Aguarde...

Genealogia

Família Coelho Rodrigues

Descendentes de Valério Coelho Rodrigues

Genealogia

Família Coelho Rodrigues

Família Coelho Rodrigues

Descendentes de Valério Coelho Rodrigues

Relação dos Ancestrais

Relação dos Ancestrais

Noah Benjamin Buckhardt Soares
Pais
  1. Antônio Reinaldo Soares Neto (✭13-02-1978) - (filho de 4 - Antônio Reinaldo Soares Filho (Soarinho) e 5 - Maria Eulália Nunes Ferreira de Carvalho) Médico graduado pela Universidade Federal do Piauí, turma de 2002. Aprovado em 2004 em concurso PSF para Médico da Prefeitura Municipal de Parnaíba, PI. Fez doutorado em Urologia. Residentes em Wuppertal, Alemanha.
  2. Sonja Buckhardt Médica. Doutora em cirurgia abdominal.
Avós
  1. Antônio Reinaldo Soares Filho (Soarinho) (✭12-11-1948) - (filho de 8 - Antônio Reinaldo Soares e 9 - Teresa Ferreira Soares) Graduado em Geologia pela Universidade de Brasília - UnB. Pós-graduado em Hidrogeologia pela Universidade de Pernambuco e em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Piauí. Pesquisador da CPRM - Serviço Geológico do Brasil. Cronista dos jornais "O Dia" e "Meio Norte" e autor dos livros "Oeiras Municipal", "Oeiras Geografia Urbana" e da "Monografia Hidrogeológica de Oeiras". Detentor da Medalha "Do Mérito Wilhelm Kegel" conferida pelo Instituto Geológico Wilhelm Kegel. Ex-presidente do Instituto Histórico de Oeiras, filho de Antônio Reinaldo Soares e de Teresinha Campos Ferreira.
    Casaram na Catedral de Nossa Senhora da Vitória, pelo Bispo Dom Edilberto Dinkelborg, servindo como testemunhas Abimael Clementino Ferreira de Carvalho e Conrado Nogueira Barros.
  2. Maria Eulália Nunes Ferreira de Carvalho (✭13-12-1949) - (filha de 10 - Antônio Santana Ferreira de Carvalho e 11 - Alina Rosa Ferraz de Moura Nunes) Professora pelo Colégio Santa Cecília de Fortaleza.
Bisavós
  1. Antônio Reinaldo Soares (✭07-10-1918, ✟29-07-2005) - (filho de 16 - José Ângelo Soares (Zeca Soares) e 17 - Maria Reinaldo de Sousa) Serviu no 25.º Batalhão de Caçadores em Teresina e depois no 23.º Batalhão de Caçadores em Fortaleza Ceará, no período de 1937 a 1944. Em Oeiras foi comerciante estabelecido no Mercado Público, entre os anos de 1945 a 1999. Pertenceu a Associação de Comércio, Indústria e Agricultura Oeirense onde, durante os anos sessenta, fez parte de uma de suas diretorias. Homem de fé. Bom filho, bom soldado, bom esposo, bom pai e amigo leal. Legou exemplos de dignidade e respeito para com seus semelhantes e com a sociedade. Octogenário, por motivos de saúde, foi obrigado a residir em Teresina, contrariando a sua vontade. Porém, manifestava sempre o seu desejo de regressar para Oeiras.
  2. Antônio Santana Ferreira de Carvalho (✭25-07-1914, ✟19-08-1985) - (filho de 20 - Dagoberto Ferreira de Carvalho e 21 - Eulália Clementino de Sousa Martins (Iaiá)) Advogado, Juiz de Direito. Bacharel em Direito pela Faculdade do Recife, turma de 1943. Fez o curso secundário no Ateneu Cearense e Ginásio São João, em Fortaleza, e o clássico no Liceu do Ceará. Cursou, até o segundo ano, a Faculdade de Direito do Ceará, transferindo-se, então, para a do Recife, onde concluiu o curso. Formado, retornou a Oeiras, em cujo foro militou na advocacia durante alguns anos. Posteriormente, ingressou na magistratura do Estado do Piauí, sendo juiz nas comarcas de Simplício Mendes, Oeiras e Parnaíba.
    Para não sair de Oeiras, recusou, mais uma vez, nomeação para comarca de 4ª entrância, inclusive Teresina, capital do Estado, só aceitando, já no fim da carreira na magistratura, a promoção, para efeito de aposentadoria. E tudo leva a crer que, se tanto não houvesse se apegado à cidade natal, acabaria, magistrado íntegro e cumpridor de seus deveres que sempre o foi, por integrar o Tribunal de Justiça do Piauí.
    Era um cidadão prestante e digno, cuja nobre e útil existência foi, toda ela, vivida com amor e compreensão para com os seus semelhantes, mui especialmente os menos favorecidos da fortuna, porque no próximo via o irmão e no seu caminho a ninguém atropelava, pois nunca se deixou levar pelas mesquinhas ambições que tanto degradam e aviltam a pessoa humana.
  3. Alina Rosa Ferraz de Moura Nunes (✭24-03-1920, ✟27-04-2003) - (filha de 22 - Sebastião Elói de Moura Nunes e 23 - Umbelina de Moura Ferraz (Iaiasinha)) Professora Normalista. Foi diretora do Grupo Escolar Costa Alvarenga, Professora da Escola Normal Oficial de Oeiras. Exerceu por muitos anos o cargo de Vice-diretora do Instituto Histórico de Oeiras.
Trisavós
  1. José Ângelo Soares (Zeca Soares) (✭1894) - (filho de 32 - Anfrísio da Silva Soares e 33 - Maria do Patrocínio Neves) Fazenda Estreito - São José do Peixe - PI.
    Agropecuarista, Boiadeiro, preservou e ampliou o patrimônio de terras da família herdado dos seus, através das fazendas Estreito (localizada na beira da lagoa homônima, fez casa de morada e onde nasceram todos os seus filhos). Foi proprietário das fazendas Curral Velho; Jatobá e Tamboril. Falecido na cidade de São José do Peixe.
  2. Dagoberto Ferreira de Carvalho (✭18-07-1876, ✟07-12-1951) - (filho de 40 - Rodrigo Ferreira de Carvalho e 41 - Lavínia Isabel de Carvalho) Foram seus padrinhos de batismo Dr. Firmino Licínio da Silva Soares e sua mulher Maria da Assunção Soares, e de Crisma, Cel. José Martins de Sousa Estrela, c/c Jesuíno Ferreira de Carvalho, filha de José Ferreira de Carvalho, irmão de seu avô paterno João Ferreira de Carvalho, e de Maria Rodrigues de Macedo (Cota). Chegou a Oeiras a 28 de outubro e 1896, com 20 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério do Santíssimo Sacramento, da cidade de Oeiras-PI. Do segundo casamento não houve descendência. Graças aos seus próprios esforços, sem frequentar um curso secundário sequer, acumulou profundos conhecimentos intelectuais e jurídicos, tomando-se um grande advogado e primoroso orador. Como advogado, militou por muitos anos no foro de Oeiras e das cidades vizinhas. Foi, por mais de uma vez, promotor de justiça da comarca de Oeiras e, ainda moço, comerciante e agente de rendas federais.
  3. Eulália Clementino de Sousa Martins (Iaiá) (✭01-12-1881, ✟14-08-1930) - (filha de 42 - Manoel Clementino de Sousa Martins II e 43 - Francisca de Carvalho) Foi batizada pelo Padre Francisco Ferreira Lima, sendo padrinhos s/ irmão Aristarco Clementino de Sousa Martins e Nossa Senhora da Conceição.
Tetravós
  1. Teodoro Reinaldo de Sousa (✭1880) - (filho de 68 - José Reinaldo de Souza e 69 - Jesuína Joaquina Vilarinho) Major. Teodoro foi casado com duas descendentes de Valério Coelho. É, até a presente data, ou aprofundamento de pesquisas, o ascendente mais velho da família Reinaldo, cuja memória foi preservada.

    Apesar de não ter o sobrenome de Vilarinho, era um membro daquela família. Quanto ao sobrenome Reinaldo, sabe-se que no ano de 1849 chegou à cidade de Picos, entre tantos italianos, Raffaele Reinaldo, comerciante, andarilho, que pode ter mudado para Amarante, um entreposto comercial.

    Desde muito cedo Teodoro passou a negociar pela ribeira do rio Piauí, subindo a do Fidalgo. Aos poucos foi criando raízes e terminou por se fixar no então povoado de Barreiro Branco então pertencente ao termo de Oeiras, depois emancipado para Simplício Mendes. “Naqueles dias, um fato marcou a vida de Teodoro. Certa feita se encontrava naquela região o Doutor João de Deus Pires Leal (conhecido como doutor Joca Pires) fazendo uma visita de reconhecimento à fazenda da Data Agrestão quando em um deslocamento em um burro, aquele animal se assusta e o joga ao chão, terminando por quebrar a perna do doutor Joca Pires. Teodoro se encontrava a pouca distância e imediatamente toma conhecimento do ocorrido. Como homem de ação, um grande avaliador com visão de futuro, conhecedor das pessoas, manda urgentemente buscar o melhor encanador de ossos da região. Naquele tempo havia as pessoas hábeis em encanar ossos quebrados com talas de madeira especial. O prático recomendado por Teodoro faz o serviço no osso da perna do acidentado com toda a sua experiência. Em seguida Teodoro providencia os homens mais fortes da região, para o transportarem em uma rede da sua fazenda até o porto fluvial de Amarante sendo que, para que não houvesse algum imprevisto, Teodoro acompanhou a caravana até aquela cidade. Naquele porto fluvial, Joca Pires pergunta-lhe quanto era aquele serviço e Teodoro responde que não era nada. A autoridade então fez um bilhete de recomendação, agradecendo pelo que lhe foi feito. Algum tempo depois, Teodoro resolve ir à capital para vender uma boiada. Chega a Teresina e toma conhecimento de que o doutor Joca Pires é um grande comprador de bois. Vai até a sua casa sendo recebido pelo encarregado de vigiar sua porta. Teodoro entrega-lhe o bilhete e pede que o passe às mãos do dono da casa. O doutor Joca ao receber o papel imediatamente sai e o recebe, apresenta-o à sua esposa e sendo obrigado a ficar hospedado em sua residência. Depois desse encontro, eles selaram uma grande amizade. Joca Pires foi Governador do Piauí e Teodoro continuou com sua amizade enquanto viveram”. Esta história me foi relatada pelo seu neto Antônio Reinaldo Soares. Tempo depois, o major Teodoro comprou a fazenda do vale do Fidalgo que pertencera ao Doutor Joca.

    Teodoro Reinaldo também foi, à sua época, o maior comerciante e financista de sua região. Nenhum negócio lhe escapa às mãos. Sua solidez em disponibilidade de dinheiro o fazia o maior comprador e exportador de gados para Teresina. Procura sempre se fazer presente em Oeiras, onde tinha uma casa, para cumprir compromissos sociais, econômicos e políticos. Foi eleitor com direito a voto, tendo pertencido às alas políticas do Desembargador Cândido Ferreira de Sousa Martins e como teve uma longa vida, também foi aliado do Coronel Orlando Carvalho.

    Teodoro foi proprietário das grandes fazendas de gado: Agrestão, Jacaré, Volta, Boqueirão, Jatobá e Juá. A fazenda Agrestão ele a compra de Celso Lobão Albuquerque e de Artência Avellino Albuquerque, fato noticiado pelo Jornal o Piauhy, de 4 de setembro de 1928.

    Já com idade avançada contraiu febre de tifo quando se encontrava na fazenda Volta. Após, fazer contato com o Doutor Isaias Coelho, médico notável, expressamente o recomenda permanecer em repouso absoluto, quieto à sua espera. No entanto, não se sabe a razão, ele foi transportado em uma rede para Simplício Mendes, vindo a falecer durante o trajeto, na localidade de Várzea Grande, onde foi colocado um grande cruzeiro de madeira.
  2. Rodrigo Ferreira de Carvalho (✭24-04-1832, ✟09-07-1903) - (filho de 80 - João Ferreira de Carvalho e 81 - Maria Josefa do Nascimento) Capitão. Foi oficiante de seu casamento o Cônego João de Sousa Martins. Exerceu, entre outros cargos, o de coletor estadual e de professor público, em São João do Piauí, o último de 1870 até 1890, ano em que se aposentou. Foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.
  3. Manoel Clementino de Sousa Martins II (✭28-12-1832, ✟12-02-1898) - (filho de 84 - Manoel Clementino de Souza Martins e 85 - Maria Josefa de Sousa Martins) Foi agraciado com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa.
Pentavós
  1. João Ferreira de Carvalho - (filho de 160 - Joaquim de Santana Ferreira e 161 - Teresa de Jesus Maria) Major da Guarda Nacional. Conforme o "Índice das Cartas de Sesmarias Registradas na Junta da Real Fazenda" (1819 - 1823), era possuidor das seguintes terras: "Santiago – Oeiras – Data com três léguas de comprido e uma de largo, em sobras da mesma fazenda, fazendo pião no último marco do comprimento daquela fazenda, podendo fazer comprimento e larguara como lhe convier. Concedida em 19 de Dezembro de 1818 a João Ferreira de Carvalho e registrada a fl.6".
    Foi, também, proprietário da fazenda Jatobá, que vendeu em 8 de agosto de 1841, para José Marques de Sousa, por "cinco contos de réis (5.000$000), incluindo duzentos gados e miunças".
    João é citado no seguinte registro: "Aos treze dias do mês de agosto de mil oitocentos e trinta e três, andando em desobriga na fazenda do Jatobá desta freguesia de Nossa Senhora da Vitória da cidade de Oeira Bispado do Maranhão, baptizei solenemente e pus os Santos Óleos a Romão preto com quatro meses de nascido, filho natural de Luíza escrava do Tenente João Ferreira; forão padrinhos Francisco escravo do dito e Simplícia de Souza, e para constar fiz este termo que assigno. O Vigário Encomendado Francisco de Paula da Silva".
  2. Joaquim José de Carvalho (✭06-05-1814, ✟28-03-1875) - (filho de 164 - Arnaldo José de Carvalho e 165 - Luísa Maria da Conceição) Joaquim José de Carvalho, jovem e espontâneo companheiro do Major Manuel Clementino de Sousa Martins, na Balaiada, mereceu diversas menções honrosas dos superiores hierárquicos e foi um dos heróis do combate do Baixão”.

    Em 31 de maio de 1856, conforme o Registro Paroquial de Terras de Jaicós, possuía 5 posses de terras na fazenda Cachoeira; 5 posses na fazenda Caldeirão; 5 posses na fazenda Recanto; 5 posses na fazenda Salgado e 7 posses na fazenda Serra.

    Sua tia, Anna Joaquina da Conceição deixou em testamento: ” ... instituo meus herdeiros aos meus sobrinhos Joaquim José de Carvalho, Raimundo José de Carvalho e Souza, Maria do Rozario, Luiza Francisca de Carvalho, Anna Joaquina de Carvalho e Rosa Auta de Carvalho, filhos de meu finado irmão Arnaldo; ...”
  3. Maria Josefa de Sousa Martins (✭1796, ✟07-07-1882) - (filha de 170 - Manuel de Souza Martins II (Barão de Oeiras e Visconde de Parnaíba) e 171 - Josefa Maria dos Santos) Batizada em 12.09.1797, sendo padrinhos s/ tio paterno Joaquim de Sousa Martins e Ana Joaquina Freire de Andrade. Foi sepultada na Igreja Matriz de Oeiras, hoje Catedral, no mesmo túmulo que em 1856 recebeu os restos mortais de seu pai, o Visconde da Parnaíba.
  4. Manuel Antônio de Carvalho (✭05-06-1825) - (filho de 172 - João Antônio de Carvalho e 173 - Francisca Maria da Conceição) Tenente Coronel da Guarda Nacional. Gêmeo de Josefa Maria dos Santos.
  5. Eulália Carolina de Sousa Carvalho (✭1834) - (filha de 174 - Raimundo de Sousa Martins e 175 - Umbelina Maria da Conceição) Nasceu em agosto de 1834, conforme o seguinte registro de batismo: “Ao primeiro dia do mez de outubro de mil oito centos trinta e quatro, andando em desobriga nesta Freguezia de Nossa Senhora da Victoria da Cidade de Oeiras Bispado do Maranhão, batizei solenemente e pus os Santos Óleos a Eulália branca, com um mez e meio de nascida, filha legítima do Coronel Raimundo de Souza Martins e D. Umbelina Maria da Conceição, forão Padrinhos o Tenente Coronel José de Sousa Martins e D. Eulália Francisca de Jesus, e para constar mandei fazer este Termo em que assigno. O Vigário Encomendado Francisco de Paula da Silva”.
  6. José Luis da Silva Moura - (filho de 188 - Justino José da Silva Moura e 189 - Rosa Ferreira da Silva Moura) Juiz de Direito. Bacharel. Foi juiz de direito em Oeiras.
  7. Maria Raimunda de Sousa Martins (Mundinha) (✭04-09-1842, ✟26-05-1867) - (filha de 190 - Raimundo de Sousa Martins e 191 - Umbelina Maria da Conceição) Foram seus padrinhos de batismo: Joaquim Clementino de Sousa Martins e sua mulher Dorotheia Maria Francisca de Santa Ana.
    Em 1856, órfã, possuía uma possse de terra na Fazenda Tranqueira, conforme o livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras (fl 138).
Hexavós
  1. Martinho Vicente Barbosa (Martinho do Veredão) - (filho de 280 - Manoel Vicente Barbosa e 281 - Eulália Pereira de Oliveira) Major da Guarda Nacional. Veredão, Pedro Laurentino – PI.
    Em 12/04/1856, conforme consta no Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras (fl 113), fez o seguinte registro: “Eu abaixo assignado declaro que sou Senhor e Possuidor da fazenda Salinas da Freguesia de Nossa Senhora da Victoria de Oeiras do Piauhy, em comum com outros donos, havida por herança, a qual extrema com as fazendas, para o Nascente com o Sitio, para o Sul com a Serrinha, para o Poente com a Cantarens, para o Norte com a Tatú = Salinas douze de abril de mil oito centos cinquenta e seis = Martinho Vicente Barbosa = Forão me apresentados hoje este e outro exemplar = Oeiras dezenove de abril de mil oito centos cinquenta e seis = Padre João de Souza Martins – Vigário Collado – Esta conforme ao original – Era ut supra”.
    Foi Delegado de Polícia de São João do Piauí, sendo exonerado desse cargo, em 28/02/1878.
    Em 14/04/1856, conforme consta no Livro de Registro Paroquial de Terras de Oeiras (fl 108), fez o seguinte registro: “Eu abaixo assignado declaro que sou Senhor e Possuidor da fazenda Água Branca da Freguesia de Nossa Senhora da Victoria de Oeiras do Piauhy, em comum com outros donos, havida por herança, a qual extrema com as fazendas, para o Nascente com as Itans, para o Sul com a Sucuriú, para o Poente com os Algodões, para o Norte com a fazenda de Baixo = Água Branca quatorze de abril de mil oito centos cinquenta e seis = Martinho Vicente Barbosa = Foram apresentados hoje este e outro exemplar = Oeiras dezenove de abril de mil oito centos cinquenta e seis = Padre João de Souza Martins – Vigário Collado – Esta conforme ao original – Era ut supra”.
    Conforme os Registros Paroquiais de São João do Piauí (1854 – 1858), livro 1, página 84, Registro nº 456, era possuidor de terras no lugar Deserto.
    Em 20/03/1879, o jornal “A IMPRENSA”, de Teresina – PI, em meio a grande seca de 1877 – 1879, publicou a seguinte matéria, onde seu nome é citado: “Nº 257 – Á comissão de socorro da villa de São João do Piauhy – Dizendo em resposta ao ofício datado de 2 de janeiro último, acompanhado da conta de duplicata da quantia de 480$000 reis, proveniente de 20 bois que comprou para supprimento aos emigrantes e indigentes n’aquele município, que n’esta data expedia ordem á tesouraria da fazenda, mandando pagar dita importância ao major Martinho Vicente Barbosa, conforme pedia, por conta da quota mensal que dispunha a mesma comissão para taes despesas; e que não obstante já ter em ofício de 11 de janeiro passado declarado-lhe não ser possível aumentar a quota que dispunha, todavia, em vista de suas ponderações, tinha resolvido elevar a dita quota a 400$000 reis, que seria igualmente aplicada á compra de medicamentos, os quaes não podião ser remetidos d’esta capital por falta de transporte.”
    Na Base de Dados do Instituto de Terras do Piauí – 1898, constam as seguintes terras, em nome de Martinho Vicente Barbosa: 6 posses na Data Terra Nova, 3 posses na Data Mocambo, 1 posse na Data Boa Vista e 1 posse na Data Gameleira.
    Em 1881, conforme o “Alistamento dos Eleitores da comarca de São João do Piauhy”, publicado no suplemento do jornal “A Imprensa”, em 14 de setembro daquele ano, Martinho Vicente era eleitor no “1º Distrito de Paz – 3º Quarteirão”.
  2. Cristina Maria de Jesus - (filha de 282 - Raimundo Marques de Sousa e 283 - Genoveva Coelho de Macedo (Genoveva do Fidalgo)) Veja a seguir um registro, no qual Cristina e seu esposo foram padrinhos: “Aos sete dias do mês de junho do ano de mil oitocentos quarenta e dois em Desobriga na fazenda Água Branca nesta freguesia de Nossa Senhora da Vitória do Piauí, Bispado do Maranhão, batizei solenemente e pus os santos óleos a inocente Margarida com dois anos de nascida, filha legítima de João Rodrigues de Santa Ana, e de sua mulher Maria Clara, foram seus padrinhos Martinho Vicente Barbosa e Christina Maria de Jesus. E para constar mandei fazer este Termo que assino. João de Sousa Martins – Vigário Colado”.
  3. José Francisco de Sousa - (filho de 284 - Raimundo Marques de Sousa e 285 - Genoveva Coelho de Macedo (Genoveva do Fidalgo)) Em 22/08/1872, no Sítio Buritizinho, freguesia de Valença, foi testemunha do casamento de Raimundo Matias de Sousa com Izabel Francisca de Sousa, filha de Aureliano Pereira de Magalhães e Joana Francisca de Sousa, esta possivelmente sua irmã.
  4. Joaquim de Santana Ferreira (✭1779) - (filho de 320 - João Ferreira de Carvalho e 321 - Gertrudes Rodrigues de Santana) É afilhado dos seus avós Valério e Domiciana. Adiante a transcrição de seu Assento de Batismo: "Aos vinte e oito dias do mês de agosto de mil setecentos e setenta e nove anos, em desobriga, o padre Custódio Vieira de Carvalho, de minha licença, na Capela de Nossa Senhora dos Humildes, batizou solenemente e pôs os santos óleos a Joaquim, Foram seus padrinhos, Valério Coelho Rodrigues e Domiciana Vieira, todos desta Freguesia, e para constar mandei fazer este Assento que assino. O Vigário Dionísio José de Aguiar".
    Foi membro da junta de governo da capitania em 1813 e fez parte do primeiro Conselho do Governo da Província do Piauí, criado por decreto de 20 de outubro de 1823, e que funcionou de 16 de agosto de 1825 até 13 de fevereiro de 1829. Malhadinha - Simplício Mendes-PI. Proprietário das fazendas Santiago, Palmeira e Ipueira (1820).
  5. Joaquim de Sousa Martins (✭01-09-1774, ✟14-08-1840) - (filho de 336 - Manuel de Souza Martins e 337 - Anna Rodrigues de Santana) Coronel. Foi o comandante das armas da Província do Piauí, de 24 Jan 1823 a 23 Mar 1825. Foi membro da Junta do Governo Provisório de 24 Jan 1823 a 19 Set 1824. Em 1820 era proprietário das fazendas Terra Nova e Carnaíba.
    No seu registro de batismo consta: "aos quatorze de dezembro de 1774, na fazenda Terra Nova ribeira do Itaim, batizei solenemente e pus os santos óleos a Joaquim, filho legítimo de Manoel de Sousa Martins e de Ana Rodrigues Coelho, moradores na dita fazenda, foi padrinho o mesmo batizante e Quitéria Vieira de Carvalho, solteira, moradora na fazenda da Volta ribeira do Canindé, por seu procurador Faustino Correia Jaques".
  6. Manuel de Souza Martins II (Barão de Oeiras e Visconde de Parnaíba) (✭08-12-1767, ✟20-02-1856) - (filho de 340 - Manuel de Souza Martins e 341 - Anna Rodrigues de Santana) Brigadeiro. Primeiro neto do casal Valério e Domiciana. Barão de Oeiras, e depois Visconde da Parnaíba, Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial. Comendador da Ordem de Cristo. Dignitário da Imperial do Cruzeiro. Brigadeiro reformado dos Imperiais Exércitos. Durante 29 anos Presidente da Província do Piauí. Não deixou filhos do segundo casamento, mas teve filhos de outros relacionamentos.
    Iniciou sua carreira militar com soldado e atingiu o posto de Brigadeiro (atual General de Brigada), chegando a ocupar o cargo de Comandante das Armas da Capitania do Piaui. Foi o proclamador da Independência, no Piauí, a 24-01-1823, tornando-se então, presidente da Junta do Governo Provisório. Foi presidente da Província do Piauí, nos períodos de 1824 a 1828 e de 1832 a 1843. Foi agraciado com as medalhas da Ordem de Cristo e da Imperial Ordem do Cruzeiro, e com os títulos de Barão (1825) e Visconde da Parnaíba, em 1841.
    Segundo documento de 1820, era então proprietário das fazendas: Serra Vermelha, Emparedado, Tranqueira, Curral da Serra, Cacimba, Salobro, Veado, Poço Negro, Juazeiro e Pajeú.
  7. Raimundo de Sousa Martins - (filho de 348 - Manuel de Souza Martins II (Barão de Oeiras e Visconde de Parnaíba) e 349 - Josefa Maria dos Santos) Coronel. Foi comandante das tropas separatistas do Piauí, responsáveis pelo cerco de Fidié no Maranhão até a chagada de Caxias. Foi Presidente do Conselho de governo da província de 16/09/1824 a 13/02/1829, deputado provincial de 1835 a 1837 e Comandante de armas. Casado em primeiras núpcias com D.Maria Rodrigues de Santana(segunda), irmã caçula do Tenente Cel. Inácio Francisco de Araújo Costa, gerando deste casamento dois filhos.
    Foi batizado em 31 de março de 1793, sendo padrinhos, seu tio paterno Joaquim de Sousa Martins e Maria da Purificação.
Heptavós
  1. Raimundo Marques de Sousa É possível que fosse irmão ou parente próximo de Ângela de Sousa.
  2. Raimundo Marques de Sousa (Mesma pessoa de nº 282)
  3. João Ferreira de Carvalho (✟antes de 25-08-1796) - (filho de 640 - Damião Pinto de Carvalho e 641 - Maria Ferreira) Alferes. Tronco da Família Ferreira de Carvalho, no Piauí. Vereador do Senado da Câmara de Oeiras e, nesta qualidade, durante a série de governos interinos da capitania - de 01 de janeiro de 1775 a 12 de dezembro de 1797 - fez parte das juntas correspondentes aos anos de 1777 e 1780.
    Faleceu antes de 25-08-1796, quando ocorreu na “Capella da Ipoeira”, o batismo de “Lourença filha natural de Rozaura escrava do casal do falecido Capitam João Ferreira de Carvalho”.
  4. Gertrudes Rodrigues de Santana (✭entre 1746 e 1748) - (filha de 642 - Valério Coelho Rodrigues e 643 - Domiciana Vieira de Carvalho) Cremos que o seu nascimento aconteceu entre 1746/1748, visto que documento de batismo do filho João Damasceno Ferreira de Carvalho aponta que ela já era casada antes de 1769; por conseguinte, dentro da faixa etária de casamentos da época.
    Adiante, cópia de registros, em que foram citados:

    “Aos oito de dezembro de mil sete centos e setenta e dois, na fazenda do Sobrado, e com licença do Reverendo Vigário, batizou solenemente e pos os santos óleos o Padre Joaquim José de Andrade, a Antonio, filho de Gonçalo Dias da Costa, e de sua molher Dona Maria da Conceição: P.P. João Ferreira de Carvalho, e sua molher Gertrudes Rodrigues; e por fazer as vezes de Paroco, abro este em que me assino. O P. João Cordº”.

    “Aos dezenove de novembro de mil sete centos e setenta e três na fazenda da Ipueyra, fazendo as minhas vezes o Padre Francisco da Costa, baptizou solemnemente e pos os santos óleos a Luís filho legítimo de João da Silva Indio, e de Izabel escrava de João Ferreira de Carvalho; Forão padrinhos Francisco Fernandes Lima e Luciana da Costa solteiros moradores na dita fazenda, de sinco mezes de nascido; do que para constar fiz este assento que assino. O Vigario Dionizio Joze de Aguiar”.

    “Aos dezenove dias do mês de setembro de mil setecentos setenta e nove anos, em desobriga, o padre Custódio Vieira de Carvalho, na fazenda da Ipueira, batizou solenemente e pôs os santos óleos na inocente Bernarda, filha de Francisca, escrava de João de Almeida; foram padrinhos José Ferreira de Carvalho e sua mulher Gertrudes Rodrigues, todos desta Freguesia”.

    “Aos dez dias do mês de setembro de mil sete centos e oitenta e nove na fazenda da Ipoeira fazendo as minhas vezes em desobriga o Padre Joze Francisco Pinto de Mendonça baptizou solemnemente e poz os santos óleos a Joaquina filha legítima de Joze Saboya ... e ... Maria Almeida; forão padrinhos Joze Ferreira de Carvalho, solteiro e Gertrudes Rodrigues Coelho cazada moradores na dita fazenda, de que para constar mandei fazer este assento que assigno. O Vigario Dionizio Joze de Aguiar”. Neste registro e em outro no mesmo dia, onde também foi madrinha, seu sobrenome foi escrito Rodrigues Coelho e não Rodrigues de Santana.
  5. Domingos Gomes Caminha Ouvidor-Geral.
  6. Manuel de Souza Martins (✭1735, ✟1784)
  7. Anna Rodrigues de Santana (✭entre 1745 e 1746) - (filha de 674 - Valério Coelho Rodrigues e 675 - Domiciana Vieira de Carvalho) Nascida provavelmente em 1745/1746. Posto que o seu primeiro filho Manoel de Sousa Martins consta em vários registros históricos como nascido em 08.12.1767. Portanto, ela deve ter se casado entre 1766, ou início de 1767, com aproximadamente 20 anos de idade.
    Anna e Manuel viveram inicialmente na fazenda Terra Nova, propriedade de Valério Coelho, conforme o seguinte registro: "Aos vinte e cinco dias do mês de junho de mil setecentos setenta e um anos, na fazenda da Terra Nova, estando em desobriga de minha licença o Padre Manoel Nunes Teyxeira batizou e pôs os santos óleos a José nascido de quarenta e dois dias, filho legítimo de Francisco Vieira e de Antônia Coelha. Padrinhos, Manoel de Sousa Martins e sua mulher Anna Rodrigues moradores na dita Fazenda; de que para constar mandei fazer este assento, em que me assino. O Vigário Dionízio José de Aguiar".
    Posteriormente passaram a viver na fazenda Serra Vermelha. De acordo com a "Relação do Possuidores de Terras no Piauí", enviada a Portugal, em 1762, a Fazenda Serra Vermelha, "na Ribeira do Itaim, com três léguas de comprimento, e cinco e meia de largura, pertencia a Marta do Rego, por falecimento do seu marido Mathias Rabello de Sepúlveda, que a tinha comprado a Antônio Vaz Sanches, seu povoador e descobridor".
    Ana e seu marido Manoel já eram falecidos em 15 de fevereiro de 1784, data do casamento da filha Maria do Rosário, quando tal situação foi registrada.
  8. Francisco Pereira da Silva Coronel. Foi Ouvidor-Geral e tomou parte, em 1797, da Junta de governativa da capitania do Piaí.
  9. Manuel de Souza Martins (✭1735, ✟1784) (Mesma pessoa de nº 336)
  10. Anna Rodrigues de Santana (✭entre 1745 e 1746) - (filha de 682 - Valério Coelho Rodrigues e 683 - Domiciana Vieira de Carvalho) (Mesma pessoa de nº 337)
  11. Maria do Rosário de Sousa (✭entre 1769 e 1770) - (filha de 694 - Manuel de Souza Martins e 695 - Anna Rodrigues de Santana) (Mesma pessoa de nº 331)
  12. Inácio Francisco de Araújo Costa - (filho de 700 - Marcos Francisco de Araújo Costa e 701 - Maria Rodrigues de Santana) Tenente-Coronel. Dirigiu a província de Jaicós-PI como membro do governo a partir de 09/12/1828.
Octavós
  1. José Rodrigues Coelho (✭entre 1750 e 1752) - (filho de 1132 - Valério Coelho Rodrigues e 1133 - Domiciana Vieira de Carvalho) Conforme Cartas de Data de Sesmaria, de 9 de novembro de 1798, teve confirmadas a propriedade das fazendas Chapéu, Itans e Riacho do Meio. Conforme documento de 1820, era proprietário também das fazendas Carnaíba, Pocinhos e Curral Novo. Fazenda Carnaíbas, Acauã - PI.
    Estabeleceu-se em Carnaíba, Acauan, Paulistana - PE.
  2. José Rodrigues Coelho (✭entre 1750 e 1752) - (filho de 1140 - Valério Coelho Rodrigues e 1141 - Domiciana Vieira de Carvalho) (Mesma pessoa de nº 566)
  3. Cristina Maria de Jesus (Mesma pessoa de nº 567)
  4. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 1284 - Domingos Coelho e 1285 - Águeda Rodrigues) Da Freguesia de São Salvador do Paço de Souza, Bispado do Porto. Casou-se, no Piauí, onde teve 16 filhos. Desses filhos, 14 ficaram na região de Paulistana, Conceição do Canindé e parte do município de Jaicós - PI. Residiu em Paulistana até o dia de sua morte.
  5. Domiciana Vieira de Carvalho (✭1728) - (filha de 1286 - Hilário Vieira de Carvalho e 1287 - Maria do Rego Monteiro) Segundo Abimael Ferreira de Carvalho, no livro “Família Coelho Rodrigues – Passado e Presente”, página 761, Domiciana Vieira de Carvalho, era filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva, vindos de São Paulo, no ano de 1719, que se radicaram no lugar Paulista. Além de Domiciana, o autor relaciona os seguintes filhos do casal: Ana Vieira de Carvalho, c/c Manoel José dos Santos; Antônia Vieira de Carvalho, c/c Nicolau José Nogueira; José Vieira de Carvalho, c/c Maria Pereira da Silva; Hilário Vieira de Carvalho, c/c Maria do Rego; Aniceto Vieira de Carvalho, padre; Florêncio Vieira de Carvalho; Francisco Vieira de Carvalho; e Marcos Vieira de Carvalho.

    Em julho de 2021, o pesquisador José Ernandes encontrou o assento de batismo adiante transcrito: “Em 18 de Mayo de 1728 no Canindé fazenda da Volta aonde disse Missa o Reverendo Antônio Rodrigues Tavares de licença minha baptizou, e pos S. Oleos a Inocente Dimiciana filha legítima de Hilario Vieyra de Carvalho, e de sua mulher Maria da Incarnação, P.P. o Capitam mor Manoel do Rego Monteiro, em verdade do que mandei fazer este assento em que me assino. Thome Carvalho e Silva – Vigário”.

    Entretanto, somente em 26 de abril de 2022, foi possível confirmar que Domiciana Vieira de Carvalho era a mesma do registro acima, natural do Piauí e não de São Paulo, filha de Hilário Vieira de Carvalho e Maria da Encarnação do Rego Monteiro, portanto neta e não filha de José Vieira de Carvalho e Maria Freire da Silva. Essa importante descoberta foi feita pela genealogista Ivonete Paixão, ao pesquisar o processo de genere, de 1793, de cinco netos de Valério e Domiciana, cujo original se encontra no Arquivo Público do Maranhão. Outros dados encontrados nesse documento, serão apresentados mais adiante.

    Segundo Reginaldo Miranda, “no verão de 1719, adentrou o sertão do Piauí uma última bandeira de paulistas, com o objetivo de povoar o território, estabelecendo-se no vale do rio Canindé. Entre seus integrantes estava o casal José Vieira de Carvalho, o colonizador e Maria Freire da Silva, trazendo consigo alguns filhos, entre esses Hilário Vieira de Carvalho”. Acrescenta que, “naquele mesmo ano também chegou à ribeira do Canindé, proveniente da vila de Cachoeira, na Bahia, uma família portuguesa constituída pelo capitão-mor Manoel do Rego Monteiro, sua esposa Maria da Encarnação e diversos filhos. Diz ainda que, “em pouco tempo, o paulista Hilário Vieira de Carvalho convolou núpcias com dona Maria do Rego Monteiro, filha desse último casal, unindo, assim, as duas famílias pioneiras da conquista do sertão.

    Valério Coelho Rodrigues e Domiciana Vieira de Carvalho, se casaram na década de 1740. Embora não foram encontrados registros, é provável que tenha ocorrido entre 1743 e 1745, quando ele tinha de 30 a 32 anos e ela, de 15 a 17 anos de idade. Essa hipótese é reforçada pela afirmação de José Teles, de que Valério “iniciou uma fazenda de criação de gado em princípio de 1745”, bem como pelo depoimento da testemunha José Afonso do Carmo, no processo de genere, de 1793, anteriormente mencionado, onde diz que “conhece Domiciana desde o ano de 1750, já vivendo com o seu marido”. Outro indicativo, são os nomes dos filhos do casal que constam da relação dos moradores das fazendas e roças da freguesia de Oeiras, elaborada pelo vigário Dionízio José de Aguiar, em 29 de maio de 1763, onde aparecem os nomes de apenas quatro filhos, provavelmente já adultos ou próximos da maioridade. Lá consta o seguinte:

    Fazenda do Paulista e Carnaíbas
    Valério Coelho Rodrigues
    Domiciana Vieira, mulher
    Gertrudes, filha
    Anna, filha
    José, filho
    Valério, filho”

    Valério e Domiciana tiveram dezesseis filhos (oito homens e oito mulheres). Apenas um não deixou descendente, o José Teobaldo, citado como Irmão Jesuíta leigo, mas que acreditamos ter pertencido a outra ordem religiosa, pois à época os Jesuítas já haviam sido expulsos do Brasil, por ordem do Rei de Portugal.

    Quanto aos demais filhos de Valério Coelho, casaram-se com pessoas de tradicionais famílias das Capitanias do Piauí, de Pernambuco e da Bahia, tais como: Sousa Martins, Araújo Costa, Mendes Vieira, Macedo, Mendes de Sousa, Freire de Andrade, Marques de Sousa, Costa Veloso, Barbosa de Carvalho, Lopes dos Reis, Ferreira de Carvalho, Machado de Sousa e Costa Mauriz.
  6. Marcos Francisco de Araújo Costa - (filho de 1300 - João Francisco de Paiva e 1301 - Antônia do Espírito Santo) Ouvidor Geral Capitão. Estabeleceu-se em Esperança, município de Jaicós, Piauí. Foi eleito deputado e membro de uma junta do Governo da Província. Não aceitou os postos, sendo posteriormente agraciado com hábito de Comendador da Ordem de Cristo.
  7. Maria Rodrigues de Santana (✭entre 1753 e 1755) - (filha de 1302 - Valério Coelho Rodrigues e 1303 - Domiciana Vieira de Carvalho) Apontada em praticamente todos os livros como a segunda filha de Valério e Domiciana; ela na verdade deve ter sido a sexta dos filhos. É presumível que tenha nascido entre os anos 1753 a 1755. considerando que se casou em 08.09.1772; em torno de 16 a 19 anos (idade muito comum para se casar na época).
    Conforme registro assinado pelo padre João José Caetano, "em 20 de julho de 1781, em desobriga na fazenda dos Jacus, foi batizado Amador, filho de João Antônio Ferreira e de Ignácia Ferreira; foram padrinhos o Alferes Marcos Francisco de Araújo Costa e sua mulher Maria Rodrigues, todos moradores nesta freguesia". Em outro registro, de 13 de novembro de 1777, consta que foram padrinhos de Manoel, filho de Tomás Pereira e Rosa Maria. Além destes, foram encontrados, posteriormente, vários outros registros onde aparecem como padrinhos, talvez porque a fazenda Boa Esperança, onde moravam, era um dos locais onde ocorriam as "desobrigas".
    Em 1820, Maria era proprietária das fazendas Boa Esperança, Canabrava, Curimatá e Alegrete. Conforme documento de 1762, as três primeiras fazendas pertenceram a Antônio Rabello de Sepúlveda e foram descritas, à época, da seguinte forma:
    - Fazenda Curimatá, no Riacho do Gentio, com três léguas de comprimento e duas de largura, da qual dizem que tem data, mas sem confirmação.
    - Fazenda Canabrava. O mesmo Antônio Rabello de Sepúlveda, possui esta fazenda como testamenteiro de seu tio Alexandre Rabello de Sepúlveda, no mesmo riacho, com três léguas de comprimento, outro tanto de largura, a qual descobriu e povoou o dito seu tio.
    - Fazenda Boa Esperança, também como testamenteiro do dito seu tio, com três léguas de comprimento, e outro tanto de largo, a qual também foi descoberta e povoada pelo dito Alexandre Rabello.
    De Boa Esperança - PI.
  8. José Vieira de Carvalho (✭1685) Viveram, inicialmente, em São Paulo, onde Domiciana teria nascido, em 1714. Mudaram-se posteriormente para o Piauí, onde já estariam morando, em 1719. Várias publicações citam José Vieira de Carvalho como "bandeirante paulista" e patriarca da família Vieira de Carvalho, no Piauí.

    Segundo Abimael, Domiciana tinha os seguintes irmãos: Ana Vieira de Carvalho, c/c Manoel José dos Santos; Antônia Vieira de Carvalho, c/c Nicolau José Nogueira; José Vieira de Carvalho, c/c Maria Pereira da Silva; Hilário Vieira de Carvalho, c/c Maria do Rego; Aniceto Vieira de Carvalho, padre; Florêncio Vieira de Carvalho e Francisco Vieira de Carvalho; Marcos Vieira de Carvalho.
  9. Manuel de Souza Martins (✭1735, ✟1784) (Mesma pessoa de nº 336)
  10. Anna Rodrigues de Santana (✭entre 1745 e 1746) - (filha de 1326 - Valério Coelho Rodrigues e 1327 - Domiciana Vieira de Carvalho) (Mesma pessoa de nº 337)
  11. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 1348 - Domingos Coelho e 1349 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  12. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 1364 - Domingos Coelho e 1365 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  13. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  14. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  15. Diogo Antônio Freire de Andrade (Mesma pessoa de nº 658)
  16. Francisca Moreira da Silva (Mesma pessoa de nº 659)
  17. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  18. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  19. Diogo Antônio Freire de Andrade (Mesma pessoa de nº 658)
  20. Francisca Moreira da Silva (Mesma pessoa de nº 659)
  21. Francisco de Sousa Mendes (Mesma pessoa de nº 660)
  22. Bárbara Furtado (Mesma pessoa de nº 661)
  23. Manuel de Souza Martins (✭1735, ✟1784) (Mesma pessoa de nº 336)
  24. Anna Rodrigues de Santana (✭entre 1745 e 1746) - (filha de 1390 - Valério Coelho Rodrigues e 1391 - Domiciana Vieira de Carvalho) (Mesma pessoa de nº 337)
  25. Manuel de Souza Martins (✭1735, ✟1784) (Mesma pessoa de nº 336)
  26. Anna Rodrigues de Santana (✭entre 1745 e 1746) - (filha de 1394 - Valério Coelho Rodrigues e 1395 - Domiciana Vieira de Carvalho) (Mesma pessoa de nº 337)
  27. Francisco Pereira da Silva (Mesma pessoa de nº 338)
  28. Isabel Josefa da Conceição (Mesma pessoa de nº 339)
  29. Manuel de Souza Martins (✭1735, ✟1784) (Mesma pessoa de nº 336)
  30. Anna Rodrigues de Santana (✭entre 1745 e 1746) - (filha de 1522 - Valério Coelho Rodrigues e 1523 - Domiciana Vieira de Carvalho) (Mesma pessoa de nº 337)
  31. Francisco Pereira da Silva (Mesma pessoa de nº 338)
  32. Isabel Josefa da Conceição (Mesma pessoa de nº 339)
Eneavós
  1. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 2264 - Domingos Coelho e 2265 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  2. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 2280 - Domingos Coelho e 2281 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  3. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 2568 - Francisco Coelho e 2569 - Maria Ferreira) Foi batizado no dia 14 de setembro de 1683. Foram seus padrinhos, Manoel Ferreira e Maria, filha de Jerônimo Coelho.
  4. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 2570 - Bento Rodrigues e 2571 - Izabel Antonia) Foi batizada no dia 23/02/1680, na Igreja do Salvador, pelo Frei André da Cruz. Foram seus padrinhos, Bento Miguel e sua mulher Domingas Cardoso, que moravam no lugar São Martinho, em Paço de Sousa.
  5. Hilário Vieira de Carvalho (✟antes de 1759) - (filho de 2572 - José Vieira de Carvalho e 2573 - Maria Freire da Silva) (O Velho).
    Segundo o Escritor Reginaldo Miranda, “no verão de 1719, adentrou o sertão do Piauí uma última bandeira de paulistas, com o objetivo de povoar o território, estabelecendo-se no vale do rio Canindé. Entre seus integrantes estava o casal José Vieira de Carvalho, o colonizador, e Maria Freire da Silva, trazendo consigo alguns filhos, entre esses Hilário Vieira de Carvalho”. Acrescenta que, “naquele mesmo ano também chegou à ribeira do Canindé, proveniente da vila de Cachoeira, na Bahia, uma família portuguesa constituída pelo capitão-mor Manoel do Rego Monteiro, sua esposa Maria da Encarnação e diversos filhos. Diz ainda que, “em pouco tempo, o paulista Hilário Vieira de Carvalho convolou núpcias com dona Maria do Rego Monteiro, filha desse último casal, unindo, assim, as duas famílias pioneiras da conquista do sertão.

    Abastado fazendeiro e político, residente em sua fazenda denominada "A Volta", nas margens do rio Canindé, onde faleceu, já não existindo em 03-04-1759; foi arrematador dos dízimos do Piauí, durante o triênio de 1740 a 1742; também, foi vereador de Oeiras.
  6. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 2604 - Domingos Coelho e 2605 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  7. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 2652 - Domingos Coelho e 2653 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  8. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 2696 - Francisco Coelho e 2697 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  9. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 2698 - Bento Rodrigues e 2699 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  10. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 2728 - Francisco Coelho e 2729 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  11. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 2730 - Bento Rodrigues e 2731 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  12. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 2780 - Domingos Coelho e 2781 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  13. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 2788 - Domingos Coelho e 2789 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  14. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  15. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  16. Diogo Antônio Freire de Andrade (Mesma pessoa de nº 658)
  17. Francisca Moreira da Silva (Mesma pessoa de nº 659)
  18. João Francisco de Paiva (Mesma pessoa de nº 1300)
  19. Antônia do Espírito Santo (Mesma pessoa de nº 1301)
  20. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 2804 - Domingos Coelho e 2805 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  21. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 3044 - Domingos Coelho e 3045 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
  22. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  23. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  24. Diogo Antônio Freire de Andrade (Mesma pessoa de nº 658)
  25. Francisca Moreira da Silva (Mesma pessoa de nº 659)
  26. João Francisco de Paiva (Mesma pessoa de nº 1300)
  27. Antônia do Espírito Santo (Mesma pessoa de nº 1301)
  28. Valério Coelho Rodrigues (✭03-09-1713, ✟1783) - (filho de 3060 - Domingos Coelho e 3061 - Águeda Rodrigues) (Mesma pessoa de nº 642)
Decavós
  1. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 4528 - Francisco Coelho e 4529 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  2. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 4530 - Bento Rodrigues e 4531 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  3. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 4560 - Francisco Coelho e 4561 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  4. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 4562 - Bento Rodrigues e 4563 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  5. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 5136 - Pero Coelho e 5137 - Domingas de Azevedo) Foi batizado no dia 5/6/1656, na Igreja de São Salvador de Paço de Sousa, pelo padre Moreira. Foram seus padrinhos, Francisco Duarte, de Carreira e Maria, do mesmo lugar. Foi sepultado no Adro da Igreja de São Salvador do Paço de Sousa.
  6. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 5138 - Manoel Ferreira e 5139 - Catharina Ribeiro) Foi batizada no dia 24/12/1662, na Igreja de São Salvador, pelo padre Matias Pacheco, coadjutor. Foram padrinhos, Manoel Barbosa, de Esmegilde e Grácia Rodrigues, filha de Adrião Miguel, da mesma freguesia.
  7. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 5140 - Gonçalo Gonçalves) Foi batizado no dia 2012/1643 e foram seus padrinhos, Bento Gomes e Maria Freire. Faleceu "abintestado" (sem deixar testamento), "com todos os Sacramentos", com 57 anos de idade. Foi sepultado no Adro da Igreja de São Salvador.
  8. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 5142 - Antônio Gonçalves) Foram testemunhas de seu casamento, Manoel Antônio, de Fonte Arcada e Antônio Pinto. O ato foi celebrado pelo padre Luiz, "na forma do Concílio Tridentino e Constituição do Bispado". O casal teve pelo menos seis filhos.
  9. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  10. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  11. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 5208 - Francisco Coelho e 5209 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  12. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 5210 - Bento Rodrigues e 5211 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  13. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 5304 - Francisco Coelho e 5305 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  14. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 5306 - Bento Rodrigues e 5307 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  15. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 5392 - Pero Coelho e 5393 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  16. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 5394 - Manoel Ferreira e 5395 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  17. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 5396 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  18. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 5398 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  19. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  20. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  21. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  22. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  23. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 5456 - Pero Coelho e 5457 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  24. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 5458 - Manoel Ferreira e 5459 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  25. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 5460 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  26. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 5462 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  27. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  28. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  29. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  30. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  31. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 5560 - Francisco Coelho e 5561 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  32. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 5562 - Bento Rodrigues e 5563 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  33. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 5576 - Francisco Coelho e 5577 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  34. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 5578 - Bento Rodrigues e 5579 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  35. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 5608 - Francisco Coelho e 5609 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  36. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 5610 - Bento Rodrigues e 5611 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  37. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 6088 - Francisco Coelho e 6089 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  38. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 6090 - Bento Rodrigues e 6091 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
  39. Domingos Coelho (✭14-02-1683, ✟17-02-1721) - (filho de 6120 - Francisco Coelho e 6121 - Maria Ferreira) (Mesma pessoa de nº 1284)
  40. Águeda Rodrigues (✭18-02-1680) - (filha de 6122 - Bento Rodrigues e 6123 - Izabel Antonia) (Mesma pessoa de nº 1285)
Undecavós
  1. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 9056 - Pero Coelho e 9057 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  2. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 9058 - Manoel Ferreira e 9059 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  3. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 9060 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  4. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 9062 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  5. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  6. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  7. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  8. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  9. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 9120 - Pero Coelho e 9121 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  10. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 9122 - Manoel Ferreira e 9123 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  11. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 9124 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  12. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 9126 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  13. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  14. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  15. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  16. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  17. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 10272 - Antonio Coelho e 10273 - Cesíllia Soares) Da freguesia de Santa Maria de Martim, termo de Barcelos. Foram testemunhas de seu casamento, Bento Carvalho, Manoel Duarte e Josephe. Faleceu "abintestado" (sem testamento).
  18. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 10274 - Francisco Dias e 10275 - Izabel Gaspar) Foi sepultada no Adro da Igreja de São Salvador do Paço de Sousa.
  19. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 10278 - Gaspar Vieira e 10279 - Maria Ribeiro) Faleceu, já viúva e foi sepultada no Adro da Igreja de São Salvador do Paço de Sousa.
  20. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685)
  21. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 10416 - Pero Coelho e 10417 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  22. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 10418 - Manoel Ferreira e 10419 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  23. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 10420 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  24. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 10422 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  25. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  26. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  27. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  28. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  29. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 10608 - Pero Coelho e 10609 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  30. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 10610 - Manoel Ferreira e 10611 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  31. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 10612 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  32. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 10614 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  33. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  34. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  35. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  36. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  37. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 10784 - Antonio Coelho e 10785 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  38. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 10786 - Francisco Dias e 10787 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  39. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 10790 - Gaspar Vieira e 10791 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  40. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  41. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  42. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 10912 - Antonio Coelho e 10913 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  43. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 10914 - Francisco Dias e 10915 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  44. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 10918 - Gaspar Vieira e 10919 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  45. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  46. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  47. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 11120 - Pero Coelho e 11121 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  48. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 11122 - Manoel Ferreira e 11123 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  49. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 11124 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  50. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 11126 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  51. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  52. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  53. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  54. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  55. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 11152 - Pero Coelho e 11153 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  56. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 11154 - Manoel Ferreira e 11155 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  57. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 11156 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  58. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 11158 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  59. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  60. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  61. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  62. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  63. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 11216 - Pero Coelho e 11217 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  64. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 11218 - Manoel Ferreira e 11219 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  65. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 11220 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  66. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 11222 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  67. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  68. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  69. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  70. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  71. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 12176 - Pero Coelho e 12177 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  72. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 12178 - Manoel Ferreira e 12179 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  73. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 12180 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  74. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 12182 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  75. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  76. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  77. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  78. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
  79. Francisco Coelho (✭03-06-1656, ✟07-01-1710) - (filho de 12240 - Pero Coelho e 12241 - Domingas de Azevedo) (Mesma pessoa de nº 2568)
  80. Maria Ferreira (✭17-12-1662, ✟07-11-1734) - (filha de 12242 - Manoel Ferreira e 12243 - Catharina Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 2569)
  81. Bento Rodrigues (✭13-12-1643, ✟30-06-1701) - (filho de 12244 - Gonçalo Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2570)
  82. Izabel Antonia (✟15-01-1705) - (filha de 12246 - Antônio Gonçalves) (Mesma pessoa de nº 2571)
  83. José Vieira de Carvalho (✭1685) (Mesma pessoa de nº 656)
  84. Maria Freire da Silva (✭1690) (Mesma pessoa de nº 657)
  85. Manoel do Rego Monteiro (Mesma pessoa de nº 2574)
  86. Maria da Encarnação (Mesma pessoa de nº 2575)
Dodecavós
  1. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 18112 - Antonio Coelho e 18113 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  2. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 18114 - Francisco Dias e 18115 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  3. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 18118 - Gaspar Vieira e 18119 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  4. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  5. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  6. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 18240 - Antonio Coelho e 18241 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  7. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 18242 - Francisco Dias e 18243 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  8. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 18246 - Gaspar Vieira e 18247 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  9. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  10. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  11. Antonio Coelho Antônio Coelho e sua mulher, eram da freguesia de Santa Maria de Martim, termo de Barcelos. Este lugar situa-se entre as cidades de Braga e Barcelos, aproximadamente 60 Km ao norte de Paço de Sousa.
  12. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) De Franco.
  13. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 20550 - Gaspar Fernandes e 20551 - Izabel Gaspar) Foi batizada em 20 de maio de 1592, sendo padrinho seu avô Gaspar Fernandes (da Vinha Velha) e madrinha sua tia Gracia.
  14. Gaspar Vieira (✟30-09-1654)
  15. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 20832 - Antonio Coelho e 20833 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  16. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 20834 - Francisco Dias e 20835 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  17. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 20838 - Gaspar Vieira e 20839 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  18. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  19. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  20. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 21216 - Antonio Coelho e 21217 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  21. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 21218 - Francisco Dias e 21219 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  22. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 21222 - Gaspar Vieira e 21223 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  23. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  24. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  25. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  26. Cesíllia Soares - (filha de 21570 - Pero Coelho e 21571 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  27. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  28. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 21574 - Gaspar Fernandes e 21575 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  29. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  30. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  31. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  32. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  33. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  34. Cesíllia Soares - (filha de 21826 - Pero Coelho e 21827 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  35. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  36. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 21830 - Gaspar Fernandes e 21831 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  37. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  38. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  39. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  40. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  41. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 22240 - Antonio Coelho e 22241 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  42. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 22242 - Francisco Dias e 22243 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  43. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 22246 - Gaspar Vieira e 22247 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  44. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  45. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  46. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 22304 - Antonio Coelho e 22305 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  47. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 22306 - Francisco Dias e 22307 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  48. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 22310 - Gaspar Vieira e 22311 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  49. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  50. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  51. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 22432 - Antonio Coelho e 22433 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  52. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 22434 - Francisco Dias e 22435 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  53. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 22438 - Gaspar Vieira e 22439 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  54. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  55. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  56. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 24352 - Antonio Coelho e 24353 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  57. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 24354 - Francisco Dias e 24355 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  58. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 24358 - Gaspar Vieira e 24359 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  59. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  60. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
  61. Pero Coelho (✟20-02-1684) - (filho de 24480 - Antonio Coelho e 24481 - Cesíllia Soares) (Mesma pessoa de nº 5136)
  62. Domingas de Azevedo (✭aprox 1630, ✟09-12-1700) - (filha de 24482 - Francisco Dias e 24483 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 5137)
  63. Catharina Ribeiro (✟16-11-1694) - (filha de 24486 - Gaspar Vieira e 24487 - Maria Ribeiro) (Mesma pessoa de nº 5139)
  64. Gonçalo Gonçalves (Mesma pessoa de nº 5140)
  65. Antônio Gonçalves (✟07-08-1685) (Mesma pessoa de nº 5142)
Tridecavós
  1. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  2. Cesíllia Soares - (filha de 36226 - Pero Coelho e 36227 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  3. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  4. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 36230 - Gaspar Fernandes e 36231 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  5. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  6. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  7. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  8. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  9. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  10. Cesíllia Soares - (filha de 36482 - Pero Coelho e 36483 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  11. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  12. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 36486 - Gaspar Fernandes e 36487 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  13. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  14. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  15. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  16. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  17. Pero Coelho (✭1570)
  18. Maria Leão (✭1572)
  19. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  20. Cesíllia Soares - (filha de 41666 - Pero Coelho e 41667 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  21. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  22. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 41670 - Gaspar Fernandes e 41671 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  23. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  24. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  25. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  26. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  27. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  28. Cesíllia Soares - (filha de 42434 - Pero Coelho e 42435 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  29. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  30. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 42438 - Gaspar Fernandes e 42439 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  31. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  32. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  33. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  34. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  35. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  36. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  37. Gaspar Fernandes - (filho de 43148 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  38. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  39. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  40. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  41. Gaspar Fernandes - (filho de 43660 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  42. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  43. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  44. Cesíllia Soares - (filha de 44482 - Pero Coelho e 44483 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  45. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  46. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 44486 - Gaspar Fernandes e 44487 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  47. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  48. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  49. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  50. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  51. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  52. Cesíllia Soares - (filha de 44610 - Pero Coelho e 44611 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  53. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  54. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 44614 - Gaspar Fernandes e 44615 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  55. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  56. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  57. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  58. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  59. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  60. Cesíllia Soares - (filha de 44866 - Pero Coelho e 44867 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  61. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  62. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 44870 - Gaspar Fernandes e 44871 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  63. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  64. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  65. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  66. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  67. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  68. Cesíllia Soares - (filha de 48706 - Pero Coelho e 48707 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  69. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  70. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 48710 - Gaspar Fernandes e 48711 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  71. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  72. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  73. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  74. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
  75. Antonio Coelho (Mesma pessoa de nº 10272)
  76. Cesíllia Soares - (filha de 48962 - Pero Coelho e 48963 - Maria Leão) (Mesma pessoa de nº 10273)
  77. Francisco Dias (✭aprox 1600, ✟14-11-1659) (Mesma pessoa de nº 10274)
  78. Izabel Gaspar (✭1592, ✟26-01-1665) - (filha de 48966 - Gaspar Fernandes e 48967 - Izabel Gaspar) (Mesma pessoa de nº 10275)
  79. Pero Ferreira (Mesma pessoa de nº 10276)
  80. Maria de Sousa (Mesma pessoa de nº 10277)
  81. Gaspar Vieira (✟30-09-1654) (Mesma pessoa de nº 10278)
  82. Maria Ribeiro (Mesma pessoa de nº 10279)
Tetradecavós
  1. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  2. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  3. Gaspar Fernandes - (filho de 72460 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  4. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  5. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  6. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  7. Gaspar Fernandes - (filho de 72972 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  8. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  9. Gaspar Fernandes Da Vinha Velha.
  10. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  11. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  12. Gaspar Fernandes - (filho de 83340 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  13. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  14. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  15. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  16. Gaspar Fernandes - (filho de 84876 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  17. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  18. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  19. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  20. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  21. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  22. Gaspar Fernandes - (filho de 88972 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  23. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  24. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  25. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  26. Gaspar Fernandes - (filho de 89228 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  27. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  28. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  29. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  30. Gaspar Fernandes - (filho de 89740 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  31. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  32. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  33. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  34. Gaspar Fernandes - (filho de 97420 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  35. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
  36. Pero Coelho (✭1570) (Mesma pessoa de nº 20546)
  37. Maria Leão (✭1572) (Mesma pessoa de nº 20547)
  38. Gaspar Fernandes - (filho de 97932 - Gaspar Fernandes) (Mesma pessoa de nº 20550)
  39. Izabel Gaspar (Mesma pessoa de nº 20551)
Pentadecavós
  1. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  2. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  3. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  4. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  5. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  6. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  7. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  8. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
  9. Gaspar Fernandes (Mesma pessoa de nº 41100)
Total de Ancestrais: 560
Nota explicativa da numeração: A primeira pessoa da relação tem sempre o número '1'. Em seguida, se for um número par, significa que é o pai da pessoa que tem aquele número divido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 40 é o pai da pessoa de número 20. Se for um número ímpar, significa que é a mãe da pessoa que tem o aquele número - 1, dividido por 2. Por exemplo, a pessoa de número 41 é a mãe da pessoa de número 20 ((41 - 1) / 2 = 20).
Localidade
Nossos Patrocinadores
Doações e Pagamentos
Dados bancários da ADVC para recebimento de mensalidades, doações e outros créditos:
Nome: Associação V Coelho
CNPJ: 41.246.426/0001-07 (PIX)
Banco: 001 - Banco do Brasil S.A.
Agência: 1110-X
C. Corrente: 36589-0
OBS: Quem for efetuar a transferência de valores por PIX, utilizar como código o CNPJ acima.
Doadores
Links
Notícias

Evento reúne descendentes de Valério Coelho
Uma missa campal, seguida de cerimônias de entrega de medalhas, marcou a celebração dos 310 anos do colonizador português Valério Coelho Rodrigues, um dos principais patriarcas do Nordeste.
As comemorações ocorreram durante o 2º Encontro Nacional dos Descendentes de Valério Coelho, realizado sábado (2/9), no município de Paulistana – a 450 quilômetros de Teresina.
O evento relembrou fatos históricos do início da povoação de Paulistana, há cerca de 300 anos, comandada pelo Capitão da Coroa Portuguesa Valério Coelho Rodrigues, “Patriarca do Sertão”.
Foi o segundo encontro da família Coelho Rodrigues. O primeiro ocorreu em 2013, por ocasião dos 300 anos de nascimento do colonizador lusitano. ...

Felipe Mendes recebe Título de Cidadania em Piracuruca
O professor e acadêmico Felipe Mendes recebeu o título de Cidadão Honorário de Piracuruca em sessão solene da Câmara Municipal realizada na noite desta sexta-feira (28/07), no Auditório Lourdinha Brandão.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador José Cardoso, o Zé Batata.
O título de cidadania para Felipe Mendes foi aprovado em 1991, por proposição do vereador Clidenor Cerqueira, já falecido.
O presidente da Academia Piauiense de Letras, Zózimo Tavares, participou da cerimônia.
Também prestigiaram a sessão o cirurgião dentista e professor universitário Gilberto Mendes, o engenheiro civil e professor Paulo de Tarso Cronemberger e o juiz Marco Antônio Mendes Moura, respectivamente irmão e sobrinhos do homenageado.
Vários outros amigos de Felipe Mendes, entre eles o ex-vereador Manoel Divino, participaram da homenagem. ...

Juiz João Gabriel Baptista é eleito novo desembargador do TJ
João Gabriel Furtado Baptista se emocionou e agradeceu ao pleno pela votação que obteve. O desembargador destacou que irá buscar agir com equilíbrio
O juiz João Gabriel Furtado Baptista foi eleito na manhã desta segunda-feira (3) o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI). Ele o obteve a maior avaliação entre os nove inscritos na disputa. A sessão no pleno do TJ durou cerca de três horas.
O novo desembargador ocupava atualmente a 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública. A data da posse ainda vai ser marcada pela presidência do TJ.
Resultado final:
João Gabriel Furtado Baptista – 192 pontos
Lucicleide Pereira Belo – 186 pontos
José Vidal de Freitas Filho – 181 pontos
...
Fonte: Cidade Verde

Acadêmico lança no Salipi o livro mais pesquisado sobre o Piauí
O livro “Economia e Desenvolvimento do Piauí”, lançado em segunda edição no 20º Salão do Livro do Piauí (Salipi), é o mais citado nas pesquisas bibliográficas sobre o Estado.
O autor da obra é o economista, professor e acadêmico Felipe Mendes, que fez a apresentação do livro no Bate-Papo Literário do Salipi, seguida de debate.
O livro foi publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), através de convênio com a Academia Piauiense de Letras.
A primeira edição saiu em 2003 e foi publicada pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves.
A nova edição é revista e atualizada....

Pesquisadora brasileira residente na Itália descobre os verdadeiros pais da esposa de Valério Coelho
Por José Carmoberto Costa
26 de abril de 2022, foi um dia especial para os descendentes de Valério Coelho Rodrigues, com a descoberta feita pela genealogista Ivonete da Paixão Sousa, de um documento existente no Arquivo Histórico do Maranhão, onde consta que Domiciana Vieira de Carvalho era filha de Hilário Vieira de Carvalho e de Maria do Rego Monteiro. Até então, ela era considerada filha de José Vieira de Carvalho e de Maria Freire da Silva...

Luiz Ayrton toma posse na Academia de Medicina do Rio
O médico, professor e escritor Luiz Ayrton Santos Júnior, tomou posse ontem (07/04), à noite, como membro honorário da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
A sessão solene de posse dos novos membros titulares e honorários da Academia foi realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo.
Os convites para a cerimônia foram assinados pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, e pelo presidente da Academia de Medicina do Rio de Janeiro, acadêmico Euderson Kong Tourinho.
Luiz Ayrton integra a Academia Piauiense de Letras, onde ocupa a Cadeira 16, e a Academia de Medicina do Piauí, da qual já foi presidente.

Descendentes de Valério Coelho criam associação e site
A partir de agora, informações sobre um dos troncos mais antigos das famílias do Piauí podem ser acessadas através de um site recém-criado pela Associação dos Descentes de Valério Coelho - ADVC. A associação foi fundada no início deste ano, com o objetivo de cuidar da preservação da história do português Valério Coelho Rodrigues e de seus descendentes. O seu primeiro presidente da entidade é Josinaldo Miguel de Sousa. São considerados sócios-fundados todos que se cadastraram até 31 de maio...

307 anos do Capitão Valério Coelho Rodrigues
Por José Jivonildo Damasceno Em 03 de setembro de 1713, na Freguesia de São Salvador do Paço de Sousa, cidade do Porto, Portugal, nascia Valério Coelho Rodrigues, filho de Domingues Coelho e de Águeda Rodrigues, Neto de Francisco Coelho com Maria Ferreira pelo lado paterno e de Bento Rodrigues com Isabel Antônia pelo lado materno. Valério Coelho tinha três irmãs e um irmão...


Nome Memorizado
Nenhum nome memorizado.
Dados do arquivo
Data: Segunda-Feira, 8-7-2024 18:21 BRT - DB1
Pessoas: 53.750
Famílias: 18.077
Contato