio de Janeiro. Diretor Comercial da Rádio Difusora de Teresina; redator do jornal O Liberal em Teresina. Economista da Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí; economista do Departamento de Ciências Econômicas do CCHL da Universidade Federal do Piauí. Professor do Liceu Industrial do Piauí e da Escola Técnica “Leão XIII”. Professor do curso de Formação Pedagógica para o pessoal docente do Ensino Técnico, das matérias: Introdução ao Desenvolvimento Econômico e Estatística Educacional da Diretoria do Ensino Industrial, Centro de Educação Técnica do Nordeste, com ação política voltada para discussão de novas propostas. Elege-se deputado estadual pela primeira vez em 1974, quando se integrou à Assembleia Legislativa do Piauí, exerceu o mandato seguidamente até o dia 1º de fevereiro de 2007.
Foi secretário de Planejamento do Município de Teresina, prefeito municipal de Teresina, subsecretário de Planejamento do Piauí’ secretário de Administração do Piauí, secretário de Fazenda do Piauí, secretário do Trabalho e Ação Social do Piauí. É cidadão honorário de 37 municípios piauienses e de Monterey no México. É condecorado em Nova Leon no México e Amarante de Portugal. Tem medalha do Mérito Legislativo, outorgada pela Assembleia Legislativa do Piauí; do Mérito Municipalista Piauiense, outorgada pela Associação Piauiense de Municípios; personalidade Cultural do Século, outorgada pela Academia de Letras da Região de Sete Cidades; sócio benemérito da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí; Medalha de honra ao mérito “Heróis do Jenipapo” outorgado pela Prefeitura e Câmara Municipal de Campo Maior; Sócio honorário da Academia Campo-maiorense de Artes e Letras, por sua valorosa produção literária, Medalha do Mérito Conselheiro José Antônio Saraiva, outorgada pela Prefeitura Municipal de Teresina; Medalha Mérito Legislativo, outorgado pela Câmara Municipal de Teresina; Homenagem Especial da Assembleia Legislativa do Piauí em reconhecimento da valiosa participação nos trabalhos da Assembleia Constituinte de 1989. Certificado de reconhecimento da Associação Internacional de Lions Clubes; Láurea do Mérito cultural Firmino Teixeira do Amaral, da União Brasileira de Escritores do Piauí; Colaborador Emérito do Exército – 3o Batalhão de Engenharia e Construção, Honra ao Mérito em reconhecimento pelos serviços prestados à Comissão de Desenvolvimento Econômico do Estado (CODESE), passo inicial da consolidação do Sistema Estadual de Planejamento; Mérito Cultural Poeta Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva; Mérito Cultural Bitorocara da Secretaria de Educação e Cultura de Campo Maior; Ordem do Mérito Pelicano de Ouro Lojas Maçónicas “Acácia Teresinense” e “Acácia Teresina II”; Comenda Cayru da Loja Maçónica “Fraternidade Campo-maiorense”; Prêmio “Francisco Pereira”, da Academia Piauiense de Mestres Maçons (categoria Literatura e Civismo); participou da III Jornada de Integração Parlamentar Luso-Brasileira, realizada em Portugal e de vários outros seminários nacionais e internacionais. É maçom, foi orador, primeiro vigilante e venerável da loja maçônica “Caridade II”; Honra ao Mérito Parlamentar pela Grande Loja Maçônica do Piauí; Nome do plenário da Câmara Municipal de Marcolândia – Piauí; presidente do Jockey Club do Piauí; presidente do Lions Clube Teresina “Afonso Mafrense”. A produção literária de Homero é vasta e variada. São poucos os autores que conseguem, através da escrita, retratar com tanta fidelidade e leveza seus personagens. Parece até que você está assistindo ao desenrolar dos fatos onde o leitor imagina até o cenário onde acontecem. Escreveu e publicou vários livros.
É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí; da Academia de Letras do Vale do Longá; da Academia de Letras do Médio Parnaíba, da Academia de Ciências do Piauí e da Academia de Letras e Artes de Floriano e Vale do Parnaíba (ALBEARTES); membro efetivo e perpétuo da cadeira nº 31 – Patrono João Crisóstomo da Rocha Cabral, da Academia Piauiense de Letras; Membro do Conselho Universitário da Universidade do Estado do Piauí – representando a Academia Piauiense de Letras; autor da lei que inclui o dia 13 de março de 1823 na bandeira do estado do Piauí e da criação de oito municípios. Casado com Hilma Martins Castelo Branco com quem tem três filhos: Geraldo, Verônica e Hosana Karinne e quatro netos. Católico apostólico romano, embora negligente participante. Gosta dos deuses pagãos para quem tem cantado em suas odes, mas não conta com eles para o dia da morte, que teme como uma noite sem madrugada.
Fonte: https://www.academiapiauiensedeletras.org.br/homero-ferreira-castelo-branco-neto/
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 1 | 1 | 0 |
Netos | 3 | 2 | 0 |
Bisnetos | 2 | - | - |
Totais | 6 | 3 | 0 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...