Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre Josefa Rodrigues de Santana: Na maioria dos livros consta Josefa Rodrigues de Santana; no entanto, no assento de batismo, de 1788 (em que foi madrinha), seu nome foi escrito como Josefa Rodrigues do Nascimento. Ela já era casada em 10.07.1771, quando foi madrinha de batismo, com o seu esposo Martinho Lopes dos Reis. Considerando-se que as mulheres se casavam em torno dos 15 aos 18 anos, então deve ter nascida entre 1754 a 1755.
Proprietários das fazendas Mamonas e Caldeirão, ambas no riacho das Mamonas, que em 1762 pertenciam a Antônio Rabello, que foi o povoador. "A fazenda Mamonas, com quatro léguas de comprimento e três de largura, e a fazenda Caldeirão, com três léguas de comprido e três de largura". Mamonas - Jaicós-PI. Conforme registro assinado pelo padre João José Caetano, "em 10 de julho de 1771, em desobriga na fazenda das Mamonas da Ribeira do Itaim, foi batizada Maria, filha de José Pinto e de Maria Fernandes; foram padrinhos Martinho Lopes dos Reis e sua mulher Josefa Rodrigues".
Notas sobre Martinho Lopes dos Reis: Segundo com esse nome.
Notas sobre José Lopes dos Reis: Proprietário da fazenda Tanque (1820).
Notas sobre Ana Maria de Jesus: Sepultada no Cemitério particular dos Simões.
Notas sobre João Lopes dos Reis: Nasceu em 1875, conforme o seguinte registro: "Aos vinte e seis de novembro de mil oitocentos e setenta e cinco, em desobriga na fazenda Simões, baptizei solenemente a João, nascido a vinte e sete de agosto deste anno, filho legítimo de José Lopes dos Reis e Anna Maria de Jesus: forão padrinhos, Victório Pereira dos Santos e Theófila Maria de Jesus; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Josefa Maria da Purificação: Batizada conforme o seguinte registro:
"Aos vinte e seis dias de agosto de mil sete centos e oitenta e oito na fazenda da Boa Esperança desta freguesia de Nossa Senhora da Vitoria de Oeiras do Piauhy, Bispado do Maranhão, em desobriga batizou solemnemente o Vigario Encomendado, que foi deta Igreja, o Padre Henrique Joze da Silva, e poz os santos óleos a Josefa, nascida aos vinte e cinco dias de março do mesmo anno, filho legitimo do Capitão Marcos Francisco de Araujo Costa, e Dona Maria Rodrigues de Sant-Anna, moradores na referida fazenda da Boa Esperança; foram padrinhos Manoel de Souza Martins, solteiro e sua irman Dona Jozefa de Souza de Sant-Anna, por procuração que apresentou Dona Anna Francisca de Jesus, do que para constar mandei fazer este assento, que assignei. O Coadjutor Joze Francisco Pinto da Costa."
Notas sobre Galdina Augusta dos Santos: Veja família de T.6.2.4.1
Notas sobre Galdina Augusta dos Santos: Veja família de T.6.2.4.1
Notas sobre Manoel Clementino de Sousa Martins II: Foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.
Notas sobre Maria Elvina de Carvalho Irmã: Faleceu em consequência de parto.
Notas sobre Leonor Maria de Jesus: Foi batizada em 8 de dezembro de 1863.
Notas sobre Ana Maria do Rosário e Souza: (ou Ana Teresa de Jesus).
Notas sobre Aderson Herluz Reis: Faleceu solteiro, em Crateús, onde era juiz de direito.
Notas sobre Izabel Maria Rodrigues: Era viúva de Francisco quando casou com Ciineas.
Notas sobre Joaquim Rodrigues de Macedo: Seu nome é citado como padrinho, no seguinte registro: “Aos 31 de janeiro de mil oitocentos e setenta e seis, em desobriga na fazenda Boa Esperança, desta freguesia de Jaicós, baptizei solenemente a Satyro, nascido a doze do corrente mês, filho legítimo de Bonifácio José Fernandes e Clarinda Mendes de Carvalho; forão padrinhos Joaquim Rodrigues de Macêdo e Delmira Anna de Jesus; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Antônio Rodrigues de Macedo: Em 19 de maio de 1856, em declaração firmada na fazenda Poço do Boi, informou que possuía uma posse de terra na Fazenda Moreira, havida por herança.
Notas sobre Alfredo Rodrigues de Macedo: Juntamente com sua irmã Cherobina, foi padrinho no seguinte batizado: “Aos 31 de janeiro de mil oitocentos e setenta e seis, em desobriga na fazenda Boa Esperança, desta freguesia de Jaicós, baptizei solenemente a Angelo, nascido a sinco de outubro do ano passado, filho legítimo de Romão Pereira da Costa e Alexandrina Maria de Jesus: forão padrinhos, Alfredo Rodrigues de Macêdo e Cherobina Rodrigues de Macedo; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Modesto Lopes dos Reis: Registro de nascimento: "Aos três de setembro de mil oitocentos e oitenta e um, em desobriga na fazenda Queimada Grande desta freguesia, baptizei solenemente a Modesto, nascido a quinze de junho deste anno, filho legítimo de Izidoro Lopes dos Reis e Francelina da Siva Martins: forão padrinhos, Luís Lopes dos Reis e Joaquina Maria do Espírito Santo; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Izidro Lopes dos Reis: No seguinte registro, foi citado como padrinho: : "Aos vinte e seis de novembro de mil oitocentos e setenta e cinco, em desobriga na fazenda Simões, baptizei solenemente a Raimundo, nascido a seis de setembro deste anno, filho legítimo de Francisco Athanásio Serio e Maria Josefa de Jesus: forão padrinhos, Isidro Lopes dos Reis e Jesuína Maria de Jesus; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre José Leonel Lopes: Batizado em 25 de maio de 1867, em desobriga no Caldeirãozinho, freguesia de Jaicós, sendo padrinhos, José Manoel dos Reis e Ana Maria de Jesus.
Notas sobre Raimundo Lopes dos Reis: Foi identificado em outubro de 2023, na Lista de Eleitores de Jaicós – 1876, onde aparece os nomes dos pais.
Notas sobre João Lopes dos Reis: Faleceu de uma picada de cobra. Foi sepultado no cemitério do Povoado Simões, da fazenda Caldeirão. Simões - PI.
Notas sobre Josefa Ângela de Jesus: Teor do Registro de Batismo: "Aos sete de setembro de mil oitocentos e oitenta e um, em desobriga na fazenda Caldeirão, desta freguesia, baptizei solenemente a Josefa, nascida a trinta e um de outubro do ano passado, filha legítima de Arnaldo Lopes dos Reis e Ângela Maria de Jesus: forão padrinhos, Martinho José de Moraes e sua mulher Higina Maria de Jesus; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Emília Joaquina dos Humildes: De Cavalo Morto, Ingá, Paulistana - PI.
Notas sobre Ana Joaquina de Carvalho: Registro de batismo:
“Aos dezenove de outubro de mil oitocentos e sessenta e cinco, em desobriga na fazenda Caldeirãozinho desta freguesia de Jaicós o Reverendo Coadjutor Ricardo Francisco de Lemos baptizou solemnemente a Anna, filha natural de Fulgêncio Lopes dos Reis e de Maria do Carmo e Silva, nascida a dezenove de setembro deste anno, foram padrinhos Martinho José de Moraes e Maria Higina de Jesus, e para constar mandei fazer este assento em que assigno. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre José Lopes dos Reis: Foram testemunhas de seu casamento: Henrique Lopes dos Reis e Joaquim Lopes dos Reis.
Notas sobre Raimunda Maria de Jesus: (segundo).
Notas sobre João Fulgêncio dos Reis: Era viúvo quando casou-se com Ana Raimunda.
Notas sobre Ana Raimunda da Conceição: Faleceu no parto de sua filha Ana Raimunda.
Notas sobre João Rodrigues dos Reis: Foram seus padrinhos: Elias Fialho dos Reis e Ana Rodrigues do Nascimento.
Notas sobre Fernando Rodrigues dos Reis: Tanque, Simões – PI.
Notas sobre Ana Raimunda dos Reis: Casou-se no religioso a 05-03-1960, em Teresina, Piauí, Brasil.
Notas sobre Florêncio Lopes dos Reis: Foi identificado por meio da Lista de Eleitores de Jaicós – 1876, onde está como filho de Joaquim Lopes dos Reis e “Ana Florência”, residente no lugar Ararype.
Notas sobre Ana Rodrigues do Nascimento: Faleceu pouco tempo depois de casada. Teve uma filha.
Notas sobre Maria Benício Costa: Simplício Mendes - PI.
Notas sobre Conrado Lopes dos Reis: Faleceu de tuberculose. Não teve filhos.
Notas sobre Amélia Dias dos Reis: Batizada em 14 de agosto de 1904.
Notas sobre José Amâncio Lopes: Sítio Sossego, Simões - PI .
Notas sobre Amélia Dias dos Reis: Veja família de T.3.5.3.9
Notas sobre Modesto Lopes dos Reis: Veja família de T.3.2.2.1
Notas sobre Joaquim Lopes dos Reis: (segundo).
Notas sobre Manoel Clementino Rodrigues de Sousa: Jaicós – PI. Seu casamento com Ana Florência foi realizado em um desobriga na fazenda Arapuá.
Notas sobre Joaquim Lopes de Carvalho: Crahiba, Jaicós – PI.
Notas sobre Ana Safié Ramos de Carvalho: Casou-se com Joaquim em desobriga na fazenda Arapuá.
Notas sobre Antônio Lopes de Carvalho: Foram testemunhas Joaquim Antão de Carvalho Filho e Manoel Lopes de Carvalho. Sobradinho, Jaicós – PI. O casamento ocorreu em uma desobriga.
Notas sobre José Lopes de Carvalho: Foi batizado em desobriga na fazenda Caxoeira.
Notas sobre Martinha Mendes de Sousa: Batizada na Fazenda Fortaleza, sendo padrinhos Francisco Rodrigues de Sousa e Raimunda Maria da Vera Cruz.
Fazenda Peixe, Jaicós – PI.
Notas sobre Ana Maria de Jesus: Não deixou filhos.
Notas sobre Manoel Lopes de Carvalho: Em 19-05-1856, na fazenda Poço do Boi, declarou ser possuidor de uma posse de terra na Fazenda Moreira, conforme consta no livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras.
Notas sobre Anna: Assento de óbito: “Aos quatorze de janeiro de mil oitocentos e setenta e dois, faleceu da vida presente Anna, com um anno de idade, filha legítima de Joaquim Lopes dos Reis e Carolina de tal, moradores na fazenda Canabrava desta freguesia, sendo sepultada no cemitério público desta Villa; e para constar mandei fazer este assento em que me assigno. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Manoel Clementino Rodrigues de Sousa: Jaicós – PI. Seu casamento com Ana Florência foi realizado em um desobriga na fazenda Arapuá.
Notas sobre Clementino Lopes dos Reis: Em 1854, tinha posse de terra na fazenda Tanque, conforme o Registro Paroquial de Terras de Jaicós, onde também consta que, em 12/05/1856, declarou, “como administrador de seus filhos Joaquim, Felipe, Josefa, Angelina, Antônia, Ana, Izabel e Maria”, que cada um deles possuía uma posse de terra na fazenda Curralinho.
Notas sobre Francisco Clementino de Sousa: Tabuleiro, Paulistana/PI.
Notas sobre Valério José de Sousa: Foi batizado em desobriga na Fazenda Riacho do Meio. Foram padrinhos: Felipe Rodrigues de Sousa e Theresa Maria de Jesus.
Notas sobre Felipe Lopes dos Reis: Consta na Lista de Eleitores de Jaicós – 1876, com 37 anos de idade.
Notas sobre Luís Lopes dos Reis: Batizado em desobriga na fazenda Simões.
Notas sobre Manoel Clementino de Carvalho: Assento de batismo: “Aos dous de setembro de mil oitocentos e oitenta e dous, em desobriga na fazenda Varzinha desta freguesia, baptizei solenemente a Manoel, nascido a vinte e três de março deste anno, filho legítimo de Felipe Lopes dos Reis e Josefa Maria de Carvalho: forão padrinhos, Joaquim Luís de Carvalho e Dionísia Úrsula de Carvalho; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cõnego Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre João Francisco de Sousa: Foram testemunhas do casamento: Henrique de Sousa Rodrigues e Manoel Dias Gomes.
Notas sobre Maria: Foi batizada 20/11/1863, em desobriga na fazenda Peixe. Foram padrinhos o Capitão Felipe Benício Rodrigues e Maria Mendes de Sousa.
Notas sobre Joaquim Clementino dos Reis: Foram testemunhas do casamento: Henrique Francisco de Sousa e Norberto Rodrigues de Sousa.
Notas sobre Ana Florência Maria dos Anjos: Foi batizada em 23 de novembro de 1863. Foram padrinhos, Malaquias Rodrigues Coelho e Cristina Maria de Jesus.
Notas sobre Raimundo Clementino dos Reis: Registro de batismo: "Aos dezessete de novembro de mil oitocentos sessenta e cinco, em desobriga na fazenda Barra desta freguesia de Jaicós, o Reverendo Coadjutor Ricardo Francisco de Lemos, batizou solenemente a Raimundo, filho de Joaquim Clementino dos Reis e Brígida Maria dos Anjos, nascido a dezessete de dezembro do ano passado; foram padrinhos José Rodrigues dos Santos e Higina Maria dos Anjos, por procuração; para constar, mandei fazer este assento que assino. O Vigário Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Laurinda Mendes de Sousa: Malhada da Argola, São Francisco de Assis - PI.
Notas sobre Maria Brígida dos Anjos: Batizada durante uma desobriga na fazenda Brejo. Foram padrinhos: Alexandre Ferreira Gomes e Laurinda Maria dos Anjos.
Notas sobre Maria Rosa dos Anjos: Faleceu depois de 1917, queimada enquanto acendia um fogo. O fogo pegou na barra da sua saia.
Notas sobre Josefa Hornelina dos Anjos: Registro de batismo: "Aos vinte e seis de outubro de mil oitocentos e setenta e seis, na fazenda Peixe, desta freguesia o Reverendo Francisco Casimiro de Souza, baptizou solenemente a Ornelina, nascida a vinte e cinco de fevereiro deste ano, filha legítima de Joaquim Clementino dos Reis e Brígida Maria dos Anjos: forão padrinhos, Manoel Mariano de Sousa e Mariana Mendes de Sousa; e para constar mandei abrir este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho".
Notas sobre Alexandre Rodrigues de Sousa: Casou-se durante uma desobriga na Fazenda Juazeiro.
Notas sobre José Leonel Lopes: Veja família de T.3.2.8.1
Notas sobre Ana Maria da Conceição: Foram Testemunhas do casamento: Henrique de Sousa Rodrigues (Henrique dos Patos) e Manoel Dias Gomes.
Notas sobre José: Padrinhos, Matias Ferreira Gomes e Izabel Maria da Conceição.
Notas sobre Francisco Antônio de Sousa: Faleceu tragicamente, conforme o seguinte registro: “Aos vinte e quatro dias do mês de dezembro de mil oitocentos e noventa e sete, nesta cidade de Jaicós, estado do Piauí, em meu cartório compareceu Ana Maria da Conceição, que declarou que no dia dezesseis do corrente mês, não pode dizer as horas, no lugar Faveiro, no Baixio denominado Coivara, faleceu seu filho de nome Francisco Antônio de Sousa, com vinte anos e quatro meses, solteiro, lavrador, natural deste estado, falecido assassinado por seu primo (dele falecido) José Antônio do Nascimento, de cacete e queimado em uma enorme fogueira, conforme foi encontrado pelo Subdelegado do terceiro distrito, filho legítimo de Antônio Francisco de Sousa, falecido e dela declarante e foi sepultado no cemitério particular da povoação S. Julião; do que para constar fiz este assento do que dou fé. Themístocles Theódulo da Silva”.
Notas sobre Alexandre Rodrigues de Sousa: Casou-se durante uma desobriga na Fazenda Juazeiro.
Notas sobre Maria Higina de Jesus: Foram testemunhas do seu casamento, Fulgêncio Lopes dos Reis e José Rodrigues da Paixão. Na ocasião, os pais de Higina já haviam falecido.
Notas sobre Manoel Lopes de Carvalho: Veja família de B.3.6.7
Notas sobre Martinho Lopes dos Reis Filho: De Fazenda Tarau, Floriano - PI.
Notas sobre Ana Maria Marques dos Reis: De Fazenda Tarau, Floriano - PI.
Notas sobre Ana Maria de Jesus: Casou com Manuel Marques dos Reis. Água Branca- Petrolina-PE.
Notas sobre Antônio Marques dos Reis: Foi vigário de Manga e de Floriano no período de cinquenta e dois anos e oito meses.
Notas sobre Nicolau Marques dos Reis: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Antônia Francisca de Jesus: Quando casou com Francisco, ele estava viúvo de sua primeira esposa.
Notas sobre Francisco Marques dos Reis: É citado no seguinte registro: "Aos vinte e cinco dias do mez de Agosto de mil oito centos trinta e quatro, andando em desobriga nesta freguesia de Nossa Senhora da Victoria da Cidade de Oeiras Bispado do Maranhão, batizei solenemente e pus os Santos Olhos a Raimunda Parda com três mezes de nascida, filha Natural de Theodoria escrava de Francisco Marques dos Reis, forão Padrinhos Manoel Pereira de Novaes e Valentina Maria, e para constar mandei fazer este Termo em que assigno. Vigário Encomendado Francisco de Paula da Silva".
Em outro registro, da mesma época, seu nome aparece como Francisco Marques de Sant’Anna: "Aos vinte e sete dias do mez de Agosto de mil oito centos trinta e quatro, andando em desobriga nesta freguesia de Nossa Senhora da Victoria da Cidade de Oeiras Bispado do Maranhão, batizei solenemente e pus os Santos Olhos a Anna branca, com quatro meses de nascida, filha legítima de Luis dos Santos Xavier e de Joaquina Theodora dos Santos, forão padrinhos Francisco Marques de Sant’Anna, e Ana Ricta Lina de Jesus; e para constar mandei fazer este Termo em que assignei. O Vigário Encomendado Francisco de Paula da Silva".
Notas sobre Valentim Marques dos Reis: Registro de batismo: "Aos vinte e cinco dias do mez de agosto de mil oito centos trinta e quatro, andando em desobriga nesta Freguezia de Nossa Senhora da Victoria da Cidade de Oeiras Bispado do Maranhão, batizei solenemente e pus os Santos Óleos a Valentim, branco, com dez mezes de nascido, filho legítimo de Francisco Marques dos Reis e de D. Ana Ricta de Jesus, forão Padrinhos o Capitão João Batista Ribeiro e D. Maria Josefa de Jesus, e para constar mandei fazer este termo, em que assigno. O Vigário Encomendado Francisco de Paula da Silva".
Notas sobre Manoel Clementino de Sousa Martins II: Foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.
Notas sobre Raimundo Marques dos Reis: Foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.
Seu nome constava, neste trabalho, como Raimundo Marques Ferreira de Carvalho, entretanto, foi citado com a sua irmã, no seguinte batismo, ocorrido na Fazenda Palmeira, em 20 de novembro de 1840: “... Baptizei solenemente e pus os Santos Oleos ao Innocente Mariano, com um ano de nascido, filho natural de Anna Micaela, forão Padrinhos Raimundo Marques dos Reis, e Dona Ana Maria de Carvalho. ...”
Notas sobre Joaquim Marques dos Reis: Foram padrinhos no seguinte batismo:
“Aos vinte e sete dias do mês de junho de mil oito centos quarenta e dous em Desobriga na fazenda Caxoeira nesta Freguesia de Nossa Senhora da Victoria do Piauhi Bispado de São Luis do Maranhão Baptizei Solemnemente e pus os Santos Oleos ao Innocente Gualdino pardo com dous mezes de nascido filho nactural de Juliana Maria do Nascimento, forão seos Padrinhos Joaquim Marques dos Reis, e Thereza Maria de Jesus; E para constar mandei fazer este Termo que assignei. João de Souza Martins – Vigario Collado”.
Notas sobre Maria: Registro de batismo:
“Aos dez dias do mez de setembro de mil e oito centos, na fazenda da Agoa branca desta freguesia de Nossa Senhora da Vitória, em desobriga, baptizei solenemente a Maria, filha legítima de Manoel Marques dos Reis e Anna Maria, forão padrinhos Manoel do Nascimento e sua mulher Clemencia de tal, de que para constar mandei fazer este Assento em que me assignei. Mathias Pereira da Costa – Coadjutor”.
Notas sobre Raimunda Maria: Registro de batismo:
“Aos dezesseis dias do mês de julho de mil oitocentos e nove em desobriga nesta fazenda do Sucuriú freguesia de Nossa Senhora da Vitória da cidade de Oeiras, Bispado de São Luís do Maranhão, de licença minha batizou solenemente e pôs os Santos Óleos o Padre Francisco Machado de Sousa a párvola Raymunda Maria, nascida a seis de novembro do anno pretérito de mil oito centos e oito, filha legítima de Manoel Marques dos Reis e Anna Maria de Jesus, neta paterna de Miguel ... de Souza e Anna Maria da Conceição e materna de José Rodrigues Coelho e Crystina Maria de Jesus, forão padrinhos José Rodrigues Coelho seu avô, e Brizida Maria de Jesus sua tia, do que para constar mandei fazer este termo em que me assigno. Frei Cosme Damião da Costa”.
Notas sobre Josefa Maria de Jesus: Mamonas, Jaicós – PI.
Notas sobre Elias de Sousa Martins: Comandante Superior da Guarda Nacional. Foi sepultado na capela do Cemitério do Santíssimo Sacramento, em Oeiras.
Segundo declaração que consta na fl 117v do Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras, datada de 20 de abril de 1856, possuía uma posse de terra na fazenda das Tranqueiras, havida por herança.
Notas sobre Justina: Registro de batismo: “Aos dezesseis dias do mês de maio de mil oito centos quarenta e três, em desobriga na fazenda Tranqueira, nesta freguesia de Nossa Senhora da Victoria do Piauhi Bispado do Maranhão, com licença minha o Reverendo Frei Dorotheo Missionário baptizou Solemnemente e pois os Santos Oleos a Justina: branca com cinco meses, filha legítima de Elias de Souza Martins e de Maria Josefa da Purificação; forão Padrinhos Manoel Raimundo dos Santos, por procuração de Francisco Raimundo dos Santos, e Anna Joaquina dos Santos declaro que este baptizado foi feito na fazenda Cana brava. E para constar mandei fazer este termo que assigno. João de Souza Martins – Vigário Collado”.
Notas sobre Jesuino José de Freitas: Bacharel em Direito, Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Notas sobre João: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Carlota: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Arão: Faleceu ainda criança.
Notas sobre Galdina Augusta dos Santos: Ficou viúva e casou com o cunhado, irmão do seu primeiro marido.
Notas sobre Francisco Galdino de Sousa Ramos: (segundo).
Notas sobre Alexandre Lopes dos Reis: Poço do Boi, Jaicós - PI.
Notas sobre Maria Joaquina da Anunciação: Poço do Boi, Jaicós – PI.
Notas sobre Carlos Lopes dos Reis: Faleceu sem deixar filhos. Residia em Malhada Grande, Jaicós - PI.
Notas sobre Justino Antônio dos Reis: Caridade do Piauí.
Notas sobre José Antônio dos Reis: Morro de Dentro, Data Poções, Jacobina do Piauí.
Notas sobre Júlio Lopes dos Reis: Malhada Grande da Fazenda Poço do Boi, Jaicós – PI.
Notas sobre Ana Raimunda de Jesus: Casou-se em casa de residência do Capitão Júlio Lopes dos Reis.
Notas sobre Eduardo Lopes dos Reis: Patos do Piauí.
Notas sobre José Lopes dos Reis: Patos do Piauí.
Notas sobre Cândido Lopes dos Reis: Conforme seu registro de óbito, faleceu em consequência de mordidura de cobra cascavel.
Notas sobre Rosenda Maria do Carmo: Sua existência era desconhecida até janeiro de 2021, quando foi encontrado o seguinte registro:
“Aos quinze de junho de mil oitocentos e setenta e oito, faleceu da vida presente Rosenda Maria do Carmo, com dezesseis anos de idade, filha legítima de Salustiano Lopes dos Reis e Ana Joaquina do Espírito Santo moradores na fazenda Malhada Grande desta freguesia; foi sepultada no cemitério público desta Villa nos dezesseis do mesmo mês; e para constar mandei fazer este assento em que me assigno. Cônego Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Joaquim: “Aos vinte e nove de maio de mil oitocentos sessenta e sete, em desobriga na fazenda Alagadeiro, desta freguesia de Jaicós, batizei solenemente a Joaquim, filho legítimo de Salustiano Lopes dos Reis e Ana Joaquina do Espírito Santo, nascido a nove de setembro de sessenta e quatro, foram padrinhos Francisco José Gomes e Maria Izabel de Jesus e para constar mandei fazer este assento em que assino. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Francisco de Sales Lopes dos Reis: “Aos vinte e nove de maio de mil oitocenotos sessenta e sete, em desobriga na fazenda Alagadeiro, desta freguesia de Jaicós, batizei solenemente a Francisco, filho legítimo de Salustiano Lopes dos Reis e Ana Joaquina do Espírito Santo, nascido a vinte e nove de janeiro do ano passado, foram padrinhos o Tenente-Coronel Manoel Clementino de Sousa Martins e Dona Maria Josefa Clementino de Sousa, por procuração; e para constar mandei fazer este assento em que assino. O Vigário Claro Mendes de Carvalho”.
Notas sobre Manoel José dos Reis: Gêmeo de João José.
Notas sobre João José dos Reis: Gêmeo de Manoel José.
Notas sobre José Nicolau de Sousa: Foi vereador, ocupando a presidência da Câmara Municipal, depois foi vice-prefeito e prefeito (período de 1977 a 1982, quando foi construída uma das mais importantes obras do município, o Açude Tiririca, inaugurado com a presença do então presidente da República, João Figueiredo) em Jaicós-PI.
Notas sobre José Florêncio Alves da Luz: De Jaicós - PI.
Notas sobre Justino Rodrigues da Luz: Foi por diversas vezes prefeito de Picos-PI.
Notas sobre Cicero Rodrigues da Luz: Ex-Deputado Estadual pelo Piauí, ex-prefeito de Jaicós (PI) e ex-presidente da UDN no Piauí, pai do deputado federal Dr. Marcelo de Souza Luz.
Dr. Cícero foi um dos mais antigos médicos desta cidade, daqueles considerados médicos de família, dedicado, verdadeiro sacerdote da medicina. Foi o médico de Dom Avelar e de Mons. Ângelo Sampaio, sendo de ambos muitos amigos. Católico praticante, de eucaristia diária e terço em família todas as noites. Casou-se com a única filha do Dr. Souza Filho, Maria de Lourdes, com quem teve 06 filhos.
Foi médico da Leste Brasileiro, e muitas noites saía conduzido por trole para atender pacientes ao longo da Estrada de Ferro Petrolina-Teresina, no Km 30, 40, 50, etc... sem contar com nada a não ser os próprios instrumentos, sendo que às vezes, a depender da gravidade do caso, passava dias lá até sanar a doença. Tirava dinheiro do bolso para dar aos clientes, no consultório, quando estes não tinham o mínimo poder aquisitivo, a fim de salvar-lhes a vida, mormente se se tratava de criancinha. Conseguiu a duras penas formar-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia. Saía de Jaicós (sua terra natal, no Piauí) a cavalo, em cujo lombo passava 20 a 25 dias até Petrolina (na temporada de chuva a viagem prolongava-se mais ainda, pelos atoleiros). Daqui atravessava a paquete até Juazeiro onde tomava o trem, para mais dois dias de viagem, até Salvador. Foi um diploma suado.
Devoto de Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, como médico e como cidadão, viveu para servir.
FONTE: Cronologia Histórico-cultural de Petrolina, por Martha Luz
Notas sobre Maria de Lourdes de Souza Luz: De Petrolina - PE.
Notas sobre Maria da Anunciação de Carvalho: Foi sepultada dentro da Capela do cemitério do lugar Várzea Grande, da Fazenda Peixe. Malhada Vermelha, Fazenda Boa Vista, Jaicós - PI.
Notas sobre Manoel Lopes dos Reis: Faleceu solteiro.
Notas sobre Marcos Rodrigues de Macedo: (segundo).
Notas sobre Belizia: Assento de óbito: “Belizia, filha de Alexandre Lopes dos Reis, e de sua mulher Maria Joaquina falliceo de sezões na tenra idade de três anos, e foi sepultado o seo cadáver envolto com hábito branco nesta Matriz do arco para cima aos vinte, e cinco de março de mil e oito centos, e trinta, e cinco, e por mim encomendado; e para constar fiz este assento, que assignei. O Vigario Antônio da Silva Pereira Camêllo Pessôa”.
Notas sobre Arnaldo Mendes de Carvalho: Em 31 de maio de 1856, possuía oito posses de terras, segundo declarações constantes do Livro de Registro Paroquial de Terras de Jaicós–PI, sendo:
– Uma na fazenda Boa Esperança, limitando-se com as fazendas, ao Nascente com a Canabrava, ao Poente com a Capivara, ao Norte com a São João e ao Sul com a Serra;
– Uma na fazenda Caldeirão, limitando-se ao Nascente com a Serra Grande, ao Poente com a Mamonas, ao Norte com a Serra e ao Sul com a do Salgado.
– Uma na fazenda Jatobá, limitando-se com as fazendas, ao Nascente com a São Bento, ao Poente com Ambrósio, ao Norte com as Gerais e ao Sul com a Vila.
– Cinco na fazenda São Bento, limitando-se com as fazendas, ao Nascente com a São João, ao Poente com Jatobá, ao Norte com Cocos e ao Sul com Sítio.
Notas sobre Rosendo Mendes de Carvalho: Registro de óbito: "Aos vinte e quatro de setembro de mil oitocentos e setenta, fallecêo da vida presente Rosendo Mendes de Carvalho, com dezenove anos de idade, filho legítimo do Tenente Coronel Arnaldo Mendes de Carvalho e Dona Cândida Maria da Purificação, moradores na fazenda São Bento desta freguesia, sendo sepultado no cemitério público desta Villa; e para constar mandei fazer este assento em que me assigno. OO Vigário Claro Mendes de Carvalho. Fazenda São Bento, Jaicós – PI."
Notas sobre Argemiro Almeida Freitas de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Hamilton Almeida Freitas de Carvalho: Faleceu solteiro.
Notas sobre Marieta Almeida Freitas de Carvalho: Faleceu solteira.
Notas sobre Jovina Mendes de Carvalho: Faleceu solteira.
Notas sobre Ana Lopes dos Reis: Batizada em 04-11-1794, na fazenda Mamonas, sendo padrinhos, Francisco Ribeiro de Almeida e Ana Joaquina de Santana.
Notas sobre Antônio Lopes dos Reis: Foi batizado na fazenda Mamonas, em 12-03-1792, sendo padrinhos, Marcos Francisco de Araújo Costa e sua mulher Maria Rodrigues.
Notas sobre Antônio Lopes dos Reis: Consta na Lista de Eleitores de Jaicós – 1876, com 28 anos de idade, residente na Malhada Grande.
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 10 | 10 | 0 |
Netos | 24 | 23 | 1 |
Bisnetos | 125 | 119 | 11 |
Trinetos | 404 | 353 | 40 |
Tetranetos | 990 | - | - |
Totais | 1553 | 505 | 52 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...