Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Genealogia
Família Coelho Rodrigues
Família Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Descendentes de Valério Coelho Rodrigues
Notas sobre João Gabriel Batista: Bacharel em Direito pela tradicional Faculdade do Recife (PE), em 1876. Trabalhou como redator do Jornal do Comércio, em Recife (PE) e entrou para a Maçonaria, onde atingiu a posição de Grão-Mestre. Magistrado e jurista. Voltou a Valença em 1877, onde foi Juiz Distrital até o ano 1882. Juiz de Direito em Oeiras de 1883 a 1890. Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, do qual foi seu Presidente. Permaneceu como Desembargador de 1891 a 1919. Jurista de notável talento e grande coragem moral. Exerceu a magistratura durante quarenta e quatro anos. Faleceu em Teresina como Presidente do Tribunal de Justiça.
Notas sobre Ernesto José Batista: Estudou no Colégio Liceu Piauiense nos anos de 1888 a 1892. Em 1893, regressou ao seu Estado natal para cursar a Faculdade de Direito do Recife, onde se diplomou em 1897.
Ainda em Pernambuco, foi revisor do Jornal do Comércio de Recife. De volta ao Piauí, foi professor de História do Brasil no Colégio Liceu Piauiense; Juiz Distrital em Amarante e em União; Juiz de Direito das Comarcas de Piracuruca (até 1909), de Uruçuí (1910 a 1916) e de Teresina (1916, 1919-1931). Ascendeu ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (1931 a 1941), tendo sido presidente daquela Corte. Professor Catedrático de Direito Comercial e de Ciência das Finanças da Faculdade de Direito do Piauí, da qual foi um dos fundadores, e Professor de Economia Política da Escola Técnica do Comércio do Piauí. Jornalista e possuidor de sólida cultura, publicou diversos trabalhos, dentre os quais “Observações sobre o Orçamento Estadual” (1910).
Foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí durante a 1ª fase da Justiça Eleitoral, cabendo a ele os trabalhos de instalação dessa Justiça Especializada no Estado, em 1932, ficando à frente desse Órgão até 1934, quando teve de deixar o cargo para assumir a Presidência do Tribunal de Justiça em consequência da morte do então Presidente, Desembargador Antônio José da Costa.
Foi agraciado com o título de Patrono do Fórum da Comarca de Uruçuí-PI.
Notas sobre João Gabriel Batista: Formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1946. Em 1951 se tornou professor Catedrático em Geografia no Colégio Estadual Zacarias de Góis até 1982 e professor de Geografia da Universidade Federal do Piauí de 1971 a 1991. Foi Secretário de Estado de Obras Públicas de 1956 a 1959, membro da Academia Piauiense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí até o ano de seu falecimento em 2010. Escreveu diversos livros nunca publicados de Literatura, totalizando 13 romances e 24 contos, de 1939 até 1970. Escreveu ainda 7 livros relacionados a Geografia e História do Piauí.
João Gabriel Baptista faleceu em 20 de março de 2010 aos 89 anos de idade, vítima de insuficiência respiratória, em decorrência do mal de Alzheimer, que o acometeu nos anos finais de sua vida. No ano seguinte, recebeu uma homenagem com a denominação de uma rua com seu nome, em Teresina, a rua “Professor João Gabriel Baptista”, situada na região Leste da capital piauiense onde morava, imortalizando-o não apenas enquanto um dentre muitos sujeitos que tiveram relevância na história do Piauí e de Teresina, mas também enquanto um Professor.
Notas sobre Maria do Socorro Carvalho Batista: Graduada em Licenciatura Plena em Português e Inglês pela Universidade Federal do Piauí (1982). Mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Foi professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí até dezembro de 2017, quando se aposentou.
Notas sobre Raimundo Barbosa de Carvalho Baptista: Ao longo de sua honrosa trajetória, serviu à Magistratura, presidindo o TJPI, o TRE do Piauí e a AMAPI, e foi diretor da ESMEPI e professor na UFPI.
Notas sobre Regina Maria Furtado Baptista: Professora e Servidora Pública Estadual do Piauí. Era Auditora Fiscal da Secretaria Estadual de Fazenda.
Notas sobre Raimundo Nonato da Costa Alencar: Diplomou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí em 1974, tendo cursado os dois primeiros anos na antiga Faculdade de Direito do Piauí. Pós-graduado com especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará, em 1979.
Formado, iniciou sua carreira como Advogado, inscrito na OAB-PI sob o n° 849/74. No ano de 1975, foi aprovado em concurso público para o cargo de Fiscal do Trabalho e, em 1977, prestou concurso para a Magistratura no Estado do Piauí, assumindo naquele mesmo ano o cargo de Juiz de Direito Adjunto. Dois anos mais tarde (1979), foi promovido a Juiz de Direito da Comarca de Palmeirais. De lá, foi removido através de promoções para as Comarcas de Esperantina, Piripiri, Campo Maior e Teresina, onde serviu na 2ª Vara Criminal e na Vara dos Feitos da Fazenda. Alcançou promoção por merecimento ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, tendo tomado posse no dia 30 de junho de 1997. Tornou-se Corregedor Geral de Justiça no período de 2006-2008, chegando à Presidente da Egrégia Corte no biênio 2008-2010.
No Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, foi escolhido para exercer os seguintes cargos: Juiz de Direito Substituto (1994); Membro Efetivo, na categoria de Juiz de Direito (1996); Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral (2001-2003) e, por fim, Presidente deste Regional (2003-2005).
Paralelo à carreira jurídica, conciliou as atividades de educador como Professor da Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí – UESPI; atuou como Presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (1995-1997) e Diretor da Escola Superior da Magistratura do Piauí (1998-2001), sendo ainda, sócio fundador da Academia de Letras da Magistratura do Piauí, ocupando a cadeira 23 na qualidade de titular perpétuo.
Entre as várias honrarias que recebeu, destacam-se: a Medalha “Ministro Sousa Mendes Júnior” (AMAPI); a Medalha "Heróis do Jenipapo” (Prefeitura Municipal de Campo Maior); a Medalha do "Mérito Legislativo” (Câmara Municipal de Teresina); a Medalha “Conselheiro Saraiva” (Prefeitura Municipal de Teresina); a Medalha “Conselheiro Coelho Rodrigues” (AMAPI); o Colar do “Mérito Judiciário” (Tribunal de Justiça do Piauí); o Título de “Comendador da Ordem Estadual do Mérito Renascença” (Governo do Estado do Piauí); a Medalha do “Mérito Policial Militar” ; o Diploma de “Amigo do 25° Batalhão de Caçadores” ; a Medalha “Professor Darcy Fontenelle de Araújo” (Ministério Público do Estado do Piauí); o Diploma e a Medalha no grau de “Grande Oficial da Ordem Piauiense do Mérito Judiciário do Trabalho”; e o “Título Honorífico de Cidadão” nas cidades de Floriano, Esperantina, Parnaíba e São Raimundo Nonato. Além dessas, foi agraciado com a escolha de seu nome para Patrono do Fórum da Comarca de Matias Olímpio.
(Atualizado em 10 de abril de 2012).
FONTESCONSULTADAS:
BRASIL.TribunalRegionalEleitoral (PI).AJustiçaEleitoralnoPiauí.Teresina:TRE-PI,1999.
Notas sobre Renée Marie Furtado Baptista: Faleceu vítima de um acidente de trânsito após ser socorrida em um Hospital de Araripina-PE,
Notas sobre João Gabriel Furtado Baptista: Foi eleito no dia 03-07-2023 Desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa. A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas. Antes, ele ocupava a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
Em sua primeira fala após ser eleito, João Gabriel Furtado Baptista se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve. O novo desembargador também destacou que irá buscar agir com equilíbrio na sua atuação no Tribunal de Justiça.
“É muita responsabilidade. Muito peso do cargo. A gente vai tentar agir como sempre agiu, com equilíbrio e buscar as melhores decisões para os casos apresentados”, disse João Gabriel, ao destacar também o desempenho dos demais juízes inscritos na disputa.
“Qualquer dos colegas que fosse o escolhido, a gente certamente aceitaria e compreenderia”, completou.
Já o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida, ressaltou o currículo do escolhido e a importância da renovação no Tribunal de Justiça.
“Sem dúvida, o tribunal fez uma excelente escolha. O tribunal referendou o nome do agora Desembargador João Gabriel Baptista. É um cidadão que além do preparo intelectual, tem também conteúdo moral, espiritual. É um cidadão sóbrio, que vai trazer muito equilíbrio para nossa justiça”, disse o presidente do TJ.
Fonte: Cidade Verde
Gerações | Pessoas | Casamentos | Pessoas c.c/outros Descendentes |
---|---|---|---|
Filhos | 1 | 1 | 0 |
Netos | 4 | 2 | 0 |
Bisnetos | 13 | 7 | 0 |
Trinetos | 17 | - | - |
Totais | 35 | 10 | 0 |
Atenção! Relatórios com muitas gerações podem gerar uma grande quantidade de dados e não executar corretamente. Se esta mensagem aparecer no final do relatório, então está completo.
Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas,
marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues,
um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho,
realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana,
há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues,
“Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013,
por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...
Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico
Felipe Mendes
recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal
realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991,
por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes,
o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura,
respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...
Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista
se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve.
O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3)
o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa.
A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.
A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde
Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi),
é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes,
que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI),
através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....
Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues,
com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente
no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de
Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada
filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...
Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor
Luiz Ayrton Santos Júnior,
tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro,
acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.
Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas
através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC.
A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação
da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes.
O seu primeiro presidente da entidade é
Josinaldo Miguel de Sousa.
São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...
307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno
Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa,
cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues,
Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno.
Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...